Header Ads

Por dentro da Tableau Conference: CEO Adam Selipsky sobre o acordo da Salesforce, a IA e o ativismo dos funcionários

LAS VEGAS - Aproximadamente 20.000 pessoas estão aqui nesta semana para aprender sobre as mais recentes do Tableau Software, com sede em Seattle, cujas tecnologias transformam grandes quantidades de dados em visualizações ou visualizações, gráficos e gráficos interativospor interpretar e contar as histórias subjacentes.

Eles também ouviram falar da nova empresa-mãe do Tableau, a Salesforce, cujo co-CEO Marc Benioff se juntou ao CEO do Tableau Adam Selipsky no palco parao discurso de abertura como uma adição de última hora depois que os reguladores europeus liberaram as empresas para integrar suas operações na aquisição de US $ 15,7 bilhões.

Neste episódio especial do Podcast GeekWire, gravado em um local na Tableau Conference, nósconverse com Selipsky sobre o que virá a seguir para a empresa de Seattle após sua aquisição de US $ 15,7 bilhões pela Salesforce, o futuro dos dados e da inteligência artificial, o aumento do ativismo dos funcionários da Tableau e de outras empresas e sobre o que Benioff lhe envia um e-mail.

Ouça abaixo, assine seu aplicativo de podcast favorito e continue lendo trechos editados.

Todd Bishop: descreva o queo clima está aqui, o tom, para alguém que nunca esteve aqui. Adam Selipsky: Um participante o descreveu como meio show de rock, meio reavivamento religioso. Eu acho que há muita verdade nisso porque tudo isso é sobre energia. Essa é a coisa incrível para mim aqui, é apenas essa parede de energia. Alguém me perguntou ontem à noite: "Qual é a sua parte favorita do TC?" Eu não tive que pensar nisso por muito tempo. Eu disse: “É como abrir o forno, e você acabou de receber essa parede de calor. Você acabou de conseguir esse muro de energia aqui ", porque nossa comunidade é incrível.

TB: Um dos grandes marcos do Tableau nos últimos temposeste ano foi a aquisição da Salesforce por US $ 15,7 bilhões. Esse foi um acordo gigantesco para a Salesforce, mas claramente, também foi um contrato gigantesco para o Tableau.O co-CEO da Salesforce, Marc Benioff, estava no palco com você esta manhã, fazendo sua primeira aparição pública conjunta desde que a aquisição foi finalizada. Você pode nos dar uma atualização de onde você está com essa integração, porque houve um pouco de reviravolta na história que os leitores do GeekWire conhecerão.

Selipsky: Houve sim. Tem sido um pouco de virar a página, com certeza. Anunciamos a aquisição na primeira quinzena de junho, acho que em 11 de junho, e nossas equipes começaram, como deveriam, rapidamente no caminho da integração. Obviamente, isso precisa passar por uma revisão regulatória em vários países. Pouco antes do fechamento do negócio, que foi em 1º de agosto, o Reino Unido decidiu que eles iriam revisar o negócio e, na verdade, emitiu um pedido pedindo às empresas que “se separassem”, é chamado, e não se envolvam em mais trocas de informações confidenciais.

TB: Isso é incrível.O acordo foi fechado e, no entanto, você não conseguiu se integrar até que eles concluíssem isso há cerca de 10 dias. Selipsky: Era uma circunstância incomum, com certeza. Realmente, estávamos tentando muito honrar essa ordem e trabalhamos em estreita colaboração com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido. Na semana passada, na terça-feira passada, eles levantaram esse pedido e as equipes puderam realmente começar a colaborar. Isso realmente abriu as portas para Marc poder estar aqui no palco comigo hoje, e nós retribuiremos na próxima semana na Dreamforce em São Francisco. Todas essas discussões e planejamentos puderam voltar à tona.

TB: O que você diria a algumas pessoas com quem converso aqui na Tableau Conferencequem está um pouco incerto sobre o que a aquisição do Salesforce significará para eles?… O que você pode dizer ao típico membro da comunidade do Tableau que pode estar preocupado com o que a aquisição pela Salesforce significará para os produtos que eles conhecem e, em muitos casos, amam? Selpky: Bem, a maioria dosas pessoas com quem conversei foram bastante otimistas sobre o que a aquisição trará. Eu acho que é porque o valor para os clientes, tanto para os clientes do Tableau quanto para os existentes do Salesforce, para mim, é realmente muito evidente.O Salesforce tem sido incrivelmente consistente, aberto e determinado a deixar todos saberem que desejam ajudar a acelerar a missão existente do Tableau. Temos uma declaração de missão de sete palavras: "Ajudamos as pessoas a ver e entender dados", e elas querem que sigamos mais rapidamente nessa jornada. Eles têm tantos ativos no lado da tecnologia, no lado dos recursos de campo que conseguimos girar o seletor em uma máquina do tempo e apenas chegar mais rápido.

TB: O que a integração, a combinação significa para os empregos, principalmente na região de Seattle, onde atualmente existem muitos empregos do Tableau?

Selipsky: Eu acho que a aquisição só aumentará e acelerará o trabalhocriação mundial para Salesforce e Tableau. Isso inclui a área de Puget Sound.O Tableau e o Salesforce tiveram, penso, metas de crescimento de funcionários bastante agressivas.O Tableau recentemente contratou mais de 4.500 funcionários e tenho certeza de que iremos liderar mais de 5.000 rapidamente.O Salesforce é consideravelmente maior que isso, mas ainda está crescendo também. Eu acho que o Salesforce falou sobre querer realmente tratar Seattle como um lugar importante para abrigar muitas equipes diferentes. Acho que ter não apenas os quase mil funcionários que a Salesforce já possui em Seattle, mas acrescentar que os mais de 2.000 funcionários da Tableau e nossa sede corporativa realmente criarão uma âncora maravilhosa, se você desejar, na região para criar um crescimento adicionale atraia candidatos fantásticos tanto em Seattle quanto em outros lugares.

TB: Vamos diminuir o zoom e dar um pouco de meta aqui, porque no cerne de tudo o que você está falando e no qual está trabalhandono Tableau são dados. Acho que muitas pessoas ouvem as frases de efeito: big data, explosão de dados e sua tecnologia ajuda, como você diz, as pessoas a ver e entender dados. Como você descreveria o estado dos dados, mesmo de maneira qualitativa, em 2019, ao refletir sobre seus últimos três anos como CEO do Tableau e também sobre suas décadas no setor. Quantos dados existem e quão bons somos agora em realmente vê-los e entendê-los?

Selipsky: Bem, acho que nós, e com isso quero dizer o mundo, a comunidade,de um modo geral, acho que fizemos muito progresso nos últimos anos, mas sinto que ainda estamos muito no começo e, em alguns sentidos, estamos apenas nos agarrando ao bote salva-vidas comomar de dados, o rio de dados nos leva adiante. As pessoas pensam que a explosão de dados aconteceu. Na verdade, está apenas começando. Vi uma previsão da IDC mostrando que, na década anterior a 2025, a quantidade de dados sujeitos a análise, nem todos os dados, apenas a quantidade de dados sujeitos a análise aumentará 50X.

está realmente apenas nos estágios iniciais disso. Eu acho que as empresas vão se afogar nesse mar de dados ou criarão oportunidades incríveis, novas empresas, novos modelos de negócios, indústrias inteiramente novas como genômica e fintech e tecnologia de anúncios desse dilúvio de dados. Tudo começa com o volume de necessidades.

Então, é claro, bem, como você vai lidar com isso?É por isso que o Tableau realmente se concentrou em criar essa plataforma analítica de ponta a ponta.O ponto a ponto é tão importante porque os clientes precisam preparar dados antes de poder analisá-los. Eles precisam analisá-lo. Eles precisam colaborar e compartilhar. Eles precisam ingerir dados de todos os tipos de fontes de dados diferentes. Eles precisam de diferentes tipos de interfaces, incluindo interfaces de linguagem natural. Estamos trabalhando em todas essas coisas porque, embora eu ache que a análise se tornará onipresente e será usada por literalmente centenas de milhões de trabalhadores do conhecimento em todo o mundo, isso não acontecerá por si só. Temos que ajudar a fazer isso acontecer. Temos que permitir que a comunidade tenha ferramentas realmente úteis e plataformas realmente úteis que permitam que eles se atualizem com esses dados.

TB: Você mostrou hoje alguns recursos que utilizam o aprendizado de máquina e a inteligência artificial. Até que ponto você espera que essas ferramentas e outras pessoas como elas no futuro, IA, aprendizado de máquina, tenham um papel na compreensão dos dados?

Selipsky: Bem, então você mencionou algumas das chavões do passado. Claro, a IA é hoje.Às vezes eu gosto de brincar, só vou fazer uma apresentação e colocar “AI” em um slide, e alguém vai dizer: “Bem, o que é isso?”. Eu vou dizer: “Você não viuo deslize?Ele diz 'AI' ”, mas-

TB: É exatamente o que big data e IoT eram há três e quatro anos.

Selipsky: E a nuvem antes disso.

TB: Sim, exatamente.

Selipsky: Mas a nuvem acabou sendo real. Eu acho que a IA também é real. Acho que há muita espuma no que isso significa, e teremos que separar o joio do trigo. Mas penso na IA como uma tecnologia. Acho que não é algo que nossos clientes devam se preocupar com o Tableau. Acho que é nosso trabalho usar o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, aprofundar nossos produtos de maneira a criar experiências incríveis para os clientes. Eles não deveriam saber ou se importar como eles são.

Eu acho que os recursos e os produtos que eles estão habilitando serão transformadores para os clientes, pois eles trabalham com dados e fazem análises. Então, realmente, se você der um passo atrás, eu argumentaria que os últimos 30 anos da indústria de inteligência de negócios estão em torno de responder a uma única pergunta, que é "o quê", a palavra "o quê", o que meus dados mostram, qual é o estado do meu mundo?

Estamos realmente tentando ajudar a ir além disso e passar do "o que" para o "por que". Por que meus dados são do jeito que são?O que está dirigindo isso?Para fazer isso, normalmente você precisa de um cientista de dados, ou pelo menos de um estatístico muito avançado, e com recursos novos como o Explain Data, literalmente com apenas alguns cliques, executamos modelos bayesianos em segundo plano, outras técnicas de IA eexamine todos os seus dados para dizer com relevância estatística que fatores estão levando a que um ponto de dados seja o que é. Agora você realmente democratiza a ciência de dados até onde um analista competente pode realmente responder às perguntas do "por quê". Eu acho que é uma nova fronteira incrivelmente emocionante. Estamos literalmente na versão 1.0, portanto teremos um roteiro rico à nossa frente, mas acho que é uma grande parte do futuro da análise.

TB: Quero falar sobrealgumas questões sociais de imagem maior, e isso entra em algumas das coisas que Marc Benioff aborda em seu livro Trailblazer, que é uma leitura fascinante e uma visão realmente interessante. Era para mim e para esta empresa que agora desempenhará um papel desproporcional, obviamente, para o Tableau e também para a região de Seattle. Marc Benioff chamou Seattle de HQ2 efetivamente com a aquisição do Tableau. Algo sobre o qual ele fala muito é sobre confiança e o fato de seus funcionários terem influenciado seu pensamento sobre questões sociais gerais. Uma coisa que ambas as empresas enfrentaram é essa questão de como lidar com a reação dos funcionários aos contratos governamentais. De fato, houve funcionários da Tableau que se manifestaram recentemente perto da sede da empresa sobre esse assunto, solicitando que a Tableau encerrasse seus contratos com funcionários de alfândega e imigração. Como você vê esse tipo de problema como um CEO quando seus funcionários podem discordar dos objetivos das pessoas que usam sua tecnologia? Selipsky: Realmente, para mim, isso faz parte das questões mais amplas em torno da diversidadee inclusão e tendo pensamentos e opiniões muito diversas dentro da empresa, sendo muito inclusivo e criando o ambiente certo para que todos sejam expressos. Nossa base de clientes é forte em milhões de usuários finais, dezenas de milhares de contas de clientes em todo o mundo em todos os setores. Eles são muito diversos.Não vamos atendê-los bem, a menos que também seja muito diversificado dentro da empresa. Congratulamo-nos com toda a gama de opiniões sobre questões políticas, sociais e todo o tipo de questões.… Queremos dar voz aos nossos funcionários e todos nos tornamos melhores por isso.

Acho importante separar a substância do processo.A Tableau, como empresa, tem muitos constituintes, muitas partes interessadas, e fazemos o possível para navegar nisso e servir nossos clientes muito bem e atender todas as partes interessadas. Mesmo quando temos um grupo de funcionários que podem ter uma opinião diferente da que a empresa está fazendo atualmente, realmente tentamos ter uma conversa respeitosa, honesta e transparente e um conjunto de processos sobre como essas opiniõesexibido. Eu acho que, em geral, fizemos um trabalho bastante decente nisso. Acho que criamos espaços e mecanismos seguros, onde as pessoas podem expressar o que querem expressar, e legitimamente temos a chance de ouvi-lo, porque é importante ouvirmos.

TB: Sobre essa questão específica, como deveas empresas de tecnologia o abordam, porque como você já teve pessoas em todo o espectro, a Chef Software, uma empresa de desenvolvimento / operações com sede em Seattle decidiu desistir de alguns de seus contratos.A Microsoft é muito clara ao considerar importante apoiar serviços vitais do governo e separá-lo das controvérsias. Onde você se enquadra nesse espectro?

Selipsky: Claro. Bem, primeiro, vou apenas dizer que toda empresa precisa traçar seu próprio caminho.Não estou comentando o que mais alguém fez. Também não estou comentando sobre nenhum cliente individual que temos, porque todos são confidenciais. Todos os nossos clientes são confidenciais, pois optam por ser públicos. Mas eu diria em geral sobre esse tipo de questão que, em geral, duas coisas são verdadeiras. Isso torna o caminho do gráfico difícil, ou eu diria que às vezes não é claro, mas existe o Tableau para atender seus clientes e atendê-los bem, e nossos clientes fazem todo tipo de coisa magnífica com o Tableau, seja ajudando literalmente a erradicarmalária, educar, fornecer água limpa para as crianças, economizar dinheiro dentro de uma empresa da Fortune 500 e, como resultado, produzir preços mais baixos para os consumidores. Quero dizer, está em todo o espectro, e estamos fundamentalmente aqui para apoiar nossos clientes.

Ao mesmo tempo, acreditamos absolutamente que as empresas têm uma missão mais ampla. Sentimos muito não apenas parte da comunidade global, mas parte das comunidades físicas locais em que operamos, e achamos importante ter valores e ser um ótimo cidadão corporativo.Nós tentamos muito defender essas duas coisas que eu acabei de dizer.A única maneira que eu descobri é gastar muito tempo nisso e coçar a cabeça muito, e certifique-se de permanecer fiel aos seus valores enquanto atende muito bem a seus clientes.

TB: Esta é minha última pergunta, onde estou basicamente usando o livro de Marc Benioff como munição. Ele escreveu no Trailblazer que a oposição ao imposto sobre vendas em Seattle era algo que ele usava em São Francisco para recuar e avançar com a Prop C. Para as pessoas que não seguiram isso, havia dois tipos diferentes de impostos para financiar serviçospara ajuda humanitária. Eu estava olhando isso ontem à noite e percebi que você era realmente um dos signatários da carta de mais de cem executivos de negócios da área de Seattle que se opunham ao imposto sobre vendas. Isso é algo que você e Marc discutiram desde então?Como você estava efetivamente em lados opostos dessa questão, escreva em grande escala.

Selipsky: Bem, para ser honesto com você, eu estava muito ciente de que muitas pessoas estavam do que estava acontecendo em São Francisco, masEu não sou profundo nisso.A resposta a estas perguntas é sempre muito sutil. Qual é a proposta específica, o mecanismo de financiamento específico, o uso específico de fundos?Na época, sentimos que, dado o conjunto de circunstâncias em Seattle, como muitos líderes empresariais, como muitos líderes cívicos e políticos, que simplesmente não era a melhor resposta para o Puget Sound como um todo. Estamos muito comprometidos e investimos muito em energia, ajudando a aliviar o problema dos sem-teto em Seattle. Estamos no Conselho de Inovação do prefeito, onde trabalhamos juntos em conjunto. Trabalhamos com muitas agências governamentais, com organizações sem fins lucrativos como a Community Solutions. Estamos profundamente comprometidos em resolver os problemas dos sem-teto.

TB: É interessante porque você tem a Tableau Foundation e sei que você comprometeu US $ 100 milhões efetivamente para resolver problemas em todo o mundo usando dados, eé uma das maneiras pelas quais as culturas do Salesforce e do Tableau estão alinhadas de várias maneiras. Aqui está a minha ideia. Você tem essa conexão interessante agora entre São Francisco e Seattle, entre as duas empresas.E se os dois ramos filantrópicos das empresas pudessem se unir e liderar um esforço conjunto que outras empresas seguem para resolver esse problema dos sem-teto?Esse é o meu argumento para você aqui.

Selipsky: Bem, acho que cada um de nós sente a responsabilidade e a oportunidade de ser líder em desabrigados, entre muitos outros assuntos.Há mudanças climáticas, igualdade, pobreza, saúde, mas os sem-teto em particular, que são os principais problemas que realmente afetam as pessoas, milhares de milhares de pessoas em Seattle e em São Francisco, nós dois queremos estar realmente envolvidos. Se podemos fazer isso juntos, então incrível. Sou a favor disso.

TB: Estamos aqui na Tableau Conference, e é realmente interessante ver o que está acontecendo ao nosso redor. Uma das coisas que me impressionou foi o grande número de empresas iniciantes que usam o Tableau e talvez não devesse me surpreender, considerando que você era valioso o suficiente para ser adquirido pelo Salesforce por US $ 15,7bilhão.O que você faz para atrair essas grandes empresas e como você pode atendê-las simultaneamente e ao pequeno desenvolvedor, pequena startup que também pode aproveitar a infraestrutura e a abordagem do Tableau?

Selipsky: Bem, queremos absolutamente, estão indo e atualmente estão atendendo a todas essas pessoas.Não tenho tempo para pontos de vista que dizem que você deve escolher. Eu digo: "Não, não precisamos". Vamos fazer as duas coisas e serviremos a todos, desde organizações sem fins lucrativos a amadores individuais, geeks de dados e grandes empresas. Eu acho que você pode fazer isso porque todo mundo precisa de uma plataforma ampla e profunda que tenha recursos incríveis e permita que eles façam o que precisam com a análise. Algumas coisas irão variar. Você provavelmente fará com que o desenvolvedor individual se preocupe menos com os controles de acesso e coisas assim, que uma empresa fará, então há coisas que faremos da perspectiva da empresa, mas somos absolutamente grandes o suficiente e com recursos internos suficientesmente compartilhe para prestar atenção a todas essas comunidades.

Do lado da empresa, especificamente, tem sido um esforço plurianual em toda a empresa e continuará avançando. Começa com o produto e cria não apenas recursos de análise, mas recursos de segurança e governança e conformidade no produto. Isso significa que você comercializa de maneira diferente e pensa muito em histórias de referência de clientes e ROIs e em análises de custo total de propriedade. Isso significa que você aborda suas relações de vendas e de gerenciamento de contas de maneira diferente. Você realmente pensa a longo prazo sobre a construção de relacionamentos confiáveis ​​a longo prazo, e isso significa que você precisa ter ofertas fantásticas de suporte, onde realmente se concentra no sucesso do cliente a longo prazo. Nos últimos anos, a equipe fez um ótimo trabalho construindo aqueles até um ponto em que você tem dezenas de milhares de usuários do Tableau em locais como JPMorgan Chase e Charles Schwab e Woolworths e Honeywell e Pfizer, e eu vou parar por aí.

TB: Parece que você também tem muitos clientes em comum com o Salesforce. Sobre o que Marc Benioff envia um e-mail para você hoje em dia?

Selipsky: Marc gosta de me enviar um e-mail e me dizer o quanto ele está vendo e entendendo dados e o quanto ele ama dados. Sempre fico entusiasmado com o entusiasmo que Marc e o restante do Salesforce estão trazendo para ajudar a colocar um ombro ao volante do Tableau.

TB: Eu tenho que dizer, da última vez quefalei que eu estava meio que irritando-o com você sobre o fato de que ele ainda está lutando com o plural da abreviação do produto que o Tableau cria, essencialmente, visualizações ou visualizações.

Selipsky: Vizzes, sim.

TB: Ele lutou com isso hoje no palco novamente.

Selipsky: Eu pensei que ele tinha acertado hoje.

TB: Ele disse errado e depois editouele mesmo.

Selipsky: Pareceu ótimo para mim.

TB: É quando você vai saber que a integração está completa, quando Marc diz "vê" sem parar.

Selipsky: Bem, Marc realmente se tornou um membro fantástico da comunidade do Tableau.Nós o ungimos oficialmente como uma estrela do rock dos dados do Tableau.

TB: Isso mesmo.A última coisa aqui, pergunta muito importante. Qual será o personagem do Tableau como parte das apresentações do Salesforce?

Selipsky: Critter.O bicho do Salesforce. De todos os tópicos de integração, de todos eles, este poderia ser o mais calorosamente debatido e seguido de perto.É incrível. Eu acho que houve muita discussão. Eu acho que também absolutamente envolveremos a comunidade nisso. Eu acho que Marc deu polegares para a comunidade expressar suas opiniões nesta manhã sobre isso, mas você tem um voto em particular?

TB: Gostei do que você mencionou, orca. Eu acho que isso faz muito sentido. Quero dizer, apenas como um sinal do debate quente, existem as duas escolas de pensamento sobre isso. Uma é que a orca é muito Seattle, muito noroeste do Pacífico, emblemática e é uma criatura importante e maravilhosa. Outras pessoas dizem: “Não, não, não. Orcas não podem existir na floresta. Eles vão morrer na floresta. Você não pode ter uma criatura da floresta que seja uma orca ”, para que o debate aconteça.

Nota do editor: O Tableau hospedou o GeekWire para uma gravação do Podcast GeekWire na sala de exposições da Tableau Conference como parte de um patrocínioacordo.A GeekWire manteve o controle editorial do podcast e cobriu suas próprias despesas relacionadas ao podcast e cobertura de notícias do evento.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário