Header Ads

50 anos depois da Apollo 11, heróis do Controle da Missão ignoram o passado e o futuro da fronteira final

[Nota do editor: Este episódio do GeekWire faz parte do podcrawl Destination Moon, organizado pelo Museum of Flight de Seattle. Procure outros episódios sobre o 50º aniversário da Apollo 11 nos próximos dias a partir de outros podcasts participantes: Deck de voo do Museum of Flight; Efeito sonoro da KNKX Radio; A verdade da radiotopia; e coisas que você perdeu na aula de História.]

Cinqüenta anos atrás, era preciso um tipo especial de pessoa para trabalhar no controle da Missão Apollo da NASA: Tome Gerry Griffin e Milt Windler, por exemplo. Ambos se formaram em engenharia aeronáutica e se tornaram pilotos de caça a jato - mas quando a NASA precisou de controladores de voo para a corrida espacial contra os soviéticos, eles atenderam a chamada e trocaram seus cockpits por controle. painéis. Ambos foram elevados a cargos de diretor de vôo na sequência do incêndio da Apollo 1, que matou três astronautas em 1967. Havia um requisito fundamental para o trabalho: ganhar a aprovação de Chris Kraft, diretor de operações de voo da Mission Control em Houston. / p>

"Chris Kraft decidiu que precisava de mais diretores de voo para chegar à Apollo, e naqueles dias, se Chris queria que você fosse um diretor de vôo, você era um diretor de vôo". Griffin disse durante uma recente escala no Museum of Flight de Seattle. “Hoje em dia você tem que passar por um processo de certificação. … "

" Nós provavelmente não teríamos feito o corte ", brincou Windler.

Para a missão Apollo 11 em julho de 1969, Griffin liderou a Equipe Gold no Manned Spaceflight Center da NASA para a Apollo 11, agora conhecido como Johnson Space Center. Windler era responsável pela equipe da Maroon, que se concentrava no planejamento da missão. Windler lembrou que não teve muito tempo para saborear o triunfo do primeiro pouso da humanidade na Lua. “Na época, estávamos pensando em 12 ou 13. … A missão mais importante que estamos fazendo é a próxima ”, disse ele. Griffin comparou o trabalho a ser um regente sinfônico, com uma grande diferença: o desempenho da equipe poderia fazer a diferença entre a vida e a morte para os astronautas acima.

"O DNA das pessoas dentro do Controle da Missão era, eles gostaram desse desafio", disse Griffin. “Eles gostaram de ser decisivos. Você não sabia dizer: "Bem, eu não sei, pode ser isso". Você teve que tomar uma decisão. É como estávamos conectados. ”

Windler concordou. "Não adianta você ter a resposta amanhã se precisar hoje", disse ele.

Essa atitude se estendeu a o resto da equipe de Controle da Missão - incluindo a única mulher na sala quando grandes decisões estavam sendo tomadas.

Poppy Northcutt foi treinada como matemática e trabalhou para a TRW, uma empreiteira da NASA, como uma “computressa”. nos primeiros dias do esforço espacial. Ela logo foi promovida a um posto de engenharia na equipe de planejamento e análise do Controle da Missão. “Acho que todos que trabalharam no programa estavam bem conscientes de que essa era uma prioridade nacional, e o prestígio nacional estava na questão. Northcutt participou do planejamento da trajetória para o retorno da tripulação da Apollo 8 após uma missão ao redor da lua em 1968, e ajudou a calcular as manobras necessárias para salvar a tripulação da Apollo 11 em 1969. depois que sua nave foi prejudicada por uma explosão no tanque de oxigênio. Ela e o restante da Equipe de Operações da Missão Apollo ganharam a Medalha Presidencial da Liberdade em 1970 por seu papel no resgate.

Nos anos 60, Northcutt estava no notícias devido ao seu status como a única mulher no Controle da Missão. (Outra engenheira, JoAnn Morgan, tinha um status semelhante na sala de tiro da era Apolo no Kennedy Space Center, na Flórida.) Depois de Apollo, Northcutt trocou sua celebridade espacial e tornou-se advogada especializada em direitos das mulheres. Mas agora ela está de volta aos holofotes, aparecendo em documentários de TV como "Apollo: Missions to the Moon" da National Geographic e "Chasing the Moon" da PBS.

Northcutt disse que espera que as pessoas que assistem filmes e Os programas de TV sobre o programa Apollo “vão realmente apreciar o grau de trabalho em equipe envolvido e o grau de comprometimento envolvido.

Idealmente, os espectadores sentirão“ o tipo de orgulho que não apenas os americanos sentem ”. senti na época, mas acho que as pessoas em todo o planeta se sentiram: que tínhamos feito uma conquista humana, não apenas uma conquista americana. E reconheça que podemos realmente fazer grandes coisas se nos comprometermos e trabalharmos em equipe. Nós podemos fazer grandes coisas. Podemos resolver grandes problemas. ”

"É realmente uma espécie de choque ver quanta atenção este 50º aniversário terá", disse Northcutt. “Mas foi um evento incrivelmente significativo. Acho que foi o ponto alto técnico, certamente do século 20, e não acho que tenha sido superado até o momento. ”

Recentemente falamos com Griffin, Windler e Northcutt sobre o passado e o futuro do esforço espacial dos Estados Unidos para uma edição especial do Apollo anniversary do Podcast GeekWire. Ouça o áudio acima e continue lendo os destaques editados de seus comentários.

Importância das missões Apollo

Northcutt: Bem, definitivamente não era apenas um trabalho. Acho que todos que trabalharam no programa estavam bem conscientes de que essa era uma prioridade nacional e que o prestígio nacional estava em jogo e que esse era um evento realmente singular. Tecnologicamente, para poder ir à lua, isso era algo que era ficção científica por décadas. Eu suspeito que as pessoas que voltaram séculos olhassem para a lua e pensassem em ir até lá. Então, sim, eu acho que todos que estavam associados sabiam que era um evento realmente singular e importante.

Os filmes estão corretos?

Windler: Pessoas construindo os filmes, eles fazem um ótimo trabalho. É claro que todos eles têm aspectos diferentes, talvez estejam olhando, mas fazem um bom trabalho, os que eu vi. Conversamos um pouco sobre algumas das coisas do filme Apollo 13, por exemplo, e eles dramatizaram um pouco disso, mas isso é de se esperar. Mas a história básica era boa.

Griffin: Nem todos acertam, mas o fato de que eles estão falando sobre isso é provavelmente tão importante quanto qualquer coisa, 50 anos depois. E é bom que alguns de nós ainda estejam por perto para poder endireitar alguns deles, se solicitado. Mas acho que a maioria das coisas que vi foi muito boa. 50 anos atrás, nenhum de nós jamais viu essa vinda, que haveria esse tipo de interesse. Eu realmente acho que deve ter acertado um tom em algum lugar que isso aconteceu há 50 anos e é melhor não deixarmos passar. Esta é uma boa ocasião para trazê-lo para a frente novamente.

Diversidade no programa espacial

Northcutt: Quando as pessoas olham para os quartos naquela época e vêem basicamente um monte de caras nerds de branco vestindo camisas brancas e gravatas pretas, uniformes da IBM por assim dizer, isso é meio chocante, eu acho, na cultura de hoje que não há negros, não há pessoas hispânicas. É apenas chocante para as pessoas.

Futuro da exploração espacial americana

Northcutt: Eu certamente espero que possamos voltar para a lua e vá mais longe ainda. Vá para Marte e faça mais explorações. Achei muito decepcionante que, há 50 anos, logo após a Apollo 11, eles começaram imediatamente a cortar o programa. Para mim, isso foi realmente um desperdício e muito míope, porque para fazer algo como ir à Lua, seus esforços, seu desenvolvimento tecnológico está muito carregado. É meio louco que você gaste todo esse dinheiro no front-end para chegar lá e então você não voa para as suas missões avançadas porque nunca entramos em missões de alta inclinação, nenhuma dessas missões realmente avançadas.

Eu tinha até trabalhado em alguns desses, alguns dos primeiros planejamentos de missão para eles, até mesmo um pouco do trabalho de Marte. Foi muito decepcionante para mim que nós não continuamos na época, então estou feliz que as pessoas estão falando sobre voltar. Eu não estou comemorando ainda, porque se você vai fazer algo assim, você tem que colocar o dinheiro para fazê-lo e você tem que ter um compromisso real para fazê-lo, foco e compromisso, e eu não ver o dinheiro, então até eu ver o dinheiro, eu não acho que as pessoas são sérias. Windler: Eu teria imaginado que estaríamos muito mais longe do que estamos agora. … Se você tem os recursos e a vontade e todas essas outras coisas juntas, você pode fazer isso acontecer. Foi o que aconteceu na Apollo 11. Mas você tem que ter todos eles. E agora eu não vejo isso realmente acontecendo, mas talvez seja melhor.

Griffin: Eu acho que a lua é o lugar certo para ir primeiro. Faz 50 anos desde que estivemos tão longe. E é diferente de operar na órbita da Terra, é totalmente diferente e tem uma sensação diferente. A comunicação não é tão simples assim. Então, eu realmente espero que nós vamos para a lua primeiro, e esse é o plano atual, e depois para Marte. E esses dois ainda são passos de bebê. Acho que um dia temos que ir mais longe do que isso, porque vamos usar este planeta. Pode ser daqui a 1.000 anos, pode ser 10.000, quem sabe. Mas é melhor aprendermos a viajar no espaço e, se a espécie sobreviver, acho que talvez tenhamos que sair dessa.

Conselho para futuros líderes de missão

Griffin: Fique preparado e divirta-se com isso. É um negócio fascinante. Quando você chega a um ponto como um diretor de vôo ou alguém encarregado de uma operação, você tem uma tremenda responsabilidade em suas mãos para uma coisa, em particular, quando você coloca os humanos a bordo, é um pouco diferente do que quando você está lançando um robô para Marte ou algo assim. Mas as habilidades básicas são as mesmas. Você precisa pensar um pouco diferente. E acho que as naves espaciais robóticas têm um propósito e um bom propósito, e podem ser precursoras de tudo o que fazemos. Mas no final das contas, é no nosso próprio DNA que vamos explorar. … Não podemos nos livrar disso. Eu acho que é com a gente, é por isso que abrimos o oeste americano e não paramos na costa leste, empurrou a fronteira. Isso está empurrando a fronteira para um novo nível.

Edição e produção de podcasts por Todd Bishop.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário