Header Ads

Retornando ao jornalismo, 30 anos depois: os padrões da profissão podem sobreviver à sua ruptura?

Muitas pessoas não têm ideia de como o jornalismo funciona. Os jornalistas podem ter menos acesso a eventos e seus noticiários do que o público em geral. Tudo isso para uma carreira com opções de trabalho limitadas.

Essas são as manchetes do meu recente retorno temporário ao jornalismo em tempo integral depois de um hiato de várias décadas. A história completa que eu vivi como um perseguidor de fatos, Rip Van Winkle, é mais sutil. No entanto, cortes dramáticos nas fileiras de jornalistas e um aparente aumento nas tentativas de controlar o que é produzido não apenas tornam o trabalho mais desafiador, mas também podem minar o que o público recebe em um bom jornalismo, especialmente em nível local.

Em 2018, decidi intensificar meu jogo de jornalismo. Depois de deixar uma posição executiva em tecnologia educacional no final de 2017, após uma mudança de propriedade corporativa, aproveitei o ano seguinte para redescobrir minhas reportagens. Mudei do colaborador de longa data da GeekWire para o papel de colunista regular e, em seguida, por um período intenso de quatro meses no final do ano, preenchendo o cargo de vice-editor interino da GeekWire. Tudo de forma freelance.

Foi de abrir os olhos.

Não era que eu estivesse assumindo um risco financeiro. Assim como os “fazendeiros cavalheiros” de uma época anterior, que ganhavam a vida em outro lugar, eu era um “jornalista cavalheiro”. Eu esperava ser pago - afinal, era uma profissão -, mas não esperava ter que viver só dessa receita.

Descobri que muita coisa mudou desde que deixei o jornalismo em tempo integral há 30 anos, naquela época como parte de uma redação de uma estação de rádio de bom tamanho em Seattle. A ascensão do digital foi o menor deles. Foi a compreensão pública aparentemente modificada, até mesmo a apreciação, do jornalismo, juntamente com um declínio abrupto no número de profissionais no ofício desde a virada do século.

Como no início da minha carreira, Eu pensei que poderia fazer algo de bom. No mínimo, eu sabia que poderia explicar o funcionamento interno da tecnologia para aqueles de fora, ou dar a eles na indústria uma perspectiva diferente.

Mas acabei recebendo essa revisão perspectiva também. Meus três principais tópicos:

As credenciais limitam o acesso tanto quanto elas concedem.

Geralmente, um evento emite credenciais para os membros da imprensa para estimular a cobertura. A barganha implícita é que o evento renunciará às taxas de admissão ou aos critérios em troca de exposição - boa, ruim ou neutra - desde que os credenciados realmente representem a mídia.

Sim, há um elemento de controle aqui: o evento consegue decidir quem credenciar. Mas os repórteres têm acesso geralmente pelo menos a par dos participantes regulares. Essa foi minha experiência por muitos anos como colunista freelancer. Mas eu testemunhei uma mudança mais para controlar do que o acesso quando mergulhei profundamente em 2018.

Havia o estande da Amazon Web Services em uma importante conferência de tecnologia educacional onde os funcionários estavam falando livremente com alguém que andou, inclusive eu, até que um funcionário de marketing olhou para o meu crachá e imediatamente fechou.

Quando perguntei por que, ela disse, “não sei se deveria estar falando com você Eu mencionei que estava apenas procurando informações que ela compartilharia com qualquer participante (e que ela acabara de compartilhar com a pessoa que estivera no estande antes de mim). Ela inverteu o sorriso da Amazônia em uma carranca e foi embora.

Em outras feiras de tecnologia, onde há alguns anos expositores teriam puxado alguém usando um crachá de mídia estande para lançar seu produto, representantes da empresa se esquivaram. Em um, eu finalmente abri meu crachá para que a "mídia" não estivesse visível; em outro lugar, substituí meu distintivo de imprensa por um distintivo de participante regular. Ambas as abordagens funcionaram melhor para obter, novamente, informações públicas.

Depois, houve essa instância em uma conferência de edtech importante, excelente e bem administrada, em que fui barrado de uma palestra simplesmente por usar o crachá de imprensa. tinha emitido.

O controle sempre fez parte da imprensa credenciadora. Mas os aspectos negativos parecem mais pronunciados agora. Emblemas de mídia de notícias impedem conversas e observações que normalmente ocorreriam sem nenhum problema - mesmo quando qualquer pessoa com algum crachá de participante pudesse rapidamente “cobrir” um evento nas mídias sociais ou em um blog.

Meu comentário: Se você quiser experiência real e acesso total, registre-se como participante, a menos que seja realmente um evento de acesso limitado em que você possa entrar apenas com credenciais de imprensa.

O jornalismo como carreira está em apuros.

Resumidamente, em 2018, considerei retornar permanentemente à escrita e ao jornalismo. Claro, eu ouvi dizer que buscar uma carreira "tradicional" de notícias ou de escrever era difícil agora, mas eu não estava ciente de quão ruim a situação era.

É muito, muito ruim.

Primeiro, há o número de empregos. Enquanto as organizações de notícias digitais especializadas, como a GeekWire, estão crescendo, em geral, as posições de relatórios estão em declínio. Em meados de 2018, o Pew Research Center divulgou sua análise das estatísticas federais do trabalho.

A análise mostra que, de 2008 a 2017, o número de redações nos EUA caiu de 114.000 para 88.000. , para uma perda de 27.000 empregos. Os jornais foram os mais atingidos. O único aumento significativo no emprego foi visto em organizações de notícias “nativas digitais”, nem em número suficiente para compensar o declínio.

Uma análise separada do Pew encontrou cerca de um terço dos grandes jornais e jornais digitais dos EUA. As agências de notícias nativas viram demissões entre 2017 e 2018. E essas perdas ocorreram antes do corte de alto perfil em janeiro de mais de 1.000 empregos na mídia em apenas uma semana, em várias organizações.

Então, há pagamento. Apesar das alegações de alguns políticos, ninguém fica rico em jornalismo, a menos que você seja uma daquelas notícias raras de celebridades. Isso foi verdade nos anos 80, e parece mais verdadeiro hoje.

E freelancer? Deixa pra lá. Uma pesquisa recente do Authors Guild, a maior pesquisa dos autores publicados nos EUA, descobriu que a renda média dos escritores publicados em 2018 era de US $ 6.080, abaixo dos US $ 10.500 de 2009. Isso inclui autores de livros.

em como as plataformas digitais, como o Google e o Facebook, derrubaram a publicidade que as organizações de notícias costumavam confiar para pagar a equipe e outras contas. Outro reside na atração de notícias “livres” reunidas de várias fontes por agregadores, dando àqueles que não querem pagar por uma assinatura uma alternativa gratuita.

Juntos, o resultado é que é mais difícil do que a última vez que trabalhei em uma redação para ganhar a vida como jornalista ou escritor em tempo integral - se você puder encontrar um emprego.

As pessoas não entendem como os jornalistas trabalham.

Talvez o mais problemático dos três argumentos seja que grande parte do público em geral não parece entender o que os jornalistas fazem e como fazem. Isso é anátema para o papel do jornalismo independente em uma democracia para fornecer boas informações e verificar a responsabilidade.

Eu não sou o único a observar isso recentemente. Mas agora eu o experimentei diretamente:

  • Pediram-me uma lista de minhas perguntas específicas antes das entrevistas, como se fosse um evento corporativo ensaiado. (Eu recusei.)
  • Eu fui enviado repetidamente material "no embargo" sem ter concordado com antecedência para segurar a notícia até uma data posterior. (Eu lecionei.)
  • Me ofereceram produtos gratuitos se eu mencionasse empresas em histórias, como se as colunas fossem outro meio de publicidade. (Eu recuei.)
  • Eu recebi educadamente mensagens de pessoas de relações públicas me pedindo para "re-enquadrar" uma história já publicada - não porque quaisquer fatos estivessem errados, mas porque não combinava com a história da empresa. inclinação preferida. (Eu sorri.)

Sim, ainda há muitos bons profissionais de relações públicas que percebem onde seus trabalhos terminam e os jornalistas começam. Ainda assim, mesmo usando um chapéu de marketing, fiquei surpreso com a barragem. Deve funcionar com alguns escritores, porque aconteceu com frequência. (Para ser claro: Não funcionou no GeekWire.)

Tudo isso parece muito mais óbvio e - ouso dizer - sem noção do que era há três décadas Além disso, há a questão da confiança nos meios de comunicação pelo público em geral, que a Gallup mostra ser menor do que há 30 anos. Talvez seja porque há três décadas , memórias de Watergate e papel fundamental dos jornalistas em expor um encobrimento presidencial ainda estavam frescas. Os repórteres foram celebrados na cultura popular em filmes como Broadcast News, All the President's Men e The Killing Fields. Quando tínhamos mais jornalistas locais, é mais provável que conhecêssemos alguém que fosse repórter e entendêssemos melhor o que faziam.

Ou, talvez, talvez hoje alguns jornalistas estejam tão sobrecarregados, mal pagos e temerosos por seus trabalhos. considerado mais fácil empurrá-los e ver o que acontece. Seja qual for o motivo, a falta de compreensão do público é uma coisa ruim. Estar diretamente no lado de recebimento não melhorou. Mesmo que eu seja apenas uma amostra de um.

O resultado?

Depois de um ano de intensidade cada vez maior, eu aprecio melhor aqueles que escolhem ser jornalistas no atual ambiente de notícias. É uma escolha mais corajosa do que quando eu pratiquei jornalismo em tempo integral até o final dos anos 80, e muito diferente do que experimentei como colunista externo e colaborador de várias agências de notícias nos últimos 25 anos. [TWT_5 ]

Às vezes, você tem que estar lá dentro para perceber o quanto a visão de fora diverge da realidade.

Eu continuo escrevendo - não consigo escrever - e envio essa escrita para GeekWire e outros estabelecimentos como eu faço outro trabalho. Continuarei a oferecer suporte a organizações de notícias credíveis e sem fins lucrativos com meus dólares de assinatura e doação. Eu ficarei orgulhoso de ser um membro associado da Sociedade de Jornalistas Profissionais (qualquer um pode participar).

Ao mesmo tempo, estou mais ciente de que obter os benefícios ocasionais de uma fazenda é muito diferente do plantio. e trabalhando nos campos todos os dias. Para ser mais do que um fazendeiro cavalheiro, você tem que estar disposto a limpar regularmente a sujeira. O mesmo acontece com um jornalista de verdade.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário