Header Ads

A Amazon estava aqui: os primeiros funcionários lembram os dias de inicialização no prédio de Seattle que logo desaparecerão

Em um prédio não-descritivo de quatro andares, na esquina do icônico Pike Place Market de Seattle, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, certa vez se sentou em um minúsculo escritório com tapetes manchados. Sua visão do espaço desordenado no quarto andar tinha vista para a Segunda Avenida e uma cidade ainda a ser totalmente transformada por sua startup de venda de livros. Permanecendo na semana passada no espaço onde costumava ficar o escritório de Bezos, bagunça de caixas e livros foram muito longe. Os corredores estreitos haviam sido destruídos. Não havia escritórios espremidos nos armários. As centenas de funcionários da Amazon que ajudaram a construir a empresa em seus primeiros anos já haviam se mudado e se transformado em muitos milhares de anos. Mas no edifício assustadoramente silencioso, era difícil não imaginar a risada característica de Bezos se destacando. as paredes.

"A empresa se tornou em parte o que é porque todos trabalhamos muito aqui", disse Erica Jorgensen, ex-funcionária da Amazon, enquanto circulávamos o quarteirão. Então subiu a escada empoeirada para dentro.

Tanta coisa deu lugar à Amazon e ao crescimento da gigante de tecnologia em sua cidade natal. Enquanto a empresa reinventava a cidade com seu campus urbano ao norte do centro da cidade, edifícios antigos caíram e novos arranha-céus aumentaram.

E agora, blocos da sede da Amazon, um pedaço de sua própria história é Destacado para demolição. O Chromer Building, ou Edifício Columbia, como era conhecido quando a Amazon ocupava dois andares no final dos anos 90, não se rendia ao vidro e ao aço de outra torre amazônica. Mas o projeto do condomínio que irá substituí-lo ainda é um sintoma de mudança impulsionada pela empresa e seus irmãos de tecnologia. Em 2019, enquanto Seattle enfrenta um crescimento sem precedentes causado em grande parte pela economia tecnológica - incluindo mais de 45.000 funcionários da Amazon na cidade - a própria empresa está superando sua cidade natal como se fosse a 1516 Second Ave. cerca de 20 anos atrás.

Testemunhar um prédio de escritórios vazio que deu origem a seus primeiros sucessos e ouvir de funcionários que ajudaram a alimentar esse sucesso é voltar no tempo. , para reviver um capítulo crucial na história de uma startup que se tornaria uma das empresas mais influentes do mundo.

Mesas de portas, cães e essas risadas

A GeekWire falou com quatro desses funcionários depois de saber que alguns estavam relembrando em um grupo privado do Facebook chamado “Amazon Old Skool” sobre o planejado fim do que eles conheciam como o Edifício Columbia. Era o terceiro escritório para a jovem empresa, depois de começar na garagem de Bezos em Bellevue, Washington, e depois se mudar para um local ao sul do centro de Seattle.

O prédio, construído em 1906 e renomeado como Chromer Building. depois de uma venda em 2013, foi vendida novamente no último verão por US $ 32,5 milhões, e a desenvolvedora Pinnacle Plus Development LLC da Bellevue planeja uma torre de condomínio de 45 andares no local. Eles criaram um website, mas os planos enviados para a cidade oferecem mais informações sobre o escopo e o design do projeto de uso misto que terá varejo e até 500 residências.

< Muito parecido com o bairro de South Lake Union, que a Amazon transformou de armazéns fragmentados em modernos escritórios de tecnologia, o futuro do prédio será uma mudança radical em relação ao passado.

era assustador. Estava escuro e tinha uma vibe assustadora ”, disse Jorgensen, que foi a segunda editora e entre os funcionários nº 50 e 75 quando ela começou na Amazon em 1997. Ela forneceu ao GeekWire tabelas de lugares para o segundo e quarto andares. a partir de março daquele ano - apenas alguns meses antes da empresa abrir o capital. O único inquilino que restou no prédio agora é a Lime, a operação de compartilhamento de bicicletas com sede em San Francisco, que tem um pequeno escritório em nível da rua. Andamos pelo espaço deles e subimos uma escadaria na última semana. Estando no que já foi o escritório de Bezos, no agora vazio quarto andar, Jorgensen recordou a confusão absoluta de livros. Corredores estreitos emoldurados por paredes de cubículos levavam a pequenos escritórios, e as pessoas pareciam estar apinhadas em todos os espaços utilizáveis. Olhando para os mapas de assentos, ela citou os nomes de dezenas de funcionários iniciais e de onde eles vieram e para onde foram se tivessem saído da Amazônia.

