Header Ads

Ricoh GR III hands-on: Amostras da nova estrela da fotografia de rua

A Ricoh sabia que tinha um hit em suas mãos quando visualizou a Ricoh GR III na Photokina 2018. Mesmo sem uma lista completa de especificações, sem preço, e sem ninguém fora da empresa, mesmo com as mãos na câmera, aqueles que conhecem a fotografia de rua já estavam declarando seu amor.

Avance para hoje e a Ricoh está preenchendo os espaços em branco. O GR III começará a ser vendido em março de 2019 e custará US $ 899,95. Uma lente de conversão GW-4 Wide custará US $ 249,95.

Preços não insignificantes, não, mas compactos recentes da Fujifilm e outros demonstraram que o mercado está disposto ao menos abrindo sua carteira coletiva neste nível. A Ricoh me convidou para descer antes do anúncio de hoje para testar o GR III na natureza. Aqui está o que eu descobri.

Ricoh GR III vs GR II

É justo dizer que o protótipo da Ricoh foi bem recebido, e tendo passado algum tempo com ele antes do anúncio de hoje, eu posso entender o porquê. A décima primeira variação da câmera desde o seu lançamento, o GR III é agora menor que o GR II. De fato, está mais de acordo com o tamanho do GR Digital IV, que introduziu um sensor de 10 megapixels para a série em 2011.

O GR III traz muito mais megapixels com ele, no entanto. No interior, há um sensor APS-C com aproximadamente 24,24 megapixels efetivos, que a Ricoh emparelhou com uma lente 18,3 mm f / 2,8. É uma lente de seis elementos em quatro grupos, com dois elementos aesféricos, e no modo macro o GR III pode chegar a 6cm. O GR II precisava de 10cm.

Há ISO 100-102.400 e a Ricoh diz que o GR III é duas paradas ISO melhores do que seu antecessor. Com redução de tremido no sensor de 3 eixos, há até quatro paradas de compensação; o mesmo sistema é usado também para remoção de poeira.

Os refinamentos da Ricoh não são apenas para o hardware, mas também para a usabilidade. O tempo de inicialização foi reduzido em dois décimos de segundo, para 0,8 segundo, e a tela de 3 polegadas é uma tela sensível ao toque. Há correspondência de fase no sensor e detecção de contraste AF, e agora você pode usar a exibição para definir o ponto de foco.

A Ricoh ainda oferece um controlador de 4 direções e uma roda de rolagem, o que deve tornar a atualização de uma câmera anterior da série GR mais direta. O WiFi do GR II foi acompanhado por Bluetooth, e o processo de emparelhamento entre o GR III e seu telefone promete ser mais fácil. Agora, a câmera pode transferir imagens automaticamente, inclusive quando está desativada, além de tocar no GPS do telefone para obter dados de localização.

As duas únicas desvantagens são a ausência de flash e a redução da duração da bateria. A Ricoh diz que o GR III deve levar cerca de 200 fotos com sua bateria DB-110. Em contraste, o GR II gerenciava 320 na antiga bateria DB-65.

Ricoh GR III em ação

Os fãs da Ricoh podem ter ficado impressionados com a prévia do GR III no ano passado, mas sou relativamente novo na série. Embora a câmera seja compacta, é fácil se familiarizar com ela e se sente resistente, apesar do peso relativamente leve de 257g. Embora o touchscreen seja fácil de usar, particularmente para controlar o AF, eu gosto que a Ricoh não tenha abandonado os controles físicos ao mesmo tempo.

O tom é que o GR A III é a câmera de fotografia de rua perfeita, e por isso estava nas ruas sombrias de São Francisco para testar isso. Eu tenho um histórico misto de fotografia de rua, para ser honesto: na maioria das vezes, quando estou tirando fotos, é um produto para o site ou para o meu gato. Andar por aí à procura de cenas em potencial para capturar em estado selvagem não é especialmente natural para mim.

É a escala do GR III que o torna atraente nessas circunstâncias. Geralmente fotografo com uma câmera Micro Four Thirds, que é obviamente menor que uma DSLR, mas a Ricoh é um nível mais compacto. Isso demora um pouco para se acostumar no começo, mas logo a flexibilidade de poder usar o GR III com uma mão mostra seus benefícios.

A textura aderente que a Ricoh aplicou ajuda, e apesar de eu ter tentado evitar a queda da câmera, a caixa de liga de magnésio deve ser um pouco mais resistente que o plástico. Com o acabamento fosco, é fácil segurar o GR III no nível da cintura ou na dobra do braço enquanto você se afasta.

Infelizmente, não há visor, apesar da Ricoh se livrar de alguns dos botões encontrados no GR II e, de fato, não haver nenhum flash pop-up. O sistema de estabilização de imagem aparentemente ocupou esse espaço. Mais irritante, em algumas ocasiões eu achei que o GR III não tirou uma foto apesar de eu apertar o botão do obturador. Eu suspeito que é uma combinação de falha de autofoco para bloquear e / ou firmware de pré-produção, mas isso me fez mais ciente de verificar se eu tinha realmente capturado o que pretendia.

Quanto às fotos em si, elas poderiam, invariavelmente, fazer com um pouco de pós-processamento: eu provavelmente ajustaria o contraste, entre outras coisas. Ainda assim, esses JPEGs direto da câmera (embora redimensionados para manter o tamanho da página abaixo) são promissores. As cores são bastante suaves - mais uma vez, foi um dia nublado, e eu não fiz nenhum pós-processamento - mas com precisão equilibrada e há muito contraste.

Eu particularmente gosto de como o GR III tira a textura, que algumas câmeras - e alguns sistemas OIS - podem suavizar artificialmente um pouco demais para o meu gosto. A distância macro mais curta é divertida de se brincar também. Ao todo, há uma confiabilidade nas fotos do GR III que eu aprecio e suspeito que o público-alvo também. Há muito mais exemplos na galeria abaixo.

No lado do vídeo, a ausência de 4K é um pouco frustrante, mas 1080p a 60fps é certamente mais do que utilizável. Para o segmento, acho que é um compromisso aceitável. Mais praticamente, tenho o prazer de ver a Ricoh mudar para o USB-C: significa um cabo a menos na minha bolsa, pois posso usar o carregador do meu laptop.

Veredicto

Com apenas algumas horas de filmagem, é muito cedo para julgar a Ricoh GR III. Ainda assim, estou definitivamente mais intrigado do que quando comecei. A combinação de autofoco atualizado, estabilização adicionada e tamanho super-portátil, adicionado a essas ópticas crocantes, torna a câmera de viagem muito atraente.

Por US $ 899,95, o GR III não é barato. Você pode, afinal, encontrar um GR II por quase metade desse preço. Mesmo assim, eu não tenho dúvidas de que será muito popular para os fotógrafos de rua e outros profissionais, que entendem o quanto a Ricoh se espremeu nesse pequeno chassi. Eu só queria que fosse um pouco mais ao alcance de compradores em potencial que desejam atualizar de suas câmeras de smartphones.

Via: Slash Gear

Nenhum comentário