Header Ads

A assinatura de tinta da HP possui DRM que desativa os cartuchos da impressora

A tinta da impressora é cara. A HP promete ajudar com um serviço de assinatura de tinta, completo com cartuchos que param de funcionar quando você cancela sua assinatura. Mas a HP faz com que você conte páginas, e eu prefiro imprimir o quanto quiser.

O serviço de assinatura de tinta da HP soa como um bom negócio

Em meados de 2016 eu estava correndo em um problema recorrente. Eu estava sempre sem tinta e os novos cartuchos eram caros. As impressoras a laser podem ser mais baratas para muitas pessoas, mas minha família imprime tantas fotos coloridas quanto documentos de texto, o que significa que elas não são uma boa opção para mim. Por isso, comprei uma nova impressora a jato de tinta com a promessa do serviço de assinatura de tinta fácil de usar da HP. Por um custo baixo, eu sempre teria toda a tinta de que precisava - desde que mantivesse o limite de uma página, ou seja.

Agora, anos depois, percebi que havia outro preço admissão. A tinta que eles me enviaram não é minha; é deles. E se eu cancelar a assinatura quando o ciclo de faturamento terminar, a impressora não usará mais a tinta, e a HP exige que eu a envie de volta para ela. Tenho que comprar tinta nova para substituir a tinta que já está na minha casa.

O HP Instant Ink é fácil de usar e de baixo custo frontal

Desde que a impressora conectada à internet da HP ofereça suporte, o HP Instant Ink é muito fácil de configurar. Você acessa o site de inscrição, inscreve-se para uma conta e conecta sua impressora. Depois de concluir a inscrição, a HP enviará a você cartuchos de tinta; o faturamento começa quando você os instala na sua impressora. A HP exige que você escolha um plano que limite as páginas que você pode imprimir a cada mês. A HP não se importa com o que você imprime, apenas as páginas necessárias para o trabalho. Uma página com uma única palavra e uma página de foto colorida são as mesmas no que diz respeito ao plano. Se você não usar todas as suas páginas atribuídas no mês, as páginas extras serão transferidas e você poderá usá-las no próximo mês.

O quanto você paga depende do número de páginas que você pode imprimir e rolar -sobre. A HP oferece um plano gratuito com 15 páginas por mês, mas sem capotamento. Se você exceder o limite, pagará US $ 1 por cada conjunto de 10 páginas impressas (ou seja, se imprimir cinco páginas, ainda pagará US $ 1). O primeiro nível pago é de US $ 2,99 por mês para 50 páginas e a capacidade de transferir mais de 100 páginas dos meses anteriores. Páginas adicionais ainda são US $ 1 para um conjunto de 10 páginas. O próximo passo é de US $ 3,99 por mês, com 100 páginas por mês e 200 páginas de rollover. Você pagará US $ 1 para conjuntos de 15 páginas se ultrapassar esse nível. A camada superior é de US $ 9,99 por mês em 300 páginas e 600 páginas de rolagem. Você pagará $ 1 por conjunto de 20 páginas se ultrapassar este limite de nível.

A tinta pára de funcionar se você cancelar

Este é o kicker: se você cancelar, sua tinta parará trabalhando. Você leu certo; Assim que seu ciclo de faturamento terminar, a impressora não aceitará mais a tinta e você deverá enviá-la de volta para a HP. Pelo menos, eles fornecem a postagem e a embalagem para esse fim.

A HP não explica as consequências nos termos de serviço por não enviar a tinta de volta. Por isso, verificamos com um agente de suporte. Eles explicaram que nada acontece se você não os enviar de volta, mas os cartuchos parariam de funcionar. Você precisará comprar mais tinta se quiser continuar imprimindo. A HP envia uma tinta especialmente marcada como parte desse processo, e sua impressora reconhece que ela é destinada apenas aos assinantes do Instant Ink. É essencialmente DRM, mas em vez de bloquear um filme ou livro digital, isso bloqueia um produto físico: a tinta na sua impressora.

A tinta instantânea requer uma conexão com a Internet para sua impressora. A HP explica que monitora seus níveis de tinta, para que eles saibam quando enviar mais, mas conforme descrito em seus Termos de Serviço, o outro motivo para isso é desabilitar remotamente os cartuchos de tinta se você cancelar, ou se houver algum problema com o seu pagamento.

Esses termos também concedem à HP permissão para “alterar, corrigir, atualizar ou modificar o software, o firmware ou a programação remotamente, sem aviso prévio” para fornecer o serviço Instant Ink. A HP também diz que monitorará remotamente a contagem de páginas e o status da tinta da sua impressora, bem como os “tipos de documentos impressos (por exemplo, Word, PowerPoint, pdf, jpeg, etc.).”

Economize dinheiro se você imprimir principalmente em cores

Se você está perguntando se a tinta instantânea da HP é um bom negócio, a resposta é retumbante: depende.

Em pouco mais de dois anos e meio, imprimi 1517 páginas. Muitas delas são impressões coloridas para fotos, etiquetas e assim por diante. Mas isso também incluiu uma mistura de documentos em preto e branco regulares também. Graças às páginas de rolagem, evitei cobranças extras todos os meses, exceto quatro. Três desses quatro meses, imprimi menos de dez sobre as páginas limitadas; um mês imprimi mais 116 páginas. Então, enquanto a maioria dos meses eu paguei de US $ 3 a US $ 4, um mês eu paguei US $ 16 por excesso de impressões de página

No geral, desde que entrei na tinta HP gastei pouco menos de US $ 110. Comparando com o custo da tinta, estou bem. Desde que me inscrevi no programa, a HP enviou um cartucho preto e dois de cada cartucho colorido. Atualmente, estou com menos de 25% do cartucho preto existente e cerca de 50% dos cartuchos coloridos. A tinta exata enviada pela HP não está à venda, mas descreve-a como "capacidade extra" nas perguntas frequentes. O equivalente mais próximo que posso encontrar para a minha impressora são cartuchos de alto rendimento. Eles vendem um pacote completo (preto, ciano, magenta e amarelo) por US $ 110 e um pacote de cores por US $ 66. Então, lado a lado, recebi 176 dólares em tinta e paguei apenas 110 dólares. Você poderia tentar economizar dinheiro com cartuchos de terceiros, mas a HP e outros fabricantes de impressoras têm um longo histórico de combate ao seu uso. E o texto legal da HP inclui linhas que explicam o uso de um cartucho de terceiros que anula a garantia.

Embora a matemática de cálculo de preços esteja funcionando bem para mim, pode não funcionar tão bem para você. A HP só envia tinta quando você precisa, portanto, se você imprimir muito menos ou muito mais do que eu, ou se você imprimir apenas documentos de texto, a matemática será alterada. É fácil ficar preso em excesso e, embora você possa aumentar ou diminuir seu plano para evitar isso, é preciso prestar atenção para saber quando é necessário.

A única maneira de saber quantas páginas você Impresso é entrar no site da HP e verificar primeiro. Se você esquecer de fazer isso e não acompanhar, poderá ultrapassar o seu plano. A HP também não o levará automaticamente para o próximo nível. Foi o que aconteceu comigo em novembro: fiz 100 páginas acima do meu limite e não percebi até a conta chegar. Nesse ponto, já era tarde demais para passar para o próximo nível, o que me teria economizado dinheiro.

Pior ainda, se você precisar substituir sua impressora, terá que fazê-lo através da HP ou você perderá suas páginas e planos de rollover. Toda vez que eu imprimo, a primeira página é uma bagunça embaçada (o que conta contra o meu limite). Mas, a menos que eu queira perder a tinta que paguei, tenho que usar o processo “Substituir uma impressora” no site da HP.

Estou cansado de ter medo de imprimir

O HP Instant Ink foi concebido e anunciado como um serviço "configure e esqueça" e, embora isso acrescente ao fator conveniência de tudo, também é a armadilha. E é por isso que quero desistir.

De acordo com a matemática, sou o tipo de pessoa que mais pode se beneficiar com o programa de tinta instantânea da HP. Estou ganhando mais tinta por menos dinheiro do que se eu tivesse usado uma rota tradicional e. Mas há um custo secundário. Ainda tenho medo de usar minha impressora pela única razão que a tenho - imprimir. É uma proposta estranha que, toda vez que vou imprimir, sinto a necessidade de primeiro verificar se tenho páginas suficientes no meu plano. É como pedir permissão à HP para usar minha impressora. E se eu não pedir o suficiente, vou pagar mais ou, pior, eles vão tirar minha tinta. E não é realmente minha tinta: a página de reciclagem de tinta instantânea da HP soletra isso claramente (ênfase minha):

Os cartuchos HP Instant Ink são de propriedade da HP e devem ser retornou quando vazio, ou quando seu serviço foi cancelado

Não consigo pensar em mais nada em minha casa que funcione dessa maneira. Meus sofás não têm espaço para o tempo de espera, e eu não preciso pagar à loja de móveis uma taxa pelo direito de usar suas almofadas. Eu não temo que se eu não pagar a assinatura da minha almofada a loja irá levá-los embora, deixando-me com um sofá sem almofada.

Minha máquina de lavar roupa requer detergente, mas não estou limitado no número de cargas eu posso lavar no mês. Eu não pago mais por lavar a roupa com mais frequência quando acontece de estar chuvoso e lamacento, e além de manter meu detergente estocado, nunca senti necessidade de verificar se está tudo bem lavar minhas roupas. Se eu decidir que não gosto da marca de detergente que estou usando hoje, não é necessário enviá-lo de volta só porque gostaria de mudar.

Mas como se sente com a minha impressora. Não quero parar o que estou fazendo, acessar um site e verificar se tenho permissão para imprimir. Eu quero que minha impressora seja minha e controlada por mim. Tudo o que tenho que fazer é me convencer de que a liberdade vale o custo de toda tinta nova.

Via: How to Geek

Um comentário: