Header Ads

O instrumento dele é a tecnologia: como Jeff Malek, CEO da Code Fellows, reprogramou seus sonhos de estrela do rock

Jeff Fellows, CEO da Code Fellows, e seu noivo, Stephanie. (Foto cortesia de Jeff Malek)

No início dos anos 90, Jeff Malek se mudou para Seattle para encontrar sua fortuna e fazer seu nome em um campo emergente que estava ganhando força e atraindo talentos.

E não, não estamos falando de tecnologia e ascensão da Microsoft e de outros no setor (embora uma manchete de jornal dos anos 90 tenha anunciado: "Mais empregos agora em tecnologia do que madeira - os recursos naturais caem em segundo lugar") .

Malek foi atraído para o noroeste por sua cena musical próspera, atraído pela música de sirene do álbum "Dirt", de Alice In Chains.

Seu objetivo era "se tornar uma estrela do rock multi-instrumentista mundialmente famosa", disse Malek. Não foi bem assim. Com um diploma de bacharel em sociologia, Malek trabalhou como barman e garçom em bares e restaurantes de Seattle, incluindo o Deluxe Bar and Grill, favorito da cidade natal, e The Showbox.

Jeff Malek. (Foto dos bolsistas do código)

Com o tempo, Malek decidiu mudar de setor. Ele cresceu em torno de computadores (seu pai trabalhava na IBM) e, na faculdade, fez um curso de música e tecnologia. Ele começou a aprender a escrever código, estudando HTML, CSS e JavaScript. Ele ganhou um certificado on-line da Universidade de Washington na linguagem de programação C.

Seu primeiro show de tecnologia foi uma breve passagem como administrador de sistemas Linux, seguido de um trabalho como programador júnior em uma empresa de comércio eletrônico. Ele ficou viciado em startups, trabalhando ou ajudando empresas co-fundadas, incluindo 180solutions, Zango e BigDoor.

“Sair do mundo das startups e ir para um trabalho corporativo nunca me atraiu. Eu sempre fui atraído pelo risco e pela recompensa ", disse ele. "O mais divertido de começar uma empresa é no começo, construir um produto desde o início".

Em julho de 2015, ele assumiu o cargo de diretor de operações do Code Fellows, um campo de treinamento com sede em Seattle que formou mais de 1.000 desenvolvedores de software em menos de sete anos. Em 2017, ele se tornou CEO.

De certa forma, parece que dá a volta completa, disse Malek.

"Estou basicamente ajudando nossa equipe diariamente a seguir o caminho que tomei", disse ele, passando da indústria de serviços ou de outros setores para um primeiro emprego em tecnologia. O Code Fellows visa atingir dados demográficos sub-representados em tecnologia: metade de seus alunos é do sexo feminino, metade é de grupos minoritários e a organização oferece bolsas de estudos para inscritos de baixa renda.

E o Code Fellows ainda tem uma vibe de inicialização, disse Malek. A organização está trabalhando internacionalmente para ajudar outras escolas a estabelecer programas de treinamento. Recentemente, ele viajou para Amã, na Jordânia, para ajudar a lançar um novo programa de codificação financiado pela rainha do país que usa o currículo e a metodologia dos bolseiros.

O foco dos Code Fellows é na educação intensiva e presencial, que prepara as pessoas para trabalharem em equipes em uma estrutura semelhante à que os graduados experimentam em seus primeiros empregos, disse Malek.

"Eles estão tentando começar a carreira", disse ele. "Eles estão ansiosos para aprender, estão com fome, têm coragem de passar pelo treinamento".

Malek pode ter arquivado seus sonhos de estrelato, mas não silenciou sua paixão musical. (Foto cortesia de Jeff Malek)

E essa carreira musical não foi completamente abafada. Em 2015, Malek lançou um álbum solo "Never Settle Às vezes", que ele disse "ainda está chegando às paradas!"

Nós conversamos com Malek nesta edição do Working Geek, um recurso normal do GeekWire. Continue lendo as respostas para o nosso questionário.

Localização atual: 3rd e Broad no centro de Seattle, em frente ao Pacific Science Center e ao Space Needle.

Tipos de computador: eu sou um usuário de Mac e geralmente tenho meu Macbook Pro de 15 "comigo.

Dispositivos móveis: Pixel Android, iPad; meus fones de ouvido sem fio Bose são meu dispositivo móvel favorito.

Aplicativos favoritos, serviços em nuvem e ferramentas de software: adoro ouvir livros no Audible e músicas no Spotify, r / funny no Reddit quando preciso rir. Eu acho que YouTube, Google Maps e Wikipedia são três das coisas mais incríveis da Internet. Ableton Live e MOTU Digital Performer para fazer música. Adoro tudo AWS, mais recentemente o Lambda. Git e Github. Documentos Google. Atlassian, Vim e Bash, nos últimos anos.

O escritório de Malek e seu monitor de tela ampla. (Foto dos bolsistas do código)

Descreva seu espaço de trabalho. Por que isso funciona para você? Sempre gostei de trabalhar em qualquer lugar, com um laptop. Meu escritório é bastante minimalista, mas eu amo meu grande monitor da Apple. Eu tenho um par de baquetas e um bloco de treino ao alcance da prática quando preciso de uma quebra de mentalidade.

Seu melhor conselho para gerenciar a vida cotidiana e profissional? Faça o que você ama, coloque amor no que você faz. Comece o dia fazendo algo difícil, como flexões. Tome um delicioso café da manhã. Dedique alguns minutos para ler sobre algo positivo em que está interessado. Invista em uma ótima cama e em uma cafeteira ainda maior. Procure ativamente os pensamentos e opiniões de outras pessoas, principalmente daqueles que não pensam, parecem ou agem como você. Quando errado, transmita que você estava errado. Lembre-se de que os líderes podem e devem mudar de idéia. Faça o que você diz, diga o que você faz. Levante-se, ande por aí e converse com as pessoas, principalmente quando se vê encarando um dispositivo eletrônico frustrado. Tenha paciência. Prática. Aprenda, cresça, melhore. Seja bom para si mesmo. Estar atento. Expresse gratidão e bondade. Eleve outros. Mantenha a família e os amigos no topo da lista de prioridades.

Sua rede social preferida? Como você o usa para negócios / trabalho? Eu uso o LinkedIn várias vezes ao dia, no trabalho. Não sou mais um grande usuário de rede social fora do trabalho, mas, se fosse, seria o Instagram. Eu pensaria nisso 'Gram. Talvez o Periscope também.

Número atual de e-mails não respondidos em sua caixa de entrada? Zero.

Número de compromissos / reuniões em seu calendário esta semana? Mais de 20.

Como você administra reuniões? Sempre com anotações em um documento compartilhado do Google, encurte sempre que possível. Mantenha-o no ponto, mas deixe que as conversas boas e às vezes tangenciais aconteçam. Respeite o tempo. Café e comida são úteis.

Executivos da BigDoor, Keith Smith, Matt Shobe e Jeff Malek, nos escritórios da empresa no bairro de South Lake Union em Seattle, em 2012.

Uniforme de trabalho diário? Confortavelmente dobrado e abotoado, casual de negócios. Sou um grande fã do MTailor. O tênis Adidas NMD R1 é o sapato mais confortável que eu já usei, adorei. Para a estação das chuvas, também adoro as botas impermeáveis ​​da Danner.

Como você arranja tempo para a família? Eu tento modelar amigos e familiares que são realmente bons em marcar o tempo. É uma prioridade muito alta, algo em que estou sempre trabalhando e que não consegui gerenciar bem no passado.

Melhor calmante? Como você desconecta? Eu conecto! Guitarra, baixo, teclados, bateria - qualquer coisa. Passe algum tempo com amigos e familiares.

O que você está ouvindo? Uma lista de reprodução de favoritos do Spotify que eu fiz, enquanto digito, é "Lucky Man" do The Verve. Uma das minhas faixas favoritas. Antes disso, era "Steambreather", da Mastodon, e "I Feel No Pain", da Diamond Head.

Leituras diárias? Sites e boletins favoritos? The Wall Street Journal, Puget Sound Business Journal, blog de Brad Feld, LZ SundayPaper, Reddit, Medium, Crunchbase, Hacker News.

Reservar na mesa de cabeceira (ou e-reader)? “Tudo está foda: um livro sobre esperança”, de Mark Manson. Recomendado.

Coruja noturna ou madrugador? Uma coruja da noite e madrugador. Sinto-me melhor quando durmo 4-5 horas.

De onde você tira suas melhores idéias? Eu chamaria minhas melhores idéias de aquelas que fazem as pessoas rirem ou obterem outra boa reação, normalmente no momento. Se eu soubesse de onde eles vieram, eu estaria lá agora.

Qual estilo de trabalho você gostaria de aprender mais ou imitar? Gostaria de saber mais sobre o estilo de trabalho de Da Vinci ou Dave Grohl. Na verdade, de Dave Grohl.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário