Header Ads

O lendário designer da Jaguar, Ian Callum, está deixando a montadora

O famoso designer de carros Ian Callum anunciou que está deixando a Jaguar, encerrando um período de duas décadas como Diretor de Design responsável por alguns dos carros e SUVs mais reconhecidos e icônicos da montadora. Callum tem sido responsável pela estética de modelos como o F-TYPE, o cupê de duas portas e o conversível que supostamente colocaram o Jaguar de volta no mapa de design em 2013.

[PUBL

Callum também supervisionou o projeto de uma série de novidades surpreendentes para a montadora, uma vez que se expandiu para além dos carros esportivos de luxo e sedans pelos quais era mais conhecido. Isso foi mais evidente com a chegada do Jaguar F-PACE 2016, o participante da montadora no lucrativo segmento de utilitários esportivos. O carro passou a ser um best-seller para a empresa.

Apenas alguns anos depois, Callum supervisionou o projeto do I-PACE, o primeiro carro totalmente elétrico da Jaguar. Lá, ele aproveitou a nova arquitetura de EV para mudar as proporções do carro, com uma silhueta de cabine à frente. Dada a flexibilidade de dois motores elétricos - um para cada eixo - em vez do tradicional motor de combustão interna, a Jaguar também conseguiu tomar liberdades com o layout da cabine.

Callum chegou à Jaguar em 1999, quando a montadora ainda era uma subsidiária da Ford. Aston Martin também estava sob o guarda-chuva da Ford na época, e por um período, Callum foi responsável pelo design de carros da Jaguar e da Aston Martin. Ele assumiu um papel central na aparência do DB9 e do Vantage, por exemplo.

Alguns dos carros mais chamativos de Callum, no entanto, nunca chegaram à produção. O Jaguar C-X75, por exemplo, era um conceito de supercarro de 2010 que deveria girar em uma produção limitada. Cada um dos 250 exemplares, no máximo, teria um sistema de tração híbrido-elétrico de 778 cavalos de potência e um preço de até US $ 1,48 milhão. O colapso econômico global destruiu o projeto, no entanto, e o C-X75 só alcançou cinco protótipos de desenvolvimento - e um papel em 2015, o filme de Bond, Specter - e o protótipo original.

“Um dos meus maiores destaques foi a criação do XF, pois representou o início de uma nova era, movendo a Jaguar da tradição para o design contemporâneo - foi um ponto de virada significativo em nossa história - disse Callum hoje. “Projetar o F-TYPE foi um sonho que se tornou realidade para mim, e o I-PACE foi uma oportunidade para criar algo extremamente inovador que realmente desafiaria a percepção da Jaguar - e seu sucesso é prova de até onde a marca chegou”.

O que o designer fará em seguida continua a ser visto. "Ontem eu disse ao meu time que eu estava saindo como Diretor de Design da Jaguar depois de 20 anos", anunciou ele no Instagram hoje. "Eu fiz o que me propus a fazer. Hora de uma nova aventura. Eu passo o bastão para o meu bom amigo e grande designer Julian Thomson. Desejo-lhe todo o sucesso! ”

Modelos futuros da Jaguar não perderão totalmente a entrada da Callum, no entanto. "Dada a força de nossos produtos e da equipe de projeto, sinto que agora é o momento certo para seguir em frente, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, e explorar outros projetos de design", disse Callum. “Projetar carros Jaguar foi um sonho para mim e estou muito feliz de continuar envolvido como consultor da marca.” Julian Thomson até agora foi Diretor de Design Avançado da Jaguar, liderando o grupo de Design Avançado. . Isso é responsável por olhar para o futuro do design de veículos para a montadora, focando em carros-conceito que poderiam prever os modelos de produção em até dez anos no futuro.

"Estou honrado por assumir o cargo de Diretor de Design da Jaguar", disse Thomson hoje. “Será um grande privilégio liderar uma equipe tão talentosa e continuar a construir o nosso sucesso. O design automotivo sempre foi rápido, mas hoje está mudando a um ritmo mais rápido do que nunca. Tenho paixão por garantir que a Jaguar Design conduza essa mudança e os carros que impulsionarão nosso futuro. ”

[Atualizado para incluir as cotações]

Via: Slash Gear

Nenhum comentário