Header Ads

Transformando a vida de Steve Jobs em ópera: Equilibrando o homem, o mito e a tecnologia que mudou tudo

Não era o projeto que Mark Campbell estava sonhando.

“Na verdade, foi Mason Bates, o compositor, que sugeriu a idéia de Steve Jobs como um ópera ”, lembra Campbell, um libretista cujo trabalho anterior recebeu um Prêmio Pulitzer de Música. "E eu fui, 'Oh Deus, não.' Porque a minha impressão de Steve Jobs naquele momento não era muito boa ... havia alguns aspectos muito ruins desse homem e eu só sabia disso."

A combinação resultante das palavras de Campbell e da música de Bates recebe sua estréia na costa oeste este mês, quando o Seattle Opera encena“ The (R) Evolução de Steve Jobs. ”A ópera salta no tempo - de Jobs quando criança em 1965 até sua morte aos 56 anos em 2011 - enquanto Jobs revisita memórias formativas enquanto enfrenta sua mortalidade. Cada cena destaca o que Campbell disse, “um aspecto diferente de Steve Jobs e como fomos informados por alguns desses eventos.” A ópera já alcançou um marco este mês, quando o álbum da produção original de 2017 pelo Santa Fe Opera ganhou o Grammy de Melhor Ópera de Gravação, depois de receber três indicações ao prêmio. E para aqueles preocupados que “ópera” é um eufemismo cruel por estar trancado em um prédio sem janelas horas a fio sem um banheiro à vista, a produção de Seattle dura 85 minutos sem intervalo - em parte, talvez, um aceno para o curto focos de atenção inspirados nos iPhones e iPads da Apple.

Campbell, junto com o diretor Kevin Newbury e o barítono John Moore, que interpreta Jobs, recentemente sentou-se comigo para um programa público em O novo Opera Center de Seattle Opera para discutir a transformação da vida de Jobs, com todo o seu brilho imperfeito, em arte operística. Não surpreendentemente, todos os três são usuários da Apple. "Eu aprendi o papel inteiro - áudio e, obviamente, a pontuação - no meu iPad", disse Moore. “Eu controlo minha playlist no meu relógio. Eu uso AirPods em meus ouvidos ... Steve Jobs é mais uma parte da minha vida do que qualquer outra pessoa. ”

A afinidade de Campbell pela Apple, apesar de suas dúvidas anteriores sobre a co -fundador, remonta décadas. “Eu tive meu primeiro Macintosh em 1984 e estava na mesa da cozinha no meu pequeno estúdio do East Village. E foi uma maravilha. Quer dizer, eu costumava trabalhar em publicidade e design, então eu estava realmente atraído por essa linda máquina ”, disse ele. O que é especialmente fascinante, disse Newbury, é a combinação de quem Jobs era e o que ele foi capaz de criar. "Nunca houve um único gadget, peça de arte ou tecnologia que contivesse tanta informação sobre quem somos, o tipo de espelho negro de nossa alma que é o nosso telefone e computador", disse ele. “E então, como esse homem pensou?”

A produção não pretende ser uma recitação palavra por palavra do que realmente aconteceu na vida de Jobs - de fato, o libreto claramente observa que não é "autorizado ou endossado" pela Apple ou pela propriedade de Jobs. No entanto, "tudo é baseado em um evento real", disse Campbell. “A aula de caligrafia realmente aconteceu. O ácido tomando no campo aconteceu. Será que Chrisann (Brennan, namorada de Jobs) interrompeu Woz (co-fundador Steve Wozniak) e Steve enquanto eles estavam fazendo a primeira diretoria? Não, provavelmente não, mas é drama ... tudo é baseado em fatos. ”

Ainda assim, criar uma obra de arte para uma forma em que a longevidade é medida em séculos, e não em ciclos de atualização de smartphones, exigiu que Campbell pense muito sobre o que deixar de fora.

"Decidimos muito cedo para não mencionar quaisquer produtos pelo nome", disse ele. "Falamos sobre o iPhone na primeira música - o primeiro grande número é o lançamento de um produto - mas não dizemos" o iPhone ". Não falamos sobre o computador da Apple One nem nada disso. Isso daria uma espécie de data à língua. ”

Nem mesmo o inimigo corporativo da Apple recebe o tratamento silencioso. Microsoft é apenas referida como "Seattle" ou "o grande M". A produção em si é um personagem, também, "fundamental para a narrativa", disse Newbury. “O objetivo da produção, como os próprios produtos da Apple, era criar algo que fosse totalmente transparente, em que a forma, o conteúdo, a função e a arte fossem completamente casados ​​e inseparáveis ​​um do outro.” Isso, ele disse, significa para o Como o single opera opera, isso flui muito, “você não pode realmente dizer o que é o vídeo, o que é iluminação, o que é design, o que é coreografia, porque toda a produção se move como uma unidade”.

Mas se você tem a impressão de que criar uma ópera sobre uma figura de culto que virou ícone da cultura pop significa simplesmente dominar o co-fundador da Apple, a luz e a escuridão estão no palco. Não é principalmente sobre Jobs como o herói mítico da tecnologia. "Ponha de lado esse mito, e o que ele está sentindo por Laurene (Powell Jobs, sua esposa) agora em seu segundo encontro com ela?", Disse Campbell. . “Como ele está se desmoronando por dentro porque ele a ama? Isso é o que você faz. É uma história humana. "

" É sobre um ser humano tentando lidar com ser um gênio e ser entendido e mal compreendido ", disse Newbury.

Recorrente através da ópera, Moore diz, é falha. “Nós conseguimos ver como Steve falha no amor. Ele falha nos negócios. Nós o vemos falhar para que possamos verificar algumas dessas coisas de uma forma que é mais humana do que apenas "Steve era um idiota e a Apple não estava trabalhando", disse Moore. "Eu só acho que isso realmente diminui."

Moore espera que a ópera ressoe com aqueles que estão representados nela. “Se alguém aparecer nesta ópera, será Woz. Com certeza Wozniak iria fazer o check-in aqui e dizer: "Eu quero ver o que eles fizeram", ele disse.

Há mais uma pessoa que ele gostaria de ver. "Eu adoraria estar saindo pela porta do palco e essa mulher está saindo do lado, e ela vem e me agarra", disse Moore. “E é Laurene Jobs. O sonho, para que ela diga, 'obrigado'. ”(“ A (R) evolução de Steve Jobs ”acontece de 23 de fevereiro a 9 de março no McCaw Hall em Seattle.) p>

Via: Geek Wire

Nenhum comentário