Header Ads

Working Geek: Michael Kellen, da Sage CTO, cria software para colaboração médica e crowdsourcing

Como diretor de tecnologia da Sage Bionetworks, Michael Kellen tem a rara oportunidade de fundir o impulso comercial de uma startup com o foco de uma organização sem fins lucrativos.

Kellen lidera uma equipe de desenvolvimento de produtos de 20 pessoas dentro da Sage, uma organização sediada em Seattle que promove a colaboração entre pesquisadores em busca de avanços médicos. Seu grupo constrói produtos de software com aplicativos da Web, móveis, serviços em nuvem e computação científica. O sucesso de seus produtos, que são usados ​​por pesquisadores dentro e fora da Sage, alimenta sua capacidade de levantar mais dinheiro para pagar por seu trabalho.

“Ainda temos o mesmo rigor que uma empresa comercial, ”Kellen disse.

Cerca de oito anos atrás, sua equipe desenvolveu a Synapse, que Kellen descreve como uma estrutura de colaboração para compartilhamento de dados. Os funcionários da Sage reuniram meia dúzia de instituições de pesquisa trabalhando na genômica do câncer de cólon para compartilhar seu trabalho através da Synapse. As equipes classificaram subgrupos de pacientes com câncer de cólon com base na genética por trás de sua doença, mas cada um fez isso de forma diferente e não puderam agrupar seus dados. Usando a plataforma desenvolvida pelo grupo de Kellen, eles conseguiram entender as contribuições de todos.

“Eles conseguiram determinar que existem quatro grupos distintos de câncer de cólon,” Kellen Isso é importante porque, se uma mistura de pacientes receber o mesmo medicamento para tratar o câncer, ele pode fazer maravilhas para uma das quatro variedades, mas pareceria menos eficaz porque as outras três variações genéticas pode não responder. Quebrar o guarda-chuva do câncer de cólon em quatro grupos permite tratamentos mais direcionados. "Você tem essa base de conhecimento sobre o que é a verdadeira biologia porque fizemos o trabalho de fazer com que esses grupos de pesquisadores desconectados compartilhem informações." ", Disse Kellen.

Seu outro projeto principal é chamado Bridge. Iniciada há mais de quatro anos, essa plataforma permite que os pesquisadores se conectem e acompanhem pacientes ao longo do tempo usando dispositivos móveis. A ferramenta está sendo usada em 30 estudos diferentes, abordando uma variedade de condições e aproveitando informações coletadas através de telefones inteligentes e outros dispositivos de monitoramento. É uma espécie de crowdsourcing bem construído de informação médica.

O objetivo, disse Kellen, é “como é que temos muitas pessoas diferentes a olhar para estas coisas de diferentes perspectivas.”

Antes de vir para o Sage, Kellen trabalhou na empresa de tecnologia Teranode. Ele é Ph.D. em bioengenharia pela Universidade de Washington. Nós conversamos com Kellen por esse Working Geek, um recurso regular do GeekWire. Continue lendo suas respostas ao nosso questionário.

Localização atual: A Sage tem novos escritórios em frente ao Pacific Science Center, em Seattle

Tipos de computador: Microsoft Surface Laptop (primeira geração)

Dispositivos móveis: Samsung Galaxy S9, que comprei para o biossensor que mede a pressão arterial. Fizemos um projeto de apoio a um estudo sobre gerenciamento de estresse com a Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF) e Samsung no início deste ano.

Aplicativos favoritos, serviços em nuvem e ferramentas de software: Somos pesados ​​Amazon Web Services ( AWS). O Sage não tem mais servidores físicos.

Descreva seu espaço de trabalho. Por que isso funciona para você? É muito escasso. Tudo o que fazemos é on-line para que eu possa trabalhar em qualquer lugar que eu tenha um laptop e conexão com a Internet.

Seu melhor conselho para gerenciar o trabalho diário e a vida? Casar bem. Eu posso ser bastante distraído. Minha esposa é super organizada e recebe todos os tipos de coisas pessoais no meu calendário. Nesse ponto, eu estaria completamente perdido se meu smartphone não estivesse me lembrando o que fazer na maioria dos dias.

Sua rede social preferida? Como você usa para negócios / trabalho? Eu quase nunca uso redes sociais.

Número atual de e-mails não respondidos em sua caixa de entrada? 10-20

Número de compromissos / reuniões no seu calendário esta semana? 19, e isso é com um dia bloqueado para a concessão de subsídios, e um dia como férias pessoais.

Como você realiza reuniões? Nenhuma fórmula, isso realmente depende. Nos últimos 1-2 anos, minha equipe passou por uma transição de tamanho na qual adicionamos alguns gerentes de equipe e gerentes de produto.

Uniforme de trabalho diário? Jeans ou calça jeans, camisa de botão

Como você ganha tempo para a família? Mesmo que tenhamos muita coisa acontecendo, quase sempre jantamos juntos. Minha esposa e eu trabalhamos tanto que terceirizamos o máximo possível do trabalho doméstico, quando estamos por perto, não estamos enterrados nisso. A única grande exceção em que gosto de fazer coisas pela casa é cozinhar.

Melhor apaziguador do estresse? Como você se desconecta? Exercício. Eu quebrei meu tornozelo jogando final alguns meses atrás, o que foi bastante limitante por um tempo. Eu tenho feito muito ciclismo em casa agora com a minha bicicleta em um treinador e usando o aplicativo digital Peloton para ter aulas de spin no meu porão. Eu fiquei surpreso com o quão eficiente é, embora, esperançosamente, à medida que o osso se recuperar e o clima melhorar, eu poderei diversificar novamente minhas opções de exercícios.

O que você está ouvindo? Muitos podcasts e audiolivros nos meus deslocamentos. NPR, especialmente as coisas mais científicas, Freakanomics, o show de Malcom Gladwell. Recentemente terminei o livro de Atul Guwande desta maneira.

Leituras diárias? Sites favoritos e boletins informativos? Eu ainda leio o Seattle Times em papel real. Eu continuo querendo mudar para o digital, mas por alguma razão eu gosto de ter o papel para ler no café da manhã. Washington Post digital para notícias nacionais. Use o Google Acadêmico para receber alertas sobre publicações científicas. Os canais do Sage Slack me ajudam a encontrar coisas relevantes aleatórias.

Reserve na sua mesinha de cabeceira (ou no e-reader)? Mistura de ficção científica e ciência real. Para o primeiro, leu vários livros de Jon Scalzi recentemente. Também lerá muita ciência popular em áreas completamente alheias ao trabalho de Sage, especialmente a história natural e a biologia evolutiva.

Coruja nocturna ou madrugador? Naturalmente uma coruja da noite. Eu estou tentando sempre me esforçar mais para me envolver melhor com a família e o trabalho, mas não é natural.

De onde você tira suas melhores ideias? Lendo muito e adaptando idéias de diferentes campos para trabalhar.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário