Header Ads

Como Rob Girling, designer do infame Clippy, tornou-se um líder em tecnologia ética

Para quem se lembra do Clippy - assistente de clipe de papel animado do Microsoft Office - você gostaria mais dele como uma máquina de escrever? Que tal um grampeador?

Em meados da década de 1990, Rob Girling era o único designer dedicado do Office. Ele recebeu a tarefa de criar um personagem para ajudar os clientes a navegar pelo Word e pelo Excel, reduzindo o volume de chamadas para centros de suporte feitos por pessoas que lutam para formatar suas cartas e gerenciar seus gráficos de febre.

Em seu brainstorming inicial, Girling percorreu todos os tipos de equipamentos antigos de escritório, "qualquer coisa que eu pudesse pensar e dar uma olhada nele", ele disse.

A equipe escolheu um clipe de papel, cujo apelido formal era Clippit. Outros animaram e tentaram construir um cérebro para a ferramenta, que apareceria inesperadamente como um Grilo-Falante menos charmoso, para dar conselhos de forma perpétua, quer você quisesse ou não.

Enquanto as chamadas de suporte caíram drasticamente, o Clippy foi um fracasso. A ferramenta fazia parte do Office de 1997 a 2004 (dependendo do produto) e, finalmente, descartada por essencialmente incomodar as pessoas.

“É hilário agora, eu posso ver o humor disso ", Disse Girling. “Mas durante anos me envergonhou.” E como todos os bons fiascos fazem, este apresentou algumas lições formativas para Girling, cujo currículo inclui co-fundador e CEO da Artefact, uma empresa de Seattle lançada em 2006. que fornece serviços de design e desenvolvimento de tecnologia. Ele também é co-fundador de 10.000 pés, um desdobramento Artefact que constrói software de gerenciamento de recursos e foi adquirido este mês pela Smartsheet por uma quantia não revelada.

Girling aprendeu o valor de ser cético quando prometido soluções tecnológicas ambiciosas. O objetivo do Clippy era inovador na época: construir um assistente de inteligência artificial para monitorar usuários de software confusos e oferecer correções. Mas a funcionalidade não estava lá. A ferramenta não cumpriu a promessa, disse Girling. Ele gostaria de ter dado mais atenção ao projeto e não tinha acabado de concordar com isso.

Girling aplicou esse pensamento cuidadoso, de questionar o potencial e as armadilhas da tecnologia, ao seu trabalho hoje com a Artefact. . "Esta é uma discussão muito real no design de tecnologia agora", disse ele. “Nos círculos em que nos movemos, isso é muito onde o debate é: como projetamos uma tecnologia que não tenha efeitos deletérios sobre a sociedade e nosso bem estar?”

Para ajudar na conversa, A Artefact lançou no ano passado o Tarot Cards of Tech, um baralho físico que incentiva designers e desenvolvedores a desacelerar e considerar os impactos éticos mais amplos do que estão propondo e construindo. Porque, embora ofereça um tremendo bem, a tecnologia também pode impulsionar o vício, a depressão, a disseminação de desinformação e o enfraquecimento da democracia, a erosão da privacidade e o abuso de poder através do reconhecimento facial.

As apostas hoje eclipsam o pequeno aborrecimento de um clipe de papel de sabedoria. Então, Girling e sua equipe conversam com seus clientes sobre como criar uma tecnologia responsável e acessível. Eles realizam workshops. Eles conversam com os investidores sobre como incentivar o bom comportamento nas startups. Ele também quer ver a política e a legislação para proteger o público de empresas ilícitas.

“Isso realmente significa que a indústria de tecnologia precisa fazer um trabalho melhor pensando em que tipo de futuro estamos criando”, diz Girling. disse.

Nós conversamos com a Girling sobre este Working Geek, um recurso regular do GeekWire. Continue lendo suas respostas para o nosso questionário.

Projeto técnico com o qual eu mais lamento estar envolvido? Eu era um dos criadores do Clippy - sim, aquele Clippy da Microsoft. O clipe de papel foi idéia minha, porque como um jovem designer de UX me pediram para aplicar as idéias de computação social ao Microsoft Office. Eu não estou orgulhoso, mas se tornou uma alegação divertida de fama! (Nota do editor: Esta questão não é tipicamente parte do Working Geek Q & A, embora talvez devesse ser. Girling foi desonesto e acrescentou, e agradecemos a ele.)

Localização atual: Suite 500, 619 Western Ave, Seattle

Tipos de computador: Microsoft Surface Studio 2, Surface Pro 3

Dispositivos móveis: iPhone X

Aplicativos favoritos, serviços na nuvem e ferramentas de software : Adobe Lightroom, 10000ft.com, Deepart.io, 500px

Descreva sua área de trabalho. Por que isso funciona para você? Na Artefact, eu sento - como todo mundo em nosso escritório de plano aberto - ao lado das outras cinco pessoas com quem compartilho uma mesa de trabalho comunitária. Especificamente, sento-me ao lado de Collin Ottinger, nosso diretor de finanças, e co-CEO Gavin Kelly - o que possibilita melhor brainstorming e debate! Temos uma vista da janela para o sul, de frente para Yesler, e os restos lentamente desaparecidos do Viaduto do Caminho do Alasca. Eu não mantenho a carteira mais arrumada, há um monte de bagunça, mas funciona para mim.

Seu melhor conselho para gerenciar o trabalho e a vida cotidiana? Seja gentil com você mesmo. (Vá com calma em suas expectativas de si mesmo.) É uma maratona, não um sprint. (Não tenha muita pressa.) As carreiras são longas, mas a vida é curta. (Não ature besteira.)

Sua rede social preferida? Como você usa para negócios / trabalho? Ele se tornou o LinkedIn por causa da facilidade com que as pessoas podem falar comigo depois de falar em eventos. A plataforma também me ajuda a encontrar e entender melhor as necessidades de clientes, parceiros e futuros funcionários. Também é muito divertido aprender como colegas e colegas no espaço estão deixando sua marca.

Número atual de e-mails não respondidos na sua caixa de entrada? (1)

Número de compromissos / reuniões no seu calendário esta semana? 24 - o que é atipicamente leve!

Como você realiza reuniões? Para as reuniões da nossa equipe de liderança executiva, adotamos a estrutura de reuniões do Nível 10 do Sistema Operacional Empresarial (EOS). Funciona bem para conectar, compartilhar e resolver problemas com os líderes da empresa.

Uniforme de trabalho diário? Calça jeans preta ou cinza, botas e uma camisa com estampas azuis. Talvez um belo capuz ou colete da Patagonia - porque eu incorporo o estereótipo da tecnologia, mas o uso ironicamente!

Como você ganha tempo para a família? Na maioria das noites, minha esposa e eu andamos com nosso cachorro pelo bairro por cerca de uma hora. Toda noite, temos jantares em família.

Melhor apaziguador do estresse? Como você se desconecta? Caminhadas e camping, mas meus hobbies incluem fotografia de paisagem e pintura digital, que usa técnicas de IA para criar arte digital.

O que você está ouvindo? Pivot, Kara Swisher, Making Sense, Sam Harris, RSA Podcasts, Se isso existir ?, e Team Human / Doug Rushkoff são meus podcasts. Para a música, agora eu estou ouvindo Ry Cooder (Paris Texas), Pedro, o Leão e os Cocteau Twins.

Leituras diárias? Sites favoritos e boletins informativos? New York Times, Guardian, Economist, Atlantic Monthly, GeekWire e TechCrunch

Reserve na sua mesa de cabeceira (ou e-reader)? “A era do capitalismo de vigilância” por Shoshana Zuboff

IMAGEM_5

Coruja nocturna ou madrugador? Uma coruja da noite no inverno, mas um madrugador no verão.

Onde você consegue suas melhores ideias? Na banheira, durante minhas corridas matinais ou nos fins de semana.

De quem você gostaria de saber mais sobre o estilo de trabalho? Estou sempre muito impressionado com escritores profissionais, designers e / ou artistas que trabalham em casa ou em um estúdio caseiro. É preciso muita disciplina para se comprometer com um grande projeto de redação, projeto de sprint ou empreendimento artístico, mas é muito fácil para mim me distrair e perder o foco em casa. Eu me divirto demais com a minha família, ou me perco rapidamente em um buraco de coelho da pintura digital!

Via: Geek Wire

Nenhum comentário