Jorgensen não construiu o seu próprio “balcão de porta”, mas ela disse que teve que modificá-lo com uma serra, cortando alguns centímetros das pernas. . Ela estava em um escritório diferente em 28 de fevereiro de 2001, quando o terremoto Nisqually de magnitude 6,8 atingiu Seattle. A escrivaninha robusta veio a calhar como um esconderijo. A própria escrivaninha da porta de Bezos e seus tapetes de escritório manchados, junto com o entorno obscuro do lado de fora do Edifício Columbia, foram transmitidos para uma nação em um "60 Minutos" de 1999. segmento na Amazon. O repórter Bob Simon começa oferecendo sua impressão do bairro antes de localizar o QG da Amazon. “No andar de cima, ele também não parece ser de alta tecnologia. Mais como um dormitório de faculdade do que uma sede corporativa ”, disse Simon no vídeo clássico. “E depois tem o chefe. Você geralmente o ouve antes de vê-lo. É o riso estridente do bilionário Jeff Bezos. ”

Simon cumprimentou Bezos e começou a zombar de seu espaço de trabalho.

“ Vamos lá, ”Simon disse. "Quero dizer, você pode pagar uma mesa melhor do que isso."

"É um símbolo", Bezos respondeu, "de gastar dinheiro em coisas que importam para os clientes e não gastar dinheiro em coisas que don ' t. "

" E você não precisa de tapetes limpos, "Simon respondeu.

O lugar foi esvaziado, e o carpete manchado é desapareceu, mas os contornos das paredes do escritório ainda são visíveis nos pisos de madeira. Colunas de madeira antigas se destacam e uma parede de tijolos foi exposta. Olhando para as tabelas de lugares fornecidas por Jorgensen, imaginamos que caminho Bezos se viraria para visitar determinados escritórios ou a cozinha ou sua então esposa MacKenzie, cuja escrivaninha ficava em um pequeno local no centro do prédio, não muito longe da sala de fax e correio. .

Jorgensen lembrou-se de visitar MacKenzie, porque ela disse que faltava um zero em seu primeiro salário, e o contador da Amazon teve que consertar.

Como editor de texto e criador de conteúdo O trabalho de Jorgensen era entrevistar autores famosos e em breve famosos e escrever resenhas de livros para o site, entre outras coisas. Ela se lembrava da confusão de livros por toda parte. Livros foram trazidos do armazém no SoDo para que pudessem ser digitalizados em imagens para o site. Um "processo terrivelmente manual", como ela se lembra.

Ela estava lá ao lado de pessoas como Susan e Eric Benson, cujo Corgi Rufus foi o primeiro mascote da Amazon. O cão, que agora tem um prédio da Amazon nomeado em sua homenagem em South Lake Union, gerou uma cultura amigável para cães na empresa que é facilmente reconhecível hoje em dia. Mas Rufus não apenas mentiu por aí - a pata do cachorro foi supostamente usada para pressionar o teclado para liberações de código de sites.

Entrevistas foram conduzidas em uma escada "assustadora" ao longo do parte de trás do edifício, e as pessoas trabalharam durante a noite e todo o fim de semana. Aos 26 ou 27 anos de idade, Jorgensen disse que não tinha idéia, na verdade, do que a Amazon estava prestes a se tornar, mas havia energia no ar quando os autores entraram para fazer sessões de autógrafos. Os capitalistas de risco visitaram. O vice-presidente Al Gore foi levado.

"Passei muitas, muitas horas lá", disse Jorgensen. “A empresa se tornou, em parte, o que é porque todos nós trabalhamos duro aqui. Não podemos receber todo o crédito, mas muitas pessoas que há muitos anos tentam ajudar a empresa a ter sucesso. Havia muito sangue, suor e lágrimas. ”

Jorgensen saiu em 2001, e ela riu e suspirou quando perguntada por que ela desistiu.

“ Eu estava, eu acho, segunda pessoa a ter um bebê, e minha filha estava com muita cólica ”, disse Jorgensen, que agora trabalha na Microsoft. "Eu estava completamente exausto e estava tipo: 'estraga tudo, eu serei pai, não posso mais fazer isso'. Não tenho uma ilha tropical porque saí antes de minhas ações estarem totalmente garantidas. Nos dias ruins, eu calcularia quanto valeria a pena e isso seria ruim. ”

Maluco, intenso e emocionante

IMAGEM_8

Marilyn Dahl ouviu a risada. Ela foi contratada como gerente de compras em 1997, depois de passar 20 anos na Universidade Bookstore e, em seguida, em algum tempo em um atacadista de livros chamado Pacific Pipeline. "Eu me lembro de entrar para a minha entrevista e foi neste estranhamente vazio o quarto e todos os tapetes estavam sujos e meio manchados e eu pensei: 'Ah, eu não sei sobre isso' ”, disse Dahl. “E no corredor eu podia ouvir Jeff rindo. Essa foi a minha primeira apresentação para ele. ”

O primeiro escritório de Dahl no Columbia Building ficava em uma pequena sala em um mezanino acima da mesa de sinuca do Art Bar, um estabelecimento no andar de baixo. Ela podia ouvir as pessoas jogando sinuca enquanto trabalhava. Em seu segundo ou terceiro dia, ela olhou para o beco entre Pike e Pine Streets e havia dois caras atirando. "Eu pensei: 'Eu estou no centro agora, baby!'", Disse Dahl. . “Era um lugar maluco.”

Tantas pessoas estavam sendo contratadas que algumas se lembravam do sistema elétrico que fumava devido à sobrecarga. A fumaça do cigarro também subia do bar lá embaixo.

"Meu escritório foi transferido - porque muitas pessoas estavam chegando - até o final de um corredor, e eu estava bem ao lado da máquina de Coca-Cola". Dahl disse. “E havia algumas pessoas ao meu redor, e lembro-me de chegar às nossas mesas e nos deparar com o cachorro de alguém que estava sempre dormindo lá. Eles simplesmente amontoaram tantas pessoas naquele prédio. ”Dahl, que tem 73 anos agora, era mais velha na época do que a maioria das pessoas contratadas para mudar a forma como fazemos compras. A Amazon foi atraída por sua extensa experiência e reputação como compradora de livros. Depois de ser encontrada por um headhunter, ela foi solicitada a enviar informações que incluíam as notas do ensino médio do SAT. "E eu pensei: 'Ah, fiz um teste de SAT quando estava no ensino médio?' Eu não sei ”, disse Dahl. “Então, eu procurei o SAT e acabei inventando algo que parecia razoável.”

Dahl, que se referiu aos primeiros anos da Amazon como “excêntricos” e “intensos” e "Emocionante", lembrou muito da experimentação que foi feita para tentar descobrir como fazer a empresa funcionar, os consertos constantes. Um ano eles pediam livros aos editores, depois olhavam para as métricas e mudavam para as encomendas dos atacadistas. Eles olhavam os números novamente e voltavam para os editores. "Ao invés de fazer as pessoas comprarem, eles queriam descobrir como automatizá-lo, o que acabou não funcionou" Dahl disse. "Eu pensei, 'Eu não quero mais estar aqui'. Parecia que estava tirando o romance e a diversão do negócio de livros para mim."

Ela partiu depois de seis anos e juntou-se à Shelf Awareness, uma editora sediada em Seattle que distribui um boletim informativo sobre livros e a indústria do livro para leitores e profissionais do comércio de livros, onde ela ainda trabalha hoje.

vida ", disse Dahl. “Para mim foi uma época de turbulência. Eu acho que todos os dias na Amazon de certa forma é um momento de turbulência porque, você sabe, todo dia é o Dia 1. E às vezes você só quer trabalhar em um lugar onde é o Dia 3. ”

Jonathan Leblang começou na Amazon em fevereiro de 1999. Ele acabou de marcar seu vigésimo ano na empresa, onde hoje ele trabalha como diretor de gerenciamento de produtos da Amazon Web Services. , focado no Alexa for Business. Ele também é administrador do grupo Amazon Old Skool no Facebook, onde a nostalgia dos primeiros anos é passada.

Quando a Leblang entrou na empresa, a empresa tinha acabado de lançar músicas (CDs) e vídeo (DVDs / VHS). ofertas e ele ficou intrigado com a paixão que seus colegas de trabalho tinham por várias formas de mídia. "Comecei exatamente na frente de um grande número de contratações, então a equipe de instalações (eu acho que foi realmente apenas uma pessoa) estava fazendo o melhor para encontrar lugares para todos ”, disse Leblang sobre o edifício Columbia. “Eu tive um gostinho disso durante a minha entrevista - cada entrevistador me levou do outro lado da rua para tomar café porque não havia nenhuma sala de conferência disponível para me entrevistar. Eu bebi muito café naquele dia!”

Agora, Leblang trabalha em um escritório da Amazon em East Palo Alto, na Califórnia, que é uma atualização significativa do seu espaço de trabalho original. Sua mesa em 1999 foi localizada no que ele chamou de corredor expandido entre várias equipes diferentes. E foi logo acima do palco localizado no clube abaixo, e quando ele trabalhava até tarde nas noites de sexta-feira - uma ocorrência comum para a startup - ficava muito alto quando a música entrava em cena.

apenas mude sua vida profissional. Seu arranjo de assentos mudou sua vida pessoal. “Estava tão cheio que havia outra mesa em um ângulo de 90 graus em relação aos meus (cantos se tocando)”, disse Leblang. “A pessoa naquela mesa e eu tive que coordenar a levantar de nossas mesas, porque nossas cadeiras colidiriam se nós duas voltássemos ao mesmo tempo. Teria sido um grande inconveniente, exceto que tornava muito fácil conhecer essa outra pessoa - e a pessoa que estava naquela mesa agora é minha esposa. Nós estamos casados ​​há 17 anos. ”Leblang permaneceu na Amazon todos esses anos, em parte porque assustou outras pessoas - a capacidade de trabalhar em uma grande variedade de produtos, não apenas livros. Abraçando o fracasso, tentando coisas novas, focando no cliente - o Leblang pode marcar todas as frases-chave. Ele viu a Amazon no modo de inicialização e permaneceu vendo a empresa como gigante da tecnologia. "Eu sempre soube que cresceríamos, mas nunca imaginei onde estaríamos hoje", disse Leblang. “Mas eu realmente acho que a cultura de startups permaneceu. Cada um dos projetos em que trabalhei tem sido como sua própria pequena startup, onde estamos tão engajados e obcecados pelo cliente como éramos há 20 anos. ”

'Olá, Amazon.com… '

Como uma empresa obcecada pelo cliente, a Amazon sempre colocou uma importância em ser alcançável. Os gráficos de assentos de 1997 mostram um grupo de 10 mesas no segundo andar do Edifício Columbia, onde uma equipe de representantes de atendimento ao cliente sentava. Hoje, a Amazon tem mais de 75 locais de atendimento em todo o mundo, oferecendo suporte por telefone, email e bate-papo 24 horas por dia. Brad Lambert abriu caminho. Ele estava farto de um show no Pike Place Market em 1996, quando visitou uma agência temporária em Seattle. Ele disse que só queria um emprego em ambientes fechados e a mulher disse que uma nova empresa chamada Amazon.com estava procurando por uma recepcionista. “Eu tenho um trabalho interno sentado em uma mesa atendendo telefones. Era exatamente o que eu queria na época ”, disse Lambert, que era funcionário número 57.“ Basicamente, mudei com a empresa à medida que crescemos e levei o trabalho de recepção para cerca de 750 funcionários. E eu sabia o nome e extensão de todos. Você podia andar pela porta da frente e eu sempre fui muito amigável e achei que fiz um excelente trabalho, francamente. ”

Falando por telefone de sua casa perto de Hood Canal, Wash., Onde ele agora trabalha como Como gerente de projeto de uma empresa de folha de pagamento de RH com sede na Flórida, Lambert mostrou a voz que cumprimentava as pessoas que telefonavam naqueles primeiros dias. “Eu costumava amar fazer minha voz”, disse ele. “Eu tinha essa voz e toda vez que o telefone tocava seria, um,‘ Olá, Amazon.com… Olá, Amazon.com ’Você sabe, isso era apenas o padrão. E então eu direcionava o telefonema para a pessoa certa. E então eu faria todas as mensagens de voz na empresa. Então, à noite, se você ligasse, você me perguntaria: "Você chegou à Amazon.com fora do horário normal da recepção", sabe, coisas desse tipo. E todo mundo costumava rir da minha voz porque era bem suave e relaxante. ”





Lambert disse que sempre quis ser um cara de voz em comerciais de TV, mas nunca deu nele. Em vez disso, ele fez a transição para um papel na Amazon em garantia de qualidade internacional, o que exigiu o teste do site e a certeza de que estava pronto para ser lançado todos os dias. Ele permaneceu na empresa por oito anos, deixando o cargo em 2003.

As tarefas iniciais de Lambert na empresa, além de atender os telefones, são difíceis de serem visualizadas, dado o imenso tamanho da operação hoje. Ele fez os primeiros “emblemas azuis” para os funcionários - um identificador onipresente de tecnologia de funcionários no centro de Seattle hoje - quando eles eram apenas papel. Ele iria comprar sacolas gigantescas de isopor para serem usadas em remessas de livros. "Eu costumava andar pela Amazon e [imitando a música do Imperial March de Darth Vader] dizer: 'Um dia nós estamos vai ser enorme! ”e todo mundo riria”, disse Lambert. "E eu diria: 'Algum dia teremos nosso próprio avião!' E todos riram. Sempre foi meio irônico, mas você acabou de ver isso acontecendo e foi tipo: "Esse lugar vai explodir". Era a coisa certa na hora certa. Isso é tudo que foi. E o líder certo, quero dizer, Jeff é um cara brilhante. ”Lambert disse que ele era amigo de MacKenzie Bezos, e que ele tomou uma cerveja com Jeff uma vez no Art Bar na Segunda Avenida. Ele disse que não sabe mais como chegar a nenhum deles. E embora ele próprio não seja um bilionário, as ações da Amazon da Lambert o ajudaram a concretizar seu sonho há 15 anos de construir uma casa na propriedade de Hood Canal que era de sua família. “Acho que há muita coisa pessoas com caminhões de US $ 10 milhões ”, brincou. "Eles gastaram US $ 20 mil em ações e, se tivessem 20 anos, seriam US $ 20 milhões", disse Lambert.

Seattle certamente mudou muito os anos desde que Lambert se mudou para o que ele chamou de "o meio do nada". A Everything Store, que antes precisava de um cara para atender telefones e pegar amendoins, agora é uma empresa de US $ 900 bilhões liderada pela pessoa mais rica do planeta. Trabalhadores de escritório agora labutam em vidro Esferas cheias de plantas exóticas na base de torres reluzentes, uma das quais é chamada de Dia 1. Trabalhadores costumavam correr para o “assustador teriyaki” do outro lado da rua do Edifício Columbia. Agora eles pegam comida em locais Amazonair sem caixa ou em restaurantes badalados por toda a cidade que foram gerados em parte pela rápida ascensão de seus empregadores.

Uma nova torre de condomínio também se elevará no coração da cidade. E, embora substitua um pouco da história da tecnologia ao longo do caminho, o novo prédio ficará por conta do que a Amazon já construiu.

“Ver isso agora é inacreditável. É simplesmente surpreendente para mim ”, disse Lambert. “Eu acho que é surpreendente para qualquer um que estava lá na época. … Nós vendemos livros. E tudo que eu queria era um trabalho para sair da chuva ”.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário