Header Ads

Testando o Project xCloud da Microsoft: Novo serviço de streaming parece um truque de mágica

O Project xCloud da Microsoft foi lançado.

Na semana passada, a Microsoft começou a lançar uma visualização pública para sua nova nuvem -serviço de jogos baseado em jogos. Os participantes podem jogar quatro títulos de console da Microsoft Studios - Halo 5: Guardians, Gears 5, Sea of ​​Thieves e Killer Instinct - em seus dispositivos Android através do servidor em nuvem da Microsoft.

Divulgação completa: provavelmente não estou trabalhandocom as melhores condições possíveis aqui.O único dispositivo Android compatível que eu tinha por aí é um antigo smartphone Samsung Galaxy G3. Eu não esperava muito entrar nisso.

Em vez disso, acabou sendo relativamente indolor. Eu esperava que o processo de instalação levasse a maior parte da minha tarde e envolvesse muita solução de problemas. Emparelhei um controle Xbox One habilitado para Bluetooth ao meu telefone, instalei o aplicativo de streaming xCloud da Microsoft e, em pouco tempo, eu tinha o Gears 5 - um jogo de console moderno e completo, com apenas dois meses de idade - em execução no meusmartphone barato. Parece um truque de mágica.

Enquanto o serviço está na versão beta e, como tal, tem muito a crescer, ele tem alguns problemas em andamento. Achei que o Gears 5 e o Halo 5 eram jogáveis ​​o suficiente, apesar do tamanho indutor de fadiga ocular da tela do meu telefone, mas ambos os jogos tiveram problemas reais com atraso no controle e taxa de atualização. Meus movimentos e opções de menu usualmente levavam um ou dois segundos para se registrar, e a tela freqüentemente precisava de um segundo para renderizar visivelmente o jogo depois que algo se movia. Jogando o Gears 5 em particular, eu me acostumei a ver uma "onda" aparecer na tela a cada poucos segundos à medida que avançava no primeiro nível.

A taxa de quadros era sólidauma vez que encontrei uma luta para entrar, e embora os gráficos sejam limitados, eles ainda são muito bons.Não tive muitos problemas em lutar contra inimigos ou me concentrar nos alvos, além dos problemas simples causados ​​por jogar em uma tela que talvez tenha 5% do tamanho pretendido.

Em suma, é perfeitamentemaneira aceitável de jogar esses jogos, embora eu deva provavelmente pegar um tablet Android barato e fazer outra tentativa. Experimentei o xCloud no meu telefone principalmente por poder dizer que fiz isso e, agora que o fiz, sinto-me razoavelmente confiante em dizer que não é uma ótima idéia.O Gears 5 foi projetado para telas muito maiores do que isso. Estou impressionado com a possibilidade de executá-lo neste telefone antigo.

Os jogos baseados em nuvem em geral, no entanto, apresentama questão da largura de banda. Eu tive mais problemas com ele no Halo 5 do que em qualquer outro lugar, mas você acaba transmitindo e recebendo muitos dados quando joga pelo xCloud e pode sobrecarregar facilmente uma conexão Wi-Fi.

O xCloud fogedos datacenters do Azure da Microsoft. Quando você inicia um jogo, está executando uma instância dele em um desses servidores remotos, que depois é transmitido para o dispositivo como basicamente um feed de vídeo.A potência real do seu dispositivo não importa, desde que você tenha uma conexão de rede estável e a capacidade de exibir vídeo.

Ao longo de uma sessão de 15 minutos do Gears 5, jogando no meu escritório em casa, Usei cerca de 522 MB de dados. Eu não tive muitos problemas com atraso ou sinal de saída, mas eu estava em uma conexão privada e jogando através de um trecho razoavelmente calmo do primeiro nível do jogo.O Halo 5, em comparação, ocupou cerca de 500 MB de largura de banda por 10 minutos de jogo e desistiu quase imediatamente durante a primeira luta real do jogo.

Isso é muito menos largura de banda do que eu realmente esperava que o serviço realizasse. esgotar, mas aumenta o mesmo espectro de todos os outros serviços de jogos baseados em nuvem: mais cedo ou mais tarde, ocorrerá o problema da Internet americana.

Écertamente um truque legal para fazer um jogo em HD moderno rodar em qualquer dispositivo aleatório que você tenha, e a visualização do xCloud é muito melhor do que eu esperava. Mas toda a idéia de jogos baseados em nuvem parece ter sido construída em torno de algum tipo de utopia teórica da Internet. No atual ambiente de neutralidade pós-rede, você já pode sentir abutres circulando por todo o país, esperando pagar uma taxa mensal extra a quem tentar se conectar a um datacenter do Azure.

A primeira semana do xCloud está planejada para fazer parte de uma "abordagem em fases", à medida que a Microsoft traz mais participantes a bordo do serviço e adiciona mais conteúdo de primeira e de terceiros. Eu estaria particularmente interessado em ver como o xCloud lida com jogos menos intensos em termos gráficos, como retrocessos deliberados no estilo retrô, como Stardew Valley, ou alguns títulos mais antigos dos arquivos;existem muitos exclusivos para o Xbox original que podem ser muito divertidos se forem feitos portáteis, como Jade Empire ou Sudeki.

Por enquanto, no entanto, o Project xCloud tem muito potencial. Sou cético em relação aos jogos baseados em nuvem como plataforma, mas é uma idéia estranha e audaciosa da Microsoft Studios de separar os jogos do Xbox da necessidade de possuir um Xbox real.O serviço é fácil de configurar, funciona surpreendentemente bem e significa que você poderia, teoricamente, estar executando lançamentos recentes de última geração com um tablet barato. Vale muito a pena ficar de olho aqui, principalmente para os entusiastas de jogos com orçamento limitado.

A Microsoft forneceu um controlador sem fio Bluetooth para uso com este artigo.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário