Header Ads

CEO da Puppet, Yvonne Wassenaar, em Portland vs. the Valley, expandindo um negócio e diversidade

Yvonne Wassenaar não apenas trabalhou no Vale do Silício e na área da Baía de São Francisco durante a maior parte de sua carreira, mas também onde cresceu.

Mas, recentemente, ela ganhou uma nova perspectiva.Há quase um ano, Wassenaar assumiu o cargo de CEO da Puppet, uma empresa de automação em nuvem com 500 funcionários em Portland que ajuda os clientes a desenvolver software.A empresa de 14 anos levantou US $ 150 milhões de investidores ao longo dos anos.

Então, como é que a cidade incorporada pelo clima frio e moderno de "Portlandia" se compara à vitória em tudo?representações de custos do Vale do Silício?

Wassenaar vê prós e contras de ambos.

“Por causa da economia em [Portland], você pode atrair pessoas quequero ter tudo ”, ela disse. Habitação, restaurantes e recreação são mais baratos, ao mesmo tempo em que oferecem bons empregos no setor de tecnologia.

No Vale do Silício, a concorrência permeia a cultura.

“Torna-se mais sobre 'Comoestou fazendo em relação a outros jogadores? '”, ela disse. Em Portland, "trata-se mais de 'Como estou gerando impacto?"

E as desvantagens da cidade de Roses?

Em Portland, "simplesmente não há tanta profundidade e amplitude de experiência em startups ”, disse Wassenaar. Isso é uma falha na base de conhecimento coletivo.

"Você aprende muito", disse ela, "com o que não funciona e com a tentativa e erro."

Mas Wassenaar vê mais capital de risco e talento para startups desertar da Califórnia e se espalhar para o noroeste e outros lugares.

Em seu papel, Wassenaar está ansiosa para expandir o Puppetbase de clientes para empresas maiores, indo além dos “superusuários” de suas ferramentas. Ela quer deixar de falar sobre soluções para resolver casos de uso específicos e colocar seus produtos em um contexto de negócios. Wassenaar quer ser líder em um "mundo baseado em contêineres".

"Estamos em um local incrível, realmente, não apenas para apoiar, mas para liderar as empresas com as quais trabalhamos", disse Wassenaar.

Sua estratégia de dimensionamento é aplicar amplamente a filosofia de desenvolvimento ágil de software à expansão dos produtos da Puppet. Wassenaar é um fã de passar por iterações rápidas e aprender continuamente, fazendo pequenas experiências e fazendo pequenos refinamentos.

Parte desse pensamento vem do Vale, ela disse, que está sintonizado na resiliência e na idéia de que vocêpode "falhar com responsabilidade, criando um ambiente onde você pode cometer erros e obter o resultado certo mais rapidamente".

Como a rara CEO do sexo feminino - apenas 5% dos CEOs da Fortune 500, por exemplo, são mulheres - Wassenaarestá ansioso para ajudar outros líderes a diversificar seus conselhos e funcionários corporativos. Muitos colegas do sexo masculino estão pedindo sua ajuda e perspectiva enquanto diversificam suas equipes. Ela enfatiza que a inclusão - fazer as pessoas se sentirem ouvidas e valorizadas depois de fazer parte de uma empresa - é tão importante quanto contratá-las em primeiro lugar. Ela concorda que é fundamental que haja diversas perspectivas representadas no desenvolvimento de tecnologia.

"Diversidade e inclusão são um dos tópicos de negócios mais importantes da agenda hoje", disse ela, "e a razão disso éa tecnologia está mudando todos os aspectos da vida à nossa volta. ”

Conversamos com Wassenaar para este Working Geek, um recurso regular do GeekWire. Continue lendo as respostas para o nosso questionário.

Localização atual: minha família mora em São Francisco, não muito longe de onde eu cresci em Saratoga / Sunnyvale (o atual dia do Vale do Silício), embora Puppet esteja sediada emPortland, com escritórios e clientes em todo o mundo, eu me vejo passando bastante tempo nos aeroportos e na estrada.

Tipos de computador: eu uso um MacBook Pro (recentemente atualizado devido à quantidade de vídeoconferência que faço com pessoas em um mundo cada vez mais conectado e com a necessidade de um pouco mais de força). Este é um toque polêmico, pois meu parceiro (e suporte técnico em casa) é profundamente "anti-Apple" e, enquanto ele executa o servidor doméstico e os firewalls, ele se recusa a usar um Mac porque não possui uma tela de toque. Bem, este ano as três crianças pediram Macs, porque é isso que é legal na escola. Vamos ver onde a casa fica em alguns anos.

Dispositivos móveis: eu era fã de longa data do Blackberry porque adorava a sensação dessas pequenas teclas embaixo dos meus dedos. Por fim, no entanto, os aplicativos do telefone da Apple roubaram meu coração (e melhoraram dramaticamente minha produtividade). Meu telefone atual é o iPhone X, que também funciona como minha câmera. Minha maior decepção são as intermináveis ​​mudanças nos cabos de alimentação e a incapacidade de carregar meu telefone e usar meu fone de ouvido (a menos que eu esteja usando meus Airpods, que comprei por esse motivo e são fabulosos em usar, se livrando dosterminando o problema de gerenciamento de cabos).

Aplicativos favoritos, serviços em nuvem e ferramentas de software: eu sou totalmente dedicado a aplicativos que aumentam a eficiência e promovem a conexão. Como mãe de três filhos que viaja bastante, eu amo a Amazon porque me poupa muito tempo enquanto administro a casa e a Puppet. Eu também uso o Waze, Lyft e Routsey porque eles me ajudam a me locomover de forma eficiente. Apesar de a tecnologia ainda não funcionar perfeitamente, sou um grande fã de videoconferência (BlueJeans, FaceTime e Zoom) porque me permite criar melhores conexões entre nossa base de clientes e funcionários global de uma maneira mais pessoal, sem precisarestar sempre em pessoa.E em um mundo cada vez mais colaborativo, acho muito valioso poder trabalhar com outras pessoas em documentos e apresentações através do Google Docs e do Google Slides.

Descreva seu espaço de trabalho. Por que isso funciona para você?Sendo uma espécie de guerreira da estrada, minha localização está sempre mudando, então meu local de trabalho é melhor definido pelo meu computador, telefone e eu. Você pode me encontrar trabalhando em um avião, em salas de reunião ou sentado em um de nossos muitos espaços abertos no escritório. Para algumas pessoas, esse tipo de estilo de vida as deixaria loucas, mas para mim eu amo a variedade.

Seu melhor conselho para gerenciar o trabalho e a vida cotidianos?É importante definir sua própria definição do que "fazer tudo" significa com base em suas próprias prioridades de vida.Não julgue seu sucesso dia a dia, mas sim semana a semana, para que você possa gerenciar de maneira mais criativa o que mais importa.

Para mim, o maior desafio é garantir que eu esteja gastando tempo de qualidade suficiente comminha família e encontrar tempo para cuidar de minha saúde física e mental. Uma técnica que funciona bem para mim é manter um calendário onde acompanho quantos dias estou sentado e desfrutando de um jantar com minha família e quantos dias eu corro ou pratico ioga. Defino um número-alvo médio para cada uma dessas atividades e depois medo meu sucesso semanalmente e mensalmente. Isso me permitiu determinar no trabalho o que preciso dizer não ou quando preciso reequilibrar minha carga de trabalho para verificar meu equilíbrio de vida.

Sua rede social preferida?Como você o usa para negócios / trabalho?LinkedIn. Isso me permite ficar conectado a uma rede que construí há décadas, principalmente porque as pessoas trocam de emprego com mais frequência hoje do que no passado.O LinkedIn me mantém atualizado sobre desenvolvimentos interessantes, como mudanças de emprego, aniversários de trabalho e postagens de colegas que, de outra forma, eu poderia sentir falta. Além disso, o LinkedIn permite que eu tenha um rápido contexto sobre as pessoas com as quais estou recrutando ou pretendo me engajar e me fornece uma plataforma para divulgar minhas próprias perspectivas em toda a minha rede.

 sucesso dia a dia, mas semana a semana, para que você possa gerenciar de maneira mais criativa o que mais importa.

Número atual de e-mails não respondidos em sua caixa de entrada?Demais para contar. De acordo com o meu telefone, é 41.700. Por que tantos?Os filtros de spam não capturam todo o spam. Eu tenho uma variedade de boletins nos quais assino. Estou nas listas de discussão da escola e do esporte e recebo um e-mail sobre o qual realmente não preciso ler e responder, combinado com que é preciso muito esforço para excluir coisas nas quais não estou interessado e que não configureiótimas regras de filtragem (ainda).

O que eu leio?Dependendo da pressão do tempo, eu valorizo ​​meus resumos de notícias. Itens familiares sensíveis ao tempo aparecem no topo, juntamente com solicitações de entrada da minha equipe, clientes e partes interessadas.O conselho que dou à minha equipe é não aceitar uma solicitação de email não respondida como um sinal de que não quero fazer algo. Se você não receber uma resposta, tente novamente. Provavelmente, o primeiro pedido se perdeu na pilha de outros e-mails não lidos.

Número de compromissos / reuniões em seu calendário esta semana?Muito. Cerca de 30 por semana ou cerca de seis reuniões por dia durante a semana.A razão para isso reuniões / eventos é motivada pelo fato de eu ser um líder muito prático. Valorizo ​​profundamente a conexão com o maior número possível de membros da comunidade Puppet para entender o que realmente está acontecendo e como gerar um impacto acelerado. Também é importante que eu esteja fortalecendo e construindo nossa rede externa, garantindo que compreendamos cuidadosamente os pontos problemáticos e as oportunidades de nossos clientes. Sendo uma empresa global, minhas reuniões podem começar às 5 ou 6 da manhã e se estender a um evento noturno. Quando eu tenho "tempo para pensar?" Normalmente, nas primeiras horas da manhã, a longo prazo, ou quando estou viajando no trem, em um avião ou em meu carro.

Como você administra reuniões?Acredito que as reuniões funcionam melhor quando têm um objetivo claro e cumprem as regras de engajamento. Trabalho para garantir o alinhamento antecipado da agenda e dos objetivos, envio pré-leituras onde for relevante, busco dialogar e discutir (em vez de apenas fazer atualizações) e recapitular acordos e itens de ação antes de partirmos.>

Mantenho reuniões pequenas, embora algumas vezes acabem sendo culpadas por ter 10 ou mais pessoas na sala, o que não é uma boa prática se você estiver realmente tentando trabalhar com desafios e oportunidades. Normalmente, nessas situações, você acaba com cinco pessoas em uma reunião e mais de cinco pessoas observando de dentro da sala. Se as coisas começarem a espiralar ou a dar errado em uma reunião, utilizo ferramentas como estacionamentos e "pausas para pressionar" para passar para outro tópico. Por fim, sou grato que meus 17 anos em consultoria me deram muita prática na reunião de facilitação que me serve bem hoje.

Uniforme de trabalho diário?Varia de acordo com a minha localização e o que está acontecendo durante o dia. Pode ser qualquer coisa, de jeans a um vestido com sapatos "divertidos" ou, ocasionalmente, com os pés descalços, se eu não precisar sair de casa ou do quarto de hotel.

Como você arranja tempo para a família?É provavelmente a coisa mais difícil e, no entanto, mais importante que tento acertar toda semana.O que parece funcionar melhor para mim é acordar cedo para trabalhar antes que a família se levante, bloquear importantes eventos infantis no calendário e tratá-los como as minhas reuniões mais importantes da semana. Eu trabalho duro para jantar juntos em família, onde todos nós podemos nos recuperar pelo menos quatro vezes por semana ou mais. Também tenho sempre uma ou duas viagens em família no calendário para aguardar.

Melhor apaziguador do estresse?Como você desconecta?Eu encontro o melhor alívio do estresse ao fazer atividade física. Eu amo levar meu cachorro de 75 libras Max para uma corrida no parque Golden Gate ou andar de bicicleta até o estúdio de yoga para praticar ioga quente.A música também tem um grande papel na minha vida, permitindo que eu escape para uma mente e um espaço emocional diferentes.

O que você está ouvindo?A melhor música pop ou country é o que mais ouço nos dias de hoje, já que moro com três “quase” adolescentes. Dependendo do meu humor, ocasionalmente volto aos clássicos das décadas de 1970 e 1980.Há também momentos em que gosto de música clássica (Mozart era o favorito de meu pai, juntamente com Beethoven e Handel) e depois há os belos sons de George Winston no piano ou Yo-Yo Ma no violoncelo.

Diariamentelê?Sites e boletins favoritos?Eu gostaria de ter mais tempo para ler e ainda assim o tempo é escasso. Diante disso, valorizo ​​os boletins que ajudam a separar rapidamente o sinal do ruído. Minhas leituras regulares são GeekWire, CEO Daily, The Broadsheet, PitchBook News e The Economist.

Reservar em sua mesa de cabeceira (ou e-reader)?"O ladrão de raios", de Rick Riordan. Provavelmente não é o livro mais comum para um CEO ler, mas divertido, que mistura mitologia grega e crianças aventureiras (algo como Harry Potter).A história de fundo de como isso acabou na minha mesa de cabeceira?Um amigo meu é produtor da Broadway e recentemente fez uma interpretação musical fabulosa e envolvente do livro que me atraiu. Ele me permite fazer uma pausa e libertar minha mente dos problemas mais técnicos e comerciais que consomem minhas horas do dia e me lembra os valores e desafios morais que podemos enfrentar ao vivermos nossas vidas diárias.

Coruja noturna ou madrugador?Eu tento fazer o trabalho antes que meus filhos terminem, então me beneficio sendo madrugador. No entanto, também adoro cochilar quando tenho luxo. Ajudar meu hábito de dormir é o fato de eu poder dormir em quase qualquer lugar (especialmente em aviões).A chave para uma boa soneca: óculos para os olhos e protetores de ouvido. Eu construí uma boa coleção de máscaras para os olhos de muitas viagens internacionais na classe executiva United ao longo dos anos.

De onde você tira suas melhores idéias?As melhores ideias são uma avaliação subjetiva. Dito isto, acredito que recebo minhas melhores idéias quando corro, pratico ioga e, ocasionalmente, quando rejeito idéias malucas de colegas em situações em que realmente nos deixamos sair da caixa.O que nos permite pensar fora da caixa?Eliminar restrições (o medo não é um bom consultor) e forçar as pessoas a definirem idéias realmente malucas (idéias que claramente podem não ser viáveis) para criar espaço para ver opções e oportunidades que representam mudanças de passo versus mudanças incrementais.

Qual estilo de trabalho você gostaria de aprender mais ou imitar?Jennifer Tejada, CEO da PagerDuty. Ela fez um trabalho fabuloso com a PagerDuty (uma empresa de computação em nuvem com sede em São Francisco), direcionando finalidade, lucro e diversidade de maneira integrada e poderosa. Trabalho para incorporar isso ao meu estilo de liderança, cercando-me de patrocinadores, mentores e membros da equipe que compartilham os mesmos valores fundamentais. Eu me envolvo regularmente com Jennifer e outras pessoas a quem respeito para impulsionar meu pensamento e minha priorização das áreas de foco, para garantir que estou liderando com integridade, propósito e poder.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário