Header Ads

Como o CEO da Yapta, James Filsinger, mantém a cultura enquanto cresce a startup de viagens corporativas

Quando James Filsinger assumiu o cargo de presidente e CEO da Yapta, a empresa de viagens on-line com sede em Seattle tinha 15 funcionários.

Sete anos depois, a Yapta cresceu mais de quatro vezes, expandindo para 70 funcionários. Pelo terceiro ano, a empresa está classificada entre as 500 empresas de tecnologia norte-americanas que mais crescem e a 15ª no estado de Washington, de acordo com a Deloitte. Mais de 8.000 clientes corporativos usam o Yapta para reservar viagens e rastrear despesas relacionadas. Sua receita aumentou mais de 300% entre 2015 e 2018.

O crescimento criou seus próprios desafios.

“O que mais me concentroà medida que crescemos, mantemos nossa cultura ”, disse Filsinger. Quando era uma equipe pequena, era mais fácil garantir que "estávamos todos no mesmo barco, remando na mesma direção".

E a cultura é fundamental para a capacidade de Yapta de recrutar e reter trabalhadores eclientes.

Os valores da empresa, ele disse, incluem: responsabilidade e prestação de contas por suas ações;colaboração;ter uma mentalidade competitiva quando se trata de conquistar clientes;ter integridade e confiança com os clientes;e divertir-se com os colegas, que inclui tudo, desde pingue-pongue a passeios em equipe, filmes e jogos de beisebol.

"Somos um trabalho árduo, um tipo de ambiente difícil", disse Filsinger.“Não podemos competir com empresas como Amazon, Google, Microsoft e Facebook com salário, por isso competimos com cultura.”

Quando Filsinger chegou a Yapta de OrlandoO EZYield, que foi adquirido pela TravelClick durante seu mandato, foi uma espécie de regresso a casa. Filsinger cresceu na cidade de Richland, no centro de Washington, um terço das três cidades, e se formou na Washington State University com bacharelado e mestrado em contabilidade.

Ele estava empolgado com o potencial de Yapta.

Quando a empresa começou em 2006, ela segmentou os consumidores, ajudando-os a rastrear os preços dos voos e a receber reembolso de passagens aéreas, se os preços caíssem após a compra. Pouco antes da Filsinger ingressar em 2012, a Yapta anunciou uma mudança para atender clientes empresariais, buscando economia em vários aspectos das viagens corporativas para seus clientes.A empresa calcula se os clientes estão obtendo as melhores ofertas possíveis e como fazer as correções caso não estejam.

O que a empresa ofereceu aos clientes corporativos foi "uma proposta de valor que parecia boa demais para ser verdade". Filsinger disse.

Ele pensou que seria capaz de aumentar rapidamente as vendas de Yapta, mas foi aí que outra lição veio.

“Édifícil de vender para clientes corporativos ”, disse Filsinger."São grandes clientes que tomam decisões lentas." Com o tempo e construindo confiança, a empresa começou a conquistar mais clientes e esses sucessos levaram a vitórias adicionais.A Yapta tem clientes em 46 países e espera continuar sua expansão geográfica.

"Temos a chance de ser um negócio de centenas de milhões de dólares", disse Filsinger.“O crescimento continuará.”

Conversamos com Filsinger para este Working Geek, um recurso regular do GeekWire. Continue lendo as respostas para o nosso questionário.

Localização atual: trabalho na Pioneer Square, um bairro no centro de Seattle, e moro na ilha de Bainbridge.

Tipos de computador: eu souum cara da Apple, então eu tenho um MacBook Pro para trabalhar e um iMac em casa.

Dispositivos móveis: iPhone 11 Pro Max e iPad Pro

Aplicativos favoritos, serviços em nuvem eferramentas de software: é um pouco antiquado, mas o Google Chrome é o meu destino para praticamente tudo. Eu também teria que dizer Sonos para transmitir minha biblioteca de músicas do iTunes e Netflix e Prime Video para transmitir filmes e TV.

Descreva seu espaço de trabalho. Por que isso funciona para você?Nossos escritórios estão em dois locais na Court in the Square, no centro de Seattle, ao norte do CenturyLink Field.É um escritório histórico, de teto alto, com grandes vigas de madeira. Ele fornece uma vibe tecnológica com cabos que atravessam o teto ao longo do que parecem espinhos de dinossauros de metal. Nosso espaço é muito aberto, essencial para o nosso sucesso, pois atinge nosso valor #ShareIt de colaboração e comunicação dentro e entre equipes. Temos uma mesa de pingue-pongue, dardos, configuração de videogame (atualmente um Switch) e um kegerator para ajudar a trazer leveza e diversão ao que fazemos. Uma das hashtags de nossa empresa é #YaptaRocks e queremos garantir que nosso ambiente de trabalho capte isso.

Seu melhor conselho para gerenciar a vida cotidiana e profissional?Neste mundo sempre conectado, estou essencialmente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma coisa de que aproveito é a funcionalidade 'não perturbe' do iPhone quando estou em família. Outra coisa que tento fazer é com base em alguns conselhos que recebi. Quando estiver de férias, levante-se cedo, aloque duas horas pela manhã para trabalhar, depois desconecte e passe o dia de férias. Faça isso em vez de fazer check-in periodicamente.É um ótimo conselho, embora, reconhecidamente, não tenha sido tão bem-sucedido quanto eu esperava.

Sua rede social preferida?Como você o usa para negócios / trabalho?Não sou usuário do Facebook e realmente não participo muito do ponto de vista de redes sociais pessoais. Dito isto, eu tenho uma conta no Yapta no Twitter e uso o LinkedIn regularmente.

Número atual de e-mails não respondidos em sua caixa de entrada?OK, isso é embaraçoso, mas de acordo com o Outlook, é 2.625. Mas eu uso minha caixa de entrada como um sistema de pseudo-arquivamento / acompanhamento, então minha contagem real é provavelmente em torno de 200. Ainda é embaraçoso. Peço desculpas a todos que aguardam minha resposta.

Número de compromissos / reuniões em seu calendário esta semana?15

Como você administra reuniões?Depende do tipo de reunião, mas, de um modo geral, tento começar pontualmente, determinar o resultado e as expectativas desejados para a reunião, discutir o tópico em questão e chegar a uma decisão / conclusão. Atualmente, não uso uma diretiva "sem PowerPoint" ou tenho regras rígidas e rápidas para reuniões. Espero e respeito a opinião de todos, e essencialmente conduzo ao consenso.

Uniforme de trabalho diário?Somos bastante casuais como uma empresa de tecnologia. Uso jeans e uma variedade de tipos de camisa, dependendo do clima.

Como você arranja tempo para a família?Eu realmente tento dedicar as primeiras duas horas em que estou em casa para minha família, ou seja, não reconectar imediatamente após chegar em casa. Também asseguro que haja tempo nos fins de semana para churrascos, filmes, atividades ao ar livre, etc.

Melhor apaziguador do estresse?Como você desconecta?Meu melhor calmante é o exercício. Levanto-me todas as manhãs entre as 4:45 e as 5 da manhã e treino antes de ir para o escritório. Minha maneira favorita de desconectar é passear com minha esposa no meu Triumph Tiger 1200 ao redor da ilha de Bainbridge e arredores. Como me desconecto de maneira mais rotineira é assistindo esportes, filmes e programas de TV ocasionais.

O que você está ouvindo?Eu escuto quase exclusivamente rock clássico. Eagles, Aerosmith, Def Leppard, Kiss, Sammy Hagar, AC / DC, Van Halen, Joe Walsh, Stevie Ray Vaughan, Creedence, Lynyrd Skynyrd ... a lista continua. Eu também sou um grande fã de música dos anos 80. Melhor década para música, IMHO.

Leituras diárias?Sites e boletins favoritos?Estando em tecnologia de viagens, li muitos pubs comerciais para a indústria. The Beat, The Company Dime, Phocuswright, Notícias diárias da Associação Global de Viagens de Negócios (GBTA). Mais genericamente, eu li TechCrunch e GeekWire, e uma variedade de sites de notícias.O site favorito é ESPN.

Reserve na sua mesa de cabeceira (ou e-reader)?Acabei de terminar “Protect and Defend”, de Vince Flynn. É o livro 10 de uma série de 16 personagens de Mitch Rapp que tenho lido sobre os agentes da CIA das operações negras. Suspense de ação, tipo virada de página e borda do seu assento. Em seguida, são “Medidas Extremas”, livro 11.

Coruja noturna ou madrugador?Quais são seus padrões de sono?Eu sou madrugador. Normalmente, estou na cama às 22h e acorda às 16h45 ou às 5h. Geralmente, tenho um sono profundo, e minha esposa me diz que adormeço assim que minha cabeça bate no travesseiro.

Onde você obtém suas melhores idéias?Essa é uma pergunta difícil. Sou um tipo colaborativo de pessoa, por isso confio na opinião de muitos pontos de vista diferentes e tento me basear na experiência e nos conhecimentos de outras pessoas para ter idéias. Acho que as melhores idéias geralmente não nascem em uma bolha, mas são motivadas pelos desafios e perspectivas de uma comunidade mais ampla.

De quem estilo de trabalho você gostaria de aprender mais ou emular?Sempre fui fã do fundador do Virgin Group, Richard Branson. Eu acho que ele é um visionário que segue suas paixões e busca a excelência. Eu adoraria conhecê-lo e escolher seu cérebro.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário