Header Ads

Entrevista: O mestre de ficção científica Neal Stephenson combina alta tecnologia e alta fantasia em "Fall"

Estamos vivendo em uma simulação? Existe vida após a morte? E se não, o que seria necessário para criar um? O autor de ficção científica de Seattle, Neal Stephenson, une idéias tão antigas quanto a Bíblia e tão atualizadas quanto as reflexões de Elon Musk em um romance épico de 880 páginas intitulado “Queda; ou, Dodge in Hell. ”

“ Queda ”ocupa o lugar certo ao lado dos trabalhos anteriores de Stephenson, incluindo“ Snow Crash ”de 1991 ”, Que antecipou a ascensão da realidade virtual e aumentada; "The Diamond Age", de 1995, que celebrou a nanotecnologia e o neo-vitoriano; e “Seveneves” de 2015, um conto que começou com a misteriosa destruição da lua.

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, classificou “Seveneves” entre seus livros favoritos, dizendo que continha “tantas idéias legais, personagens memoráveis ​​e boas histórias que eu não posso cobrir todas elas.” Eu mal posso esperar para ouvir o que ele diz sobre o último artigo de Stephenson.

“Queda” leva os leitores a um voo totalmente diferente de temas sofisticados e mesclados da neurociência a tecnocultura às divisões ideológicas que estão dividindo a América em vermelho e azul.

Stephenson diz que o enredo do livro é um “experimento mental” que focaliza a possibilidade de que uma pessoa mente ou memórias podem ser preservadas digitalmente após a morte. Acredite ou não, isso é realmente uma coisa: a Alcor Life Extension vem congelando cabeças há mais de 40 anos. Mais recentemente, uma startup da Bay Area chamada Nectome tem procurado outros métodos controversos de preservação cerebral.

Fazer o upload da mente pode soar muito, mas isso é apenas o começo da história de Stephenson. À medida que os holofotes mudam do mundo real para as reconstruções digitais, os personagens criam uma vida após a morte virtual que ecoa mitos greco-romanos, tradições judaico-cristãs e sagas mais recentes como "O Senhor dos Anéis" e "Game of Thrones". Não se surpreenda se alguém no Reddit eventualmente aparecer com um mapa do mundo virtual de Stephenson, desenhado no estilo de JRR A Terra Média de Tolkien ou Westeros de George RR Martin.

Stephenson é visto como um dos os pioneiros do gênero literário cyberpunk, mas escrever ficção especulativa não é seu único caminho para explorar as fronteiras da tecnologia. Ele estava “presente na origem” do empreendimento espacial Blue Origin do bilionário da Amazon, Jeff Bezos. Ele trabalhou no que ele esperava que fosse um videogame pioneiro de luta de espadas (mas no final teve que desistir do esforço). E ele atualmente atua como "Chief Futurist" no Magic Leap, o misterioso empreendimento de realidade aumentada que tem um escritório em Seattle.

O autor de 59 anos de idade e sua família mora em Seattle desde 1991, e grande parte da ação do mundo real em “Fall” é ambientada em locais familiares, incluindo o distrito hospitalar em First Hill, em Seattle, e os arredores de tecnologia de União do Lago Sul. Antes da conversa da Stephenson sobre a Câmara Municipal de Seattle, em 3 de junho, conversei com ele sobre a vibração tecnológica do livro em Seattle, bem como sobre os aspectos mais distantes de "Fall; ou, Dodge in Hell. ”

Ouça os destaques no podcast acima, e continue lendo para trechos do Q & A, editado para brevidade e clareza:

GeekWire: Para mim, a história que você conta serve como um experimento de pensamento: Como a consciência surge? Parecia que você estava explorando essa ideia e jogando paralelos com uma história de criação religiosa. É isso que você tinha em mente, ou está apenas tentando contar uma história sem se concentrar no significado filosófico mais profundo?

Stephenson: “Bem, eu acho que se você está tentando falar sobre consciência de uma forma acadêmica séria, e se aprofundar filosoficamente nessas questões, você tem um trenó pesado - nisso é um trabalho técnico muito complicado. pergunta que tem a ver com a biologia do cérebro e como isso funciona, associada a questões muito complicadas de filosofia: 'O que é consciência? O que é a realidade? '

“Uma das vantagens de se trabalhar em ficção é que se tem a liberdade de simplesmente fazer algumas encher e contar uma história. Um experimento mental é, penso eu, uma maneira bastante razoável de descrevê-lo. Vamos apenas pegar um conjunto específico de ideias e analisar o tipo de história que pode se transformar. Não é para ser levado a sério.

“Deixe-me desenhar um contraste entre‘ Fall ’e, digamos,‘ Seveneves ’- onde eu fiz um esforço para prestar atenção à mecânica orbital e à física. Eu não estou dizendo que a coisa toda foi completamente estabelecida, cientificamente, mas estava enraizada, pelo menos, na ciência da mecânica orbital. Esse não é o caso de 'Fall'. É muito mais jazz de forma livre do que música clássica. ”

P: Eu queria perguntar sobre a configuração de Seattle para o livro. Em algumas cenas, quase parece uma clave de sol para a cena tecnológica de Seattle ...

R: “Eu recuaria um pouco contra a ideia de um romano uma clave de fá, ou a ideia de ser um mapeamento de um para um de pessoas fictícias para pessoas reais. Não é assim que eu opero. As pessoas adoram ver padrões nas coisas - é assim que chegamos às teorias da conspiração, eu acho. É muito mais holístico que isso. É tomar uma gama de entidades diferentes daquela cena e um conhecimento de como as coisas se encaixam naquela cena, e então criar o que eu espero sejam empresas plausíveis e personagens plausíveis.

“Não é apenas pegar uma empresa real ou uma pessoa real e colocar um nome diferente nelas. Mas isso surgiu de ter estado em Seattle por um longo tempo durante o crescimento da cena tecnológica aqui, e estar em contato com muitas empresas e pessoas e lugares e situações que caracterizam essa indústria. ”

Q: Muito deste livro tem a ver com a criação de um mundo virtual, e eu sei que você esteve envolvido com o Magic Leap. Você provavelmente quer manter esses dois mundos separados, mas há algo que você queira dizer sobre a criação de mundos virtuais? É um desafio para você como escritor, ou um pensador sobre essas coisas?

R: “Bem, eu diria que é mais fácil quando você está apenas usando palavras . A tecnologia nos dá oportunidades para também realizar esses mundos em dispositivos de vários tipos. Mas fazer isso em algum tipo de tecnologia tira-a do âmbito do esforço criativo individual, que é onde os romancistas vivem, e no âmbito do esforço colaborativo. É uma taxa de queima muito maior. Isso requer muita especialização em termos dos diferentes conjuntos de habilidades que devem ser utilizados para que isso funcione. Você está correto em dizer que isso é separado disso, mas obviamente há alguns crosstalk. ”

P: Eu sempre imaginei se você Sempre quis escrever uma continuação de um dos livros que você já escreveu, como "Snow Crash" ou "Anathem". Você cria um mundo inteiro e depois cria outro mundo. Você já quis voltar?

R: “Eu não me oponho a isso, mas em geral, quando chego ao final de um livro, e Estou pensando sobre qual livro escrever a seguir, a melhor abordagem é olhar para todas as ideias possíveis que estão batendo na minha cabeça e escolher aquele que tem mais potencial de crescimento e explorar novos territórios.

“Se eu entrar em uma situação em que não tenho nada, então voltar para fazer uma continuação de um livro anterior é uma coisa perfeitamente certa a se fazer. Mas no final do dia, eu posso escrever apenas tantos livros durante a minha carreira, então eu tenho que fazer algumas escolhas. Eu tento escolher em favor do que criará a maior quantidade de novidades. ”

P: Você sempre teve o cuidado de guardar seu tempo e sua atenção. Há alguns anos, você escreveu um ensaio explicando por que você é um mau correspondente por e-mail. Você não é tão ativo nas mídias sociais porque precisa manter a cabeça baixa como escritor. Mas você está descobrindo que é capaz de ajustar os indicadores de como você usa as mídias sociais e outras formas de comunicação que podem se tornar uma distração?

A: “I estou tentando, mas nem sempre tem sucesso. Eu diria que minha abordagem básica é apenas ser 'somente leitura'. Eu tenho minha lista de pessoas no Twitter que eu sigo, e pessoas do Facebook, e na medida em que eu tenho tempo e estou gostando, eu vou consumir esses feeds. Mas eu não leio menções, eu não leio PMs. Eu nem sei como lê-los. Eu mudo completamente de ouvidos para qualquer comunicação direta que possa estar seguindo nesses canais. ”

Q: Você acha que tem uma certa celebridade? As pessoas chegam até você na cafeteria, ou você é capaz de voar sob o radar em termos de ser reconhecido?

A: “É altamente variável. Então, 99% do tempo, é anonimato completo. E então eu recebo o momento ocasional quando alguém me reconhece. Nunca se sabe. É um tipo muito específico e focado de celebridade. ”

Q: Uma das sinopse do seu último livro - de Lev Grossman [autor da série“ The Magicians ”] , de todas as pessoas - diz que “às vezes quando você está lendo Neal Stephenson, ele não parece apenas um dos melhores romancistas escrevendo em inglês agora; ele parece ser o único. ”Para um Seattleite diferente como você, é preciso dar uma descarga nas suas bochechas para ouvir esse tipo de elogio.

R: “Sim, bem, é uma coisa muito gentil para ele dizer. Eu acho que quase nada de bom pode advir de prestar atenção em coisas assim, positivas ou negativas. Se você prestar atenção às coisas positivas, isso estragará você de um jeito. E se você prestar atenção às coisas negativas, isso vai estragar você de uma maneira diferente. De qualquer forma, provavelmente não vai melhorar as coisas, em termos de carreira. Por isso, acho que é melhor ignorar o feedback positivo e negativo. ”

O Town Hall Seattle e a Livraria da Universidade apresentam uma conversa com Neal Stephenson sobre“ Outono; ou, Dodge in Hell ”, às 19h30. 3 de junho no Grande Salão da Prefeitura. As portas abrem às 18:30 Os ingressos custam US $ 5 ou US $ 35 para um ingresso junto com uma cópia do livro.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário