Header Ads

Advogado do diabo: a Huawei pode ser mais segura que a Apple

Vamos falar sobre por que a Huawei está sob fogo agora e por que seus smartphones não são mais perigosos para você do que um iPhone. Esta semana, tenho falado com pessoas de todos os Estados Unidos sobre o valor de um smartphone, como a Huawei está dominando o mundo e por que confiar em uma empresa telefônica significa confiar em um governo. Agora vamos ao âmago da questão: é seguro usar um telefone Huawei em 2019?

Um pouco de flip-flop

< Nesta semana, dois importantes flip-flops aconteceram na indústria de dispositivos móveis. Ambos tinham a ver com a reintegração da Huawei em listas feitas por grandes players do setor no mercado de telefonia móvel nos EUA. Uma delas foi a Wi-fi, Bluetooth e as alianças com cartões SD que removeram a Huawei de suas fileiras, depois restabeleceram a Huawei em uma semana. A mesma coisa aconteceu com a Huawei e o Google com o Mate 20 Pro no programa Android Q Beta.

Então, qual é o negócio? Como JC sugeriu esta manhã (nesse segundo link do artigo), esses vários grupos podem ter escritórios situados nos Estados Unidos, mas seus objetivos são muito mais elevados do que apaziguar o governo dos EUA. Apesar das fontes de cautela do governo dos EUA sobre a Huawei como marca, essa situação está se tornando rapidamente conhecida como proibição da Trump para a Huawei. Se por nenhuma razão diferente disso, a Huawei tem uma chance de lutar para se recuperar.

Particular ou público

E o que torna a Huawei tão diferente de uma empresa como a Apple ou a Samsung, as duas maiores marcas de smartphones do mundo? Eles são todas empresas privadas - certo? Eles certamente não são de propriedade e comercializados como os outros - disso você pode ter certeza.

• Samsung: conglomerado multinacional. HQ: Samsung Town, Seul, Coreia do Sul • Apple: empresa de tecnologia multinacional. HQ: Cupertino, Califórnia, EUA • Huawei: empresa de tecnologia multinacional. HQ: Shenzhen, Guangdong, China

A Samsung é uma sociedade anónima e as acções podem ser adquiridas por qualquer pessoa através de corretores ou na RDA em Londres ou no Luxemburgo. A Apple é uma empresa de capital aberto e ações podem ser compradas nos EUA desde 12 de dezembro de 1980. A Huawei não é uma empresa de capital aberto.

A Huawei é uma entidade privada que só pode ser investida por funcionários da empresa. Além do 1% de ações pertencentes ao CEO, todas as ações são detidas por um comitê sindical que aparentemente representa os acionistas dos funcionários da Huawei. Este comitê pode ser a chave para como a empresa é ... meio que ... meio estatal.

De acordo com Balding e Clarke *, "dada a natureza pública dos sindicatos na China, se a participação acionária da O comitê sindical é genuíno, e se o sindicato e seu comitê funcionarem como sindicatos geralmente funcionam na China, então a Huawei pode ser considerada estatal. ”

* Para ler mais sobre o assunto da Huawei status legal atual dentro da China, dê uma olhada no restante do artigo: “Quem possui a Huawei?” (17 de abril de 2019) como autor de Balding, Christopher e Clarke, Donald C .. Este artigo foi publicado com o código DOI: 10.2139 /ssrn.3372669 na SSRN (Rede de Pesquisas em Ciências Sociais com a Elsevier).

Mas espere, você não disse Huawei > Maçã?

Só existe uma maneira de acreditar que a Huawei é "mais segura" do que os dispositivos fabricados pela Apple. Primeiro, eu preciso assumir que qualquer uma das empresas tinha alguma má vontade para com seus consumidores. Eu não acho que isso seja verdade. Acho que o objetivo de ambas as empresas é atender os consumidores com produtos que os encantem a um nível que eles aproveitem o máximo de tempo possível.

A ÚNICA maneira de assumir que a Huawei era "mais segura" do que a Apple é se eu tivesse total confiança no meu próprio governo e em suas agências de aplicação da lei. Se isso fosse verdade, eu precisaria me alongar mais e assumir duas coisas:

1. O escrutínio que a Huawei está fazendo agora pelas agências de inteligência em todo o mundo precisaria significar que eles provavelmente não farão qualquer coisa que seja considerada inadequada ou perigosa com seus clientes (ou os dados de seus clientes).

2. O grau em que a Apple estava (e está) disposta a impedir que entidades de terceiros (mesmo policiais, até mesmo o governo dos EUA) contornassem a segurança de login do iPhone precisaria significar que a Apple é o cara mau.

A primeira parte é um trecho, para dizer o mínimo. A única razão pela qual mencionei essa situação de "segurança por causa do escrutínio" é o número de vezes que vi isso sugerido em fóruns nas últimas semanas.

Se eu acreditasse que a Huawei era uma ameaça para mim, usar o ângulo do "escrutínio" seria um absurdo por causa da nossa tendência moderna de perdoar e esquecer (principalmente devido à nossa atenção extremamente pequena tanto individualmente quanto como sociedade). Se a Huawei fosse uma ameaça para mim, dependendo apenas das agências de inteligência do governo, manter a empresa sob controle seria apenas um jogo de espera.

A segunda parte é absurda - Se você der uma olhada na entrevista do Tim Cook sobre a situação do FBI em 2016 e o ​​vídeo de criptografia John Oliver (também mostrado abaixo), você verá que as intenções da Apple são Boa.

Acredito que estou bem seguro usando um smartphone, tablet ou laptop da Huawei neste exato minuto, principalmente porque não estou em posição de dar afastado quaisquer segredos do governo. Eu sou praticamente um ninguém no grande esquema do governo neste momento, então sobre isso, eu não estou preocupado. Não para mim mesmo, de qualquer maneira.

A Huawei é segura de usar?

Se eu tivesse preocupação com minha própria privacidade, encontraria uma maneira de parar de usar um smartphone. Não seria particularmente difícil, na verdade. Eles ainda fazem "feature phones", afinal. Eu confiaria em um iPhone com um sensor de ID de toque mais, de todos os telefones no mercado hoje.

A melhor pergunta a fazer agora é: “a Huawei é inteligente para usar agora?” E a resposta é “talvez não” - não se você estiver querendo usar o mesmo telefone com atualizações de software para o próxima meia década. Isso pode ser um problema. Se você deseja apenas usar um telefone Huawei nos próximos dois anos e não tiver segredos comerciais úteis, então, claro! Sem problemas! Apenas não pratique atos criminosos internacionais em nível de governo e não espere participar de nenhuma festa da Casa Branca em breve!

Linha de tempo e linha do tempo do Story TimelineHuawei: Google, Microsoft, celulares Android 5G congelados dos planos de operadora de telefonia celularHuawei ameaça banir o Android também

Via: Slash Gear

Nenhum comentário