Header Ads

3 Hábitos para reduzir o estresse no Facebook

Nos últimos 3 anos, meu relacionamento com o Facebook mudou de várias maneiras drásticas. No ano de 2015, descobri o botão "Deixar de seguir", e minha jornada para longe da dependência do Facebook começou. Eu era viciado em Facebook por mais tempo do que gostaria de pensar. Eu vivia com medo de me afastar da rede social, minha antiga fonte primária de estresse na vida. Eu pensei que nunca seria capaz de parar - como eu poderia?

A seguir, apresentamos um conjunto de três hábitos simples que incorporei em minha vida quando percebi que o Facebook eraminha principal fonte de estresse. Antes de chegarmos longe demais, observe que ainda tenho uma conta no Facebook.Não vou dizer que parei o Facebook Cold Turkey.

Em vez disso, comecei a aceitar o fato de que excluir o meu Facebook não me daria necessariamente os resultados que buscava. Eu queria sair, queria excluir tudo - mais de uma vez me senti assim. Mas excluir uma conta do Facebook não exclui os dados aos quais o Facebook já tem acesso.

Em vez disso, meu primeiro passo começou com o botão "Deixar de seguir". Este botão foi uma ideia sólida em 2015 e ainda é uma opção muito viável aqui em 2019.

1. Comecei a usar o botão Deixar de seguir

A partir do final de 2015, comecei a deixar de seguir as pessoas no Facebook. Eu ainda estava usando um aplicativo do Facebook e visitando o Facebook no meu laptop várias vezes ao dia, naquela época. Eu queria exercer algum tipo de controle sobre o que vi no feed do Facebook.

Na página inicial de qualquer usuário, havia (e provavelmente ainda existe) um lugar onde você pode ver o status do seu relacionamento com esse usuário. Você pode ver se você é amigo dessa pessoa e se você está seguindo essa pessoa.

Tirei um dia e desamizei ou deixei de seguir quase todas as pessoas com quem eu estava conectado no Facebook. Tocar em "Deixar de seguir" remove uma pessoa do "seu feed de notícias", mas não a remove como "Amigo" - e elas não recebem nenhuma notificação dessa ação.

2. Parei de usar o Facebook Messenger

Usar o Facebook Messenger parecia ser minha única opção em ter uma conexão constante baseada em texto com meus amigos e familiares durante o dia. Alguns anos atrás, eu usava o Facebook Messenger com bastante frequência porque podia ser usado com um aplicativo no meu telefone e em um navegador da web, no meu laptop. Eu conseguia me comunicar com amigos e familiares durante o dia sem interromper meu fluxo no trabalho - isso foi fundamental.

Fiquei preocupado com o futuro do Facebook Messenger, por volta de janeiro deste ano, quando surgiram as notícias de que Mark Zuckerberg sentia que um programa de mensagens unificadas era central para o futuro do Facebook. Achei que seria uma má idéia, unificar vários aplicativos sob o mesmo teto do sistema de mensagens, mas esse não era o único motivo pelo qual eu queria parar de usar o Facebook Messenger.

Em julho de 2017, o Facebook começou a colocar anúncios no Messenger, solidificando meu medo de que o Messenger não tivesse mais tato em parecer privado do que em qualquer outra parte do Facebook. Em novembro de 2018, os hackers de mensagens privadas do Facebook apareceram. Após o início das negociações de unificação de mensageiros entre aplicativos, as principais preocupações do WhatsApp começaram a aparecer.

Eu me convenci a começar a usar um serviço diferente, e foi surpreendentemente fácil convencer minha família a fazer o mesmo.Não direi o que estamos usando agora, pois não quero que isso pareça uma promoção de nenhum serviço concorrente. Vou dizer que este serviço de bate-papo tem aplicativos para Android e iOS e um aplicativo para computador, para que possamos nos comunicar completamente separados do Facebook.

3. Excluí o aplicativo do Facebook

Tenha cuidado para não excluir minha conta do Facebook. Ainda tenho acesso ao Facebook e, de vez em quando, uso minha conta do Facebook. Tudo o que fiz foi excluir o aplicativo do Facebook do meu telefone e o impacto foi tremendo.

Como se viu, a grande maioria das minhas interações no Facebook não era uma parte necessária da minha vida. Eu não precisava usar o Facebook para ter interações significativas com meus amigos e familiares.

Eu não posto mais fotos no Facebook. Se eu quiser compartilhar fotos dos meus filhos, eu os compartilho diretamente com os membros da família com quem quero que eles sejam compartilhados. Fiquei feliz ao descobrir que o compartilhamento de fotos e vídeos resultou diretamente em menos estresse, não apenas para mim, mas para aqueles poucos escolhidos com quem eu queria compartilhar.

Depois que comecei a compartilhar diretamente, os destinatários sentiram menos necessidade de "verificar seu feed" para garantir que não perdessem. Isso se chama FOMO - e nos leva ao último trecho deste relatório.

Dando um chute na calça da FOMO

Há um nível de medo que vem com as redes sociais - é a FOMO, o medo de perder a oportunidade e é uma ameaça.A boa notícia para mim, quando comecei a cortar o Facebook, era que não precisava perder as partes positivas do Facebook (ou de qualquer outra rede social) para diminuir a maior parte do estresse.

Os estudos não dizem conclusivamente que remover o Facebook da vida melhora a saúde mental - é mais um talvez.O ciclo negativo (re: uso patológico da rede social que leva ao estresse) acontece quando os usuários do Facebook priorizam o uso do Facebook em vez de “formar sistemas de apoio da vida real”.

Reduzi drasticamente o uso do Facebook sem excluir o meu Facebooktotal e sinto menos estresse no Facebook do que antes de iniciar esse processo. Eu temia um futuro com menos mídias sociais, mas o que perdi não é nada comparado ao que ganhei.

Via: Slash Gear

Veja Também:

Nenhum comentário