Header Ads

Da prisão ao Google: engenheiro de software de Seattle encontrou esperança trabalhando em um laboratório de informática atrás das grades

Gareth Small parece ser uma das muitas milhares de pessoas que se mudaram para Seattle nos últimos anos para trabalhar na indústria de tecnologia.O engenheiro de software trabalha um dia inteiro no trabalho e ainda gosta de codificar em casa à noite. Ele gosta de caminhar, ler, aprender a praticar snowboard e conferir a cena local dos restaurantes.

Mas é a jornada de Small - que incluiu quatro anos de prisão - até seu trabalho comoum novo funcionário do Google em escritórios em Kirkland, Washington, que difere da maioria dos outros profissionais de tecnologia. Ele se tornou viral com um post no LinkedIn sobre sua boa sorte "surreal" no mês passado, e a GeekWire o alcançou na semana passada.

"Quando eu era adolescente, eu sempre usava computadores", disse Small, que é de foraAkron, Ohio.“Minha mãe trabalhava em TI e sempre tinha computadores em toda a casa.”

Small passou muito tempo nas máquinas e era um típico meio de jogar videogamealuno. Ele participou de um jogo e conseguiu criar uma versão dele mesmo.

"Foi uma experiência muito legal, me fez sentir muito bem", disse ele."Então eu entrei no ensino médio e parei de estar no computador tanto quanto codificando, e entrei nas drogas e acabei descendo de lá."

Aos 18 anos, Small era viciado em drogas e em espirallevou a uma prisão de 2012 por acusações de roubo e roubo. Mas algo no código que compõe o jovem de 27 anos torna isso mais do que uma pequena história de uma vida perdida por drogas, crime e encarceramento.

Enquanto estava em prisão domiciliar esperando para ir a julgamento,Small procurava trabalho e se deparou com um trabalho de codificação. Ele enviou um currículo, sem imaginar que teria algum sucesso.

"Acabei conseguindo", disse Small.“Contei a eles sobre o que estava acontecendo e disse que provavelmente não seria capaz de trabalhar por muito tempo. Mas eu trabalhei lá por três meses, e isso despertou algo em mim. Eu estava fazendo algo e meio que senti que tinha um futuro. Antes disso, eu não me sentia assim.Não achei que chegasse aos 25.

Sua carreira terminou assim que começou, quando Small recebeu uma sentença de 5 anos e foienviado à Instituição Correcional Marion de Ohio. Em seu primeiro dia na prisão, ele não conseguiu evitar a terrível idéia de estar atrás das grades, comparando-a com o que vira no filme “Shawshank Redemption”.

“Lembro-me de andar pelo corredorno meu primeiro dia e foi como esta enorme fábrica. Eu era alto e magro e não tinha um quilo de músculo em mim - disse Small.“Só me lembro de olhar e, de todas as coisas, havia um laboratório de informática. Eu definitivamente não esperava isso. Fiz a inscrição o mais rápido possível. Ele começou no laboratório duas horas por dia, duas vezes por semana. Ele teve que se formar em um programa do Microsoft Office para passar para outras concentrações, como web design, artes digitais ou um programa Java. Depois de concluir o programa de desenvolvimento web, seu tempo no laboratório foi aumentado para três horas, três dias por semana.

Logo, ele foi convidado para ser assistente no laboratório, o queangariou-o ainda mais tempo.

"Eu continuei aprendendo o máximo que pude", disse Small.

Um assistente de laboratório que estava pronto para ser liberado perguntou se Small gostaria de facilitaro programa depois que ele foi para casa. Naquela época, Small passava 12 a 15 horas por semana no laboratório - uma vocação que o afastou da violência no dormitório, drogas e outras coisas que ele não queria estar por perto.

“Eu sólembre-se desse sentimento quando alguém entendeu ”, ele disse sobre o ensino de informática para outros internos."Foi como aquele momento de esperança em que eles percebem que estavam criando algo e foi o que pareceu para mim também."

Lançado um ano antes para sempreEm 2016, Small entrou em contato com um dos fundadores da empresa onde ele fazia o trabalho de codificação antes de ir para a prisão e foi trabalhar para outra empresa. Ele então deixou Ohio com sua parceira, Liz Daly, depois que ela conseguiu uma oferta de emprego no Arkansas. Como acontece com os trabalhadores de tecnologia em todo o país, Seattle acabou se concentrando como um lugar que o casal pode querer chamar de lar.

"O Google sempre esteve no meu radar", disse Small sobre a gigante da tecnologiacom uma presença cada vez maior na região de Seattle.“Acho que nunca pensei que teria a oportunidade de trabalhar aqui. Quando eu era jovem, minha mãe me mostrou o que era o Google. Eu sempre achei isso legal. ”

RELACIONADO: Como os programas de treinamento em empreendedorismo e codificação constroem um caminho da prisão para o emprego

Em seu post no LinkedIn no mês passado, ele escreveu sobre deitado no beliche assistindo "The Internship" atrás de uma cerca de arame farpadona prisão, sonhando com o que seria trabalhar para o Google.

Ele enviou currículos por cerca de um ano antes que alguém finalmente o retornasse. Ele não acreditou e ainda não estava convencido, mesmo quando solicitado a fazer uma entrevista por telefone.

Sendo completamente autodidata, estava preocupado com o fato de a ciência da computação ser seu ponto fraco. Ele não esperava ir além da ligação.

E então ele recebeu um emprego.

"Na verdade, eu quebrei e chorei,Small disse, creditando a Daly sua paciência durante o processo de seis meses.“Eu não acho que fui fácil. Eu estava estressado, estava ansioso. Era uma sensação de que minha vida poderia mudar e eu lembro que não acreditei. Havia noites em que eu não conseguia dormir.

Small ainda parecia que tudo poderia ser levado a qualquer momento. Finalmente, ele percebeu que tudo era real quando ele estava na orientação de "Noogler". Agora, como engenheiro de software que trabalha na plataforma de nuvem do Google em Kirkland, ele credita seu sistema de suporte como uma grande razão para seu sucesso.

“Muitas pessoas que conheci na prisão saemprisão esperançosa de um futuro melhor, mas não possui as ferramentas necessárias para obter sucesso ”, afirmou.“Eles passaram anos na prisão sem desenvolver habilidades comercializáveis ​​e voltaram para casa sem um sistema de apoio. Pode ser assustador dar a alguém que volta da prisão uma chance quando somos condicionados a pensar na prisão como este lugar assustador e os que nela são pessoas terríveis. ”

Justin Steel, chefe das Américas no Google. org, o braço filantrópico da empresa, é o fundador da Equal Justice Initiative, comprometida em acabar com o encarceramento em massa e punições excessivas nos Estados Unidos.

Com cerca de 2,3 milhões de americanos presos, a história de Small chega em casapara a organização.

"Acreditamos na expansão do acesso à educação em ciência da computação para garantir que indivíduos encarcerados tenham uma reentrada bem-sucedida no mercado de trabalho", disse Steele.“Estamos orgulhosos de trazer os recursos, a tecnologia e os funcionários do Google para enfrentar os desafios do excesso de encarceramento e da falta de oportunidades para os cidadãos que retornam. Concedemos mais de US $ 30 milhões a organizações como The Last Mile, que prepara indivíduos encarcerados para uma re-entrada bem-sucedida por meio de treinamento em codificação por computador.

RELACIONADO: O Google expande a área ocupada na área de Seattle com grandes aquisições de escritórios em Nova KirklandDesenvolvimento urbano

"Somos realmente inspirados por Gareth", acrescentou Steel."E esperamos que a história dele inspire outras pessoas e demonstre a necessidade de fortes programas educacionais nas prisões."

Depois de mais de um mês no Google, Small está se instalando. Trabalhar em um ambiente corporativo exige habilidades de comunicação que ele não possuía. tem que usar na prisão, então ele está trabalhando nisso. Ele nunca entendeu o tamanho do Google, mas acha que é um desafio incrível. Ele quer encontrar uma maneira de causar um impacto maior e disse que está animado para ver para onde vai.

"Eu amo isso", disse Small.“Foi preciso ir para a prisão para ver o que realmente é a esperança. Servi quatro anos e passei o tempo focado na reconstrução. As pessoas podem conseguir grandes coisas com esperança de um futuro melhor. ”

Via: Geek Wire

Nenhum comentário