Header Ads

Dentro do Salesforce HQ2: CEO da Tableau diz que crescimento rápido continuará em Seattle após acordo de US $ 15,7 bilhões

Não há sinais do Salesforce no lobby. O último andar não foi convertido em um quarto Ohana. E, acredite ou não, alguns dos produtos feitos nesses escritórios iluminados não funcionam na nuvem, mas em servidores antigos comuns.

Mas se a região de Seattle é pronto para se tornar Salesforce "HQ2", como o seu co-CEO Marc Benioff proclamou esta semana, então o lugar certo agora é a sede da Tableau Software na periferia do bairro de Fremont.

Tableau Software CEO Adam Selipsky sentou-se com GeekWire em seu escritório com vista para a costa norte do Lago Union na tarde de terça-feira, um dia depois que a Salesforce anunciou um acordo para adquirir a empresa de visualização de dados baseada em Seattle por US $ 15,7 bilhões. Esse é o maior marco da jornada de 16 anos da Tableau, desde a inicialização de quartos até uma empresa de capital aberto com 4.200 pessoas. E se o negócio fechar como planejado no próximo trimestre, será o maior da história da Salesforce.

Muitos dos detalhes de integração ainda precisam ser resolvidos, e Selipsky recusou sobre as negociações - mesmo quando o surpreendemos ao descobrir o nome de código anteriormente secreto usado pelas empresas durante suas palestras.

MAIS: Seattle se tornará o Salesforce HQ2 por meio do acordo Tableau de US $ 15,7 bilhões, enquanto Benioff explora o talento pool

Mas o ex-executivo da Amazon Web Services, que entrou para a Tableau como CEO há quase três anos, disse que espera que a combinação das empresas impulsione a expansão contínua dos negócios e da força de trabalho da Tableau. < “A intenção é que o negócio atual da Salesforce e o negócio existente da Tableau e, portanto, os negócios globais conjuntos continuem a crescer rapidamente”, disse Selipsky. “E nenhum desses negócios poderá crescer rapidamente sem continuar aumentando rapidamente nossa base de funcionários. Estou muito animado com o crescimento. Acho que todos faremos uma viagem muito divertida. ”

Continue lendo os destaques da nossa conversa, editados para saber o tamanho e a clareza.

Todd Bishop: O que os últimos dois dias e as últimas semanas foram para você? Adam Selipsky: Eles têm sido tremendamente empolgantes. Vou confessar, um pouco cansativo, mas principalmente preenchido com essa emoção de ver essa combinação realmente se aproximando cada vez mais da realidade acontecendo. Acho que as duas empresas sentiram tanta convicção sobre os pontos fortes que podemos oferecer aos clientes e as oportunidades que podemos oferecer aos funcionários, e o impacto que poderíamos ter em nossas comunidades. Nós apenas ficamos mais empolgados.

TB: Qual é o maior desafio que você prevê na integração das empresas?

Selipsky: Não tenho dúvidas de que haverá coisas difíceis. Sempre que você precisar tirar algo desse tamanho e complexidade ... você sabe, a Tableau não é uma empresa pequena hoje. A boa notícia é que acho que todo mundo vai estar realmente ansioso e chegar a isso com a atitude certa. O Salesforce fez cerca de 60 deles, creio eu, então suspeito que eles aprenderam uma ou duas coisas ao longo do caminho sobre o que funciona e o que não funciona.

que eu estou realmente animada é apenas garantir que todos os funcionários de ambos os lados estejam realmente animados com isso e vejam a oportunidade. Acho que cabe a nós deixar isso bem claro. A reação inicial aqui foi realmente positiva. Tem sido muito emocionante ver. Se pudermos continuar a provar que isso é justificado e que todas essas oportunidades realmente existem, podemos fazer um negócio melhor para todos os nossos clientes. Acho que nossos funcionários farão coisas incríveis.

TB: a Tableau continuará a operar como uma marca independente, com você como presidente e CEO, mas também há uma discussão sobre maneiras de unir os produtos. Parece que, por si só, seria um equilíbrio difícil de atacar, para permanecer independente ao mesmo tempo em que você trabalha com essa outra parte da empresa. Como você faz isso? Você coloca as pessoas lá embaixo? Eles trazem pessoas aqui em cima? O que isso parece?

Selipsky: Bem, ainda é cedo, então não tenho certeza se temos todas as respostas. Na verdade, tenho certeza de que não temos todas as respostas para isso. Há muitas possibilidades interessantes sobre como trabalhar juntos. Já falamos sobre alguns deles, por exemplo, no lado do produto. Nós não sabemos os detalhes disso. Não sei quais são os pontos de integração de produtos. Não sei exatamente quais clientes ou quais países a colaboração de vendas será mais importante. Eu estou realmente otimista de que todos em ambas as empresas realmente terão uma atitude de aprendizado e um desejo de descobrir juntos, de forma colaborativa, o que funcionará melhor.

No final do dia, tudo se resume a fazer com que funcione melhor para os clientes. Desde que todos se lembrem de que nosso verdadeiro norte está fazendo tudo o que fazemos para nossos clientes, suspeito que descobriremos boas respostas.

TB: Uma das coisas O que Marc Benioff disse na ligação com os analistas pareceu um golpe contra seu ex-empregador, a Amazon, quando ele disse que a Salesforce tratará Seattle como sua nova segunda sede, a HQ2. Você também ouviu isso?

Selipsky: Eu não ouvi nada como um jab. O que eu ouvi foi o que Marc e eu conversamos, que é como Seattle é um lugar para se ter uma empresa de tecnologia, um lugar para construir, não apenas o talento técnico, mas marketing e vendas e várias funções [gerais e administrativas]. .

O Salesforce tem mais de mil pessoas aqui. Cerca de metade dos nossos 4.200 funcionários em todo o mundo estão na área da grande Seattle. Então agora temos uma presença ainda maior aqui. E eu acho que nós dois planejamos não apenas crescer em todo o mundo, mas planejamos adicionar muito mais pessoas aqui na área da grande Seattle.

TB: O que significa para Seattle ser o HQ2 da Salesforce? termos? Significa simplesmente crescimento de emprego ou significa engajamento filantrópico e cívico?

Selipsky: Eu não posso dizer que tenho algum detalhe em torno disso. Eu diria que nós realmente pretendemos adicionar empregos na área da grande Seattle.

O Tableau acaba de inaugurar um novo escritório há duas semanas em Kirkland, onde temos centenas de pessoas lá, que é um belo edifício. . Eu estava lá esta manhã. É absolutamente lindo. Continuamos a adicionar pessoas em Seattle e nos nossos edifícios em Fremont. E sei que a Salesforce também pretende crescer na área maior.

A Salesforce tem um grande histórico de reconhecer oportunidades e investir em crescimento. Se você olhar para a aquisição da MuleSoft, que foi há pouco mais de um ano, houve muita contratação. O Salesforce tem uma história demonstrada, bem como uma intenção declarada, neste caso, de acelerar os negócios de muitas maneiras diferentes.

Em termos de filantropia, estamos profundamente comprometidos, não apenas em retribuir globalmente, mas muito aqui na região de Puget Sound, e nós trabalhamos profundamente em uma variedade de questões, incluindo a falta de moradia aqui em Puget Sound, e estamos realmente comprometidos com isso. E eu ficaria muito surpreso se o Salesforce fosse tudo menos igualmente comprometido. TB: Houve um pouco de um debate no Twitter entre um dos legisladores estaduais e um dos colunistas de jornais ontem sobre se isso equivalia ao perda de uma sede, e se isso foi negativo para a região.

TB: Como você avalia isso?

Selipsky: Eu acho que é um ponto positivo para a região. Eu acho que tem sido uma grande história sobre o sucesso de uma empresa local. E acho que é ótimo para o orgulho cívico. Isso ajuda a continuar a marcar Seattle como um lugar incrível para fazer parte da comunidade técnica. Acho que histórias como essa ajudam a convencer os empreendedores a iniciar e fomentar negócios aqui. Acho que isso ajuda a convencer outras empresas a trazer mais empregos para a região. Particularmente, devido à particular reunião das mentes que temos no Salesforce, vamos continuar a investir e crescer nessa região. E principalmente porque o Tableau continuará a operar de maneira independente sob a marca Tableau. E, acho que vamos continuar a ser fortes, e espero cidadãos corporativos muito positivos aqui na região. TB: Você é a primeira pessoa que eu ouvi Marc Benioff dizer que convenceu o valor do software tradicional no local, porque o Tableau possui vários modelos de implantação. Uma delas é a nuvem, uma delas é no local. E ele disse que você basicamente mostrou a ele que há valor nisso. Mr. "No Software" - você o convenceu!

Selipsky: Mencionei colaboração e acho que a Salesforce, incluindo a Marc, rapidamente ficou realmente empolgada com a escolha e flexibilidade que oferecemos aos nossos clientes. Isso é emocionante sobre isso. Não há nada empolgante na implantação, por si só.

TB: Ah, vamos lá.

Adam Selipsky: Mas talvez eu esteja sendo crítico. Marc e eu conversamos sobre como alguns de nossos clientes querem implantar em suas próprias instalações. Alguns clientes querem implantar na nuvem pública. E, a propósito, alguns deles querem a AWS e alguns querem o Google Cloud e alguns querem o Azure, e alguns querem uma oferta de SaaS totalmente gerenciada. E nós somos realmente a única solução de análise significativa que fornece flexibilidade e escolha para todos aqueles que são cidadãos de primeira classe. E, a propósito, muitos de nossos clientes não querem um desses. Eles querem misturar e combinar e fazer algumas coisas diferentes.

TB: Você ingressou na Tableau há quase três anos. Você levou o negócio por meio de uma transformação de licenças de software tradicionais para assinaturas. Essa aquisição da Salesforce teria sido possível se não fosse por essa mudança básica e fundamental nos negócios? Adam Selipsky: Grande parte do mundo do software vai migrar para modelos de assinatura. É apenas melhor para os clientes. É essencialmente um programa de redução de risco para os clientes, em vez de pagar antecipadamente, para simplesmente pagar pelo que você usa em um determinado período. E assim os clientes vão empurrar os provedores de software dessa maneira, quer eles gostem ou não. Por acaso gosto muito porque nos faz uma companhia melhor. Se você sabe que seus clientes podem deixá-lo facilmente, isso realmente obriga a aguçar seu pensamento sobre como atendê-los bem. E isso ajuda a nos tornar a melhor companhia que podemos ser. E é isso que eu quero ser. E se você acha que tem o melhor produto e acha que tem as melhores pessoas, então deve estar disposto a apostar em si mesmo em um mundo onde várias empresas oferecem assinaturas e os clientes têm escolhas. E nós estamos muito dispostos a apostar em nós mesmos.

O Salesforce tem, obviamente, um modelo de assinatura há muito tempo, e então eu acho que eles perceberam o poder disso. E não tenho dúvidas de que o fato de grande parte do nosso negócio ser uma assinatura certamente cria muitas sinergias na maneira como elas pensam sobre o negócio. Então, estamos muito satisfeitos com a rapidez com que nossos clientes adotaram as assinaturas. Também estamos muito satisfeitos com os negócios empresariais em rápido crescimento que conseguimos construir nos últimos anos. E eu acho que haverá muita colaboração e muita sinergia nesse negócio, bem como com o Salesforce.

TB: Você viu o tweet de Aaron Levie, o CEO da Box?

Adam Selipsky: Eu não.

TB: Há lições para outros empreendedores na história do Tableau?

Adam Selipsky: Eu acho que a equipe que o Tableau fez ao longo de 16 anos realmente forneceu muitas lições interessantes, uma das quais é, colocar seus clientes em primeiro lugar. O Tableau realmente decidiu criar uma experiência analítica intuitiva, de autoatendimento e bonita para os clientes. E "clientes" significa alguém. Nossa missão é ajudar as pessoas e isso significa que todas as pessoas veem e compreendem os dados. Por isso, acho que realmente colocar os clientes no centro de como você pensa sobre o mundo, não colocando os concorrentes no centro, não colocando métricas financeiras no centro, mas colocando os clientes no centro e, em seguida, descobrindo como construir um negócio essa não é a única maneira de ter sucesso, mas um modelo muito poderoso para o sucesso.

Acho que outra lição é realmente enfatizar os pequenos detalhes da experiência do cliente. Quero dizer, se você observar como os engenheiros e designers e outras pessoas da Tableau são obcecados com pequenos detalhes da experiência do cliente e com a aparência dessa interface e com os fluxos, os pequenos detalhes são importantes e criam experiências que têm Acabamos de criar a lealdade mais incrível e apaixonada da nossa comunidade. E eu acho que essa é outra lição, que é se você pode ser realmente honesto com os clientes e tratá-los honestamente por um longo período de tempo e construir experiências confiáveis ​​para eles, você pode gerar lealdade duradoura.

< TB: Christian Chabot, o co-fundador e ex-CEO da Tableau, ainda é o presidente, e ele prometeu suas ações em apoio ao acordo. Até que ponto você esteve conversando com ele sobre a Salesforce e a aquisição e recebendo seu conselho, dada a sua experiência com a empresa?

Selipsky: Nossos co-fundadores, todo o nosso conselho de diretores, além de nossa equipe executiva, todos são muito a favor dessa combinação. Todos ficaram muito animados rapidamente pelo potencial, não apenas para nossos clientes, mas também para nossos funcionários e para nossa comunidade. Então, todos, incluindo nossos co-fundadores, estavam muito animados com isso, apoiando essa aquisição.

TB: O que essa aquisição pela Salesforce faz para você de forma competitiva? Você tem a Microsoft com o Power BI. Será que isso vai ser um impasse aqui no Lago Washington entre o Tableau / Salesforce e a Microsoft? Adam Selipsky [risos]: Pistols ao amanhecer? … Bem, em primeiro lugar e acima de tudo, eu pessoalmente sempre acreditei no poder de ser incrivelmente focado no cliente, não particularmente focado em competitividade. Então, eu não acho que você queira ser ingênuo ou cego para o que seus concorrentes estão fazendo. Mas escolho concentrar 95% do meu tempo no que podemos fazer pelos clientes, não no que os concorrentes estão fazendo. Sendo assim, acredito que os recursos, tanto do lado do produto quanto de vendas e marketing, que podemos lançar no mercado como parte do Salesforce, são realmente empolgantes e acho que nos darão muita força em relação a qualquer outro concorrente no mercado. E a capacidade de ter a presença da empresa, a capacidade de ter uma ampla gama de tecnologias para analisar e descobrir quais podem funcionar e ser eficazes para os clientes dentro do produto.

Essas são absolutamente necessárias nos fortalecer competitivamente. E acho que sim, já temos taxas de ganhos fortes e consistentes contra todos os concorrentes. Isso deve ajudar a garantir que somos realmente competitivos. Mas a razão de sermos competitivos é porque teremos ótimas soluções para os clientes, e isso fará com que eles queiram nos escolher.

TB: Por que essa aquisição foi chamada de Projeto Tiburon?

Selipsky: [longa pausa]: Eu não posso comentar sobre isso.

TB: Você sabe como eu sei disso?

Selipsky: Não.

TB: Em um slide deck na chamada do investidor ontem, se você olhou para a aba do navegador, o título era Projeto Tiburon. A primeira vez que você ouviu esse nome ou já o ouviu antes?

Selipsky: Novamente, eu provavelmente não vou lá.

TB: Eu estava pesquisando, “ Marc Benioff mora em Tiburon, Califórnia? ”Eu estava tentando descobrir, foi aqui que ele fez o texto inicialmente para fazer a aquisição rolar ... Eu não sei. De qualquer forma, como é isso para observação?

Selipsky: Isso é investigação. … Eu amo a atenção aos detalhes. Bom para você.

TB: A propósito, você pode esclarecer como pronunciar o plural abreviado das visualizações que os produtos do Tableau criam?

Selipsky: Vizzes.

TB: Não são vizzies?

Selipsky: Correto.

TB: Então Marc tem um pouco de trabalho a fazer sobre isso.

Selipsky : Marc fez, com toda a honestidade, um trabalho incrível de entender o que fazemos como empresa. E como falamos sobre a empresa. Ele disse, "ver e entender dados", muito ontem.

TB: Sim, ele fez.

Selipsky: E eu realmente aprecio isso. E ele fez um ótimo trabalho. Então, se precisarmos limpar tudo ao redor das bordas, será fácil.

TB: Sim, isso é menor em termos de problemas de integração.

TB: Como você descreveria sua relacionamento com os principais provedores de nuvem? Sei que você tem a capacidade de seus clientes executarem na nuvem pública, mas o Tableau também tem feito uma pequena transição na nuvem nos bastidores.

Selipsky: Voltou a esse conceito de escolha do cliente e flexibilidade. E isso está no centro da nossa visão e queremos permitir que os clientes executem em todos os ambientes que são importantes para eles. Assim, tanto do ponto de vista técnico, como de negócios e de mercado, é nossa intenção e esperamos ter relacionamentos fortes com os quais nossos clientes se beneficiam com os principais provedores de nuvem.

Assim, para o Tableau On-line, que é nossa oferta de SaaS, que atualmente opera na AWS. Sim, esse é o principal fornecedor de nuvem pública de compartilhamento de mercado. E muitos de nossos clientes estão confortáveis ​​executando esse ambiente. Então, pelo menos para começar, optamos por executar o Tableau Online na AWS. E essa é realmente uma decisão que avaliaríamos ao longo do tempo conforme a demanda ditava. TB: Você já foi questionado se sua história com a AWS desempenhou um papel nessa decisão de ir com eles?

Selipsky: Essa é uma pergunta muito justa. E o primeiro pod do Tableau Online foi implantado na AWS algumas semanas depois de eu ter começado na empresa. Eu prometo a você que não influenciei essa decisão; Eu mal descobri onde os banheiros e as escadas de incêndio estavam depois daquelas duas primeiras semanas. Então essa decisão foi posta em movimento. E eu vou confessar, eu fui a favor da mudança do Tableau Online para a nuvem pública, e eu acho que há muitos benefícios para os nossos clientes que operam dessa maneira, então eu fiquei muito impressionado com isso, mas fiz Não iniciá-lo.

TB: Coloque isso em perspectiva: o que esse momento significa para o Tableau?

Selipsky: Este é realmente o próximo capítulo do Tableau. A empresa começou em um quarto e há cerca de seis anos foi a público na Bolsa de Valores de Nova York. Esses são grandes marcos. E este é o próximo capítulo. Cada capítulo trouxe emoção e possibilidade e novos e melhores resultados para os clientes. Eu acho que este próximo capítulo vai trazer tudo a mesma coisa. Eu, e todos os outros aqui, adoro aprender, ama a descoberta, ama o crescimento e a mudança pessoal e, acima de tudo, ama servir nossos clientes e vê-los sendo bem-sucedidos. E este próximo capítulo realmente acelerará nossa capacidade de fazer todas essas coisas.

MORE: Marc Benioff para investidores céticos: o acordo de US $ 15.7 bilhões do Tableau é uma "combinação espetacular"

Via: Geek Wire

Nenhum comentário