Header Ads

O médico irá vê-lo agora ... no seu telefone, com um assistente de IA: Como a tecnologia está mudando a saúde

Qual o papel da inteligência artificial na saúde? Como os smartphones podem tornar os serviços de saúde mais acessíveis? E qual é o futuro dos gigantes da tecnologia, como Amazon e Google, no mundo da saúde?

Essas são algumas das questões que discutimos com um painel de líderes de tecnologia em saúde durante uma gravação ao vivo especial para lançar a 3ª Temporada do Podcast de Saúde da GeekWire, em locação na Premera Blue Cross, o patrocinador desta nova temporada do show. A discussão preparou o terreno para os tópicos que exploraremos nesta temporada, observando as muitas maneiras pelas quais a tecnologia está mudando o cenário da assistência médica.

Nos unimos a Ranjani Ramamurthy, diretor cientista médico da Microsoft, com formação em medicina e engenharia, como MD e cientista da computação; Oron Afek, CEO e co-fundador da startup de tecnologia de saúde Vim; e Robbie Cape, CEO e co-fundador da startup 98point6, um empresário de Seattle que vendeu sua empresa anterior, Cozi, para a Time Inc. A discussão foi iniciada pelo Dr. John Espinola, vice-presidente executivo. presidente dos serviços de saúde da Premera Blue Cross.

Ouça o episódio abaixo, continue lendo os destaques e assista ao vídeo completo abaixo. Teremos novos episódios todos os meses durante a próxima temporada, a partir deste mês. Veja mais episódios aqui e inscreva-se no GeekWire Health Tech no seu aplicativo de podcast favorito para assistir a programas futuros.

Todd Bishop: Vocês podem nos dar um ao outro? Seu discurso de elevador para o que você está fazendo? Robbie Cape, 98 ponto6: Estamos lidando com a crise da atenção primária nos Estados Unidos. Por um lado, reconhecemos que haverá uma escassez de literalmente 20.000 médicos até o ano de 2020, e esse número vai subir para 30.000 até o ano de 2025. Por outro lado, todos nós sabemos aqui, especialmente aqueles primários. cuidado salva vidas. Na verdade, se você introduzir um único novo médico da atenção primária em uma população de 10.000 pessoas, reduzirá a taxa de mortalidade dessa população em 5,3%.

Um único indivíduo que tem um relacionamento com a atenção primária médico é 5 por cento menos provável de ser hospitalizado. Eles são 6% menos propensos a acabar em cirurgia, e eles economizarão na ordem de 30 por cento em seus custos de saúde ao longo de suas vidas.

Quando olhamos para essas duas estatísticas concorrentes, o que nós vemos claramente é que temos que introduzir drasticamente, dramaticamente mais médicos de atenção primária em nosso ecossistema. Estamos fazendo isso com tecnologia. Estamos oferecendo um serviço de atenção primária sob demanda que é apoiado por inteligência artificial e aprendizado profundo que permite que nossos médicos tratem da ordem de 25.000 pacientes em seu painel ... Qualquer um de vocês poderia estar sentado aqui hoje, fazer o download do ponto 98 e conduzir uma visita com um médico do 98point6, incluindo nossos assistentes automatizados. Ranjani Ramamurthy, Microsoft: Sou parte da Microsoft Healthcare, como parte do grupo maior de análises clínicas e de análises clínicas. Dentro da Microsoft Healthcare, temos dois pilares, e eu estou super orgulhoso de fazer parte do pilar onde nosso foco principal é capacitar aqueles que estão na linha de frente da saúde.

Pensamos que as tecnologias de construção que são sem atrito, sem interrupções e amplificar e ajudar aqueles que já sabem o que fazer bem. Não estamos tentando substituir nenhum cuidador ou provedor. Estamos apenas dizendo: "Vamos ajudá-lo e vamos fazer isso de uma forma que realmente agregue valor para você".

Pessoalmente, eu lidero uma equipe chamada Capacite MD, onde estamos construindo um assistente virtual inteligente para os médicos no ponto de atendimento. O que isso significa, como todos vocês sabem aqui, os médicos têm um relacionamento desafiador com a tecnologia. A maior dúvida que tivemos veio de médicos que queriam que realmente aproveitássemos as tecnologias de processamento de fala e linguagem natural para dar a eles um escriba inteligente ou um escriba digital no ponto de atendimento.

Oron, eu tenho que te dizer, você é um pouco furtivo, Vim é. É difícil encontrar muitas informações sobre o que você está fazendo. Minha impressão é que é um pouco como uma carteira da Apple para saúde. Você está reunindo vários serviços diferentes em um lugar central.

Oron Afek, Vim: Acho que o que a Apple trouxe ao mundo é, pela primeira vez, uma experiência integrada entre software e hardware. Quando estou pensando em vender a parceria ... com os principais provedores de alto valor, os que são realmente bons em fornecer melhores cuidados de saúde a custos mais baixos, mais eficiência, penso nisso como a Apple conectando o pagador e o provedor sem problemas, criando soluções liberais. dados, referências contínuas, autorizações prévias, agendamento, esse tipo de coisa…

Eu acho que ele vai tentar se concentrar mais na experiência dos membros, o que é um bom subproduto disso, se tudo estiver integrado.

Onde está a junção hoje entre tecnologia e humanidade na entrega? de cuidado, no acesso aos cuidados?

Cape: Eu gostaria de compartilhar algumas estatísticas primeiro, o que me surpreendeu quando as aprendi porque muitas vezes nos perguntam: “Os consumidores estão prontos para o digitalização de cuidados? ”

Vamos apenas falar sobre os americanos. 80% dos americanos iniciam todas as jornadas de assistência médica no Google.com. Cinco por cento, uma em cada 20 pesquisas que acontecem no Google, estão relacionadas à saúde. … Estas são estatísticas fenomenais. O que isso nos diz é que as pessoas não apenas estão prontas, mas estão fazendo isso. Eles estão fazendo isso. Eles estão começando no Google. Quem é nosso maior concorrente para consertar o sistema de saúde? É a pesquisa do Google.

E por que as pessoas vão primeiro para a pesquisa do Google? Eles estão indo porque um deles está no bolso deles. Eles podem ir até lá quando estão na fila da mercearia ... E adivinha o que mais? Essa visita ao Google é gratuita.

É muito simples. As pessoas são bastante previsíveis. Quando a tecnologia é entregue a eles e tem o preço certo e é entregue de uma forma que os encanta, eles o usam… Nosso grande problema é a conscientização. Não é vontade. Quando você coloca no bolso e faz o preço certo e para nós, nossa perspectiva é, claro, que você tem que pagar pelo serviço, mas o custo marginal de uma única visita deve ser zero. Em outras palavras, nunca há um trade financeiro na margem para fazer o check-in com um médico. E quando você faz isso, você pode se concentrar em sua saúde.

Então, um agente artificialmente inteligente pode dar o cuidado ... é possível que o agente da IA ​​esteja realmente tomando decisões que hoje são tomadas por médicos? Ramamurthy: Pode estar ajudando os médicos a tomar decisões, e posso dar um exemplo de um caso de uso feito pela Microsoft com o Children's Mercy Hospital. É chamado de Programa Chance ... Há bebês nascidos com síndrome hipoplásica do coração esquerdo. Estas são crianças que têm necessidades médicas muito urgentes e geralmente têm que esperar por um período de tempo antes de fazer a cirurgia. Agora, com o Children's Mercy, a Microsoft tinha esse projeto onde eles realmente davam às famílias dos pacientes Tablet de superfície onde eles poderiam registrar os sinais vitais das crianças. A temperatura e a saturação de oxigênio. Coloque isso na nuvem para que seus fornecedores possam ser notificados mais cedo, quando as crianças não estiverem prosperando como deveriam. E eles acharam isso um enorme sucesso, porque no passado o que os pais tinham que fazer era pegar esse fichário e documentar todas essas informações e depois ligar para o gerente da enfermeira no final da semana e dar a ela as informações. / p>

Mas não substituir, aumentar?

Ramamurthy: Não substituir, aumentar ... o médico está sempre no controle.

A AI desempenha um papel no que o Vim está fazendo? ?

Afek: Eu acho que há obviamente muitas coisas que podem ser feitas para consertar um pouco do paradigma de engajamento usando IA. E vou dar alguns exemplos de algumas das coisas em que estamos trabalhando.

Quando penso em saúde, penso em saúde como qualquer outro paradigma de engajamento que estamos familiar com. Então vamos pensar no Uber e na Amazon. De uma perspectiva comportamental, gosto de pensar nisso como um diagrama de dois eixos. Em um eixo você analisa a frequência de uso. No outro eixo, você tem o preço do bilhete. Uber é muito alta frequência, preço de entrada muito baixo. A Amazon, de certa forma, alta frequência, um pouco maior que o preço do ingresso, dependendo do que você está comprando.

A assistência médica tem um preço muito alto, baixa frequência, novamente paradigma de engajamento. E vemos isso no Vale do Silício, onde há muitas empresas bem financiadas construindo ferramentas de engajamento do consumidor que têm tecnologia brilhante por trás, mas não têm o engajamento. Como eu acho que Robbie disse, todos estão indo para o Google. Acho que a maneira de consertar isso seria usar o aprendizado de máquina e a IA para inferir quando o membro precisaria de mim, em vez de instruir o membro a ir ao meu site quando ele precisar de mim. Isso vai ser muito caro.

Em vez disso, se pudermos inferir quando o membro precisa de nós, prevendo ou ingerindo o comportamento em tempo real de alimentação e compreensão, acho que podemos participar dessa jornada com mais sucesso. E isso é apenas uma das coisas em que estamos trabalhando no Vim, o que talvez nos coloque naquele quartil de IA e aprendizado de máquina.

Cape: Na atenção primária, 80% dos casos se enquadram em 10 categorias de diagnósticos bastante diretos, em termos do que está vindo pela porta da frente. Então, é verdade que problemas comuns são comuns. É exatamente aí que a IA tende a funcionar muito bem. Agora você tem que construir um sistema que seja capaz de aumentar o médico, porque em nosso atual ambiente regulatório - e eu acho que é importante para nós falar sobre regulamentação no contexto de tudo isso - no ambiente regulatório atual, você tem que ser um médico licenciado para praticar medicina. Para fornecer aconselhamento personalizado de qualquer tipo a um indivíduo nos Estados Unidos, você precisa ter uma licença médica. E as pessoas estão pressionando esses limites. Eu acho que isso é um erro. Acredito que, enquanto isso for o que diz o regulamento e eu acho que é o que o regulamento diz por algumas razões muito boas, precisamos manter um médico por trás de cada decisão que é tomada.

Com o tempo, alguns esses regulamentos mudarão para casos muito específicos. Como você poderia imaginar para um diagnóstico de gripe? Poderíamos imaginar daqui a cinco ou oito anos, a FDA aprovando um algoritmo construído sobre o aprendizado de máquina, que é capaz de diagnosticar a gripe e prescrever o direito medicação nas circunstâncias certas.

Oron, você usa a analogia de Uber e Lyft. Então, eu tenho que perguntar, quando estamos falando sobre isso, quando eu entro em um Lyft, geralmente é um driver que eu nunca conheci antes e só sei por sua classificação no aplicativo. Existe o risco de estarmos transacionalizando a saúde da mesma maneira? Qual é o risco para o relacionamento entre o médico e o paciente neste novo mundo?

Afek: Eu acho que há um grande risco. É muito fácil analisar como a geração do milênio acessa a assistência médica hoje. Mais clínicas de varejo ... E acho que isso vai continuar e evoluir porque as pessoas só querem ter acesso a um relacionamento. E eu acho que o risco aqui é que o encontro em tempo único pode ser bom para certas pessoas, se elas são muito determinadas e elas vão pesquisar tudo e serão espertas.

A maioria das pessoas as pessoas ainda precisam de orientação e eu acho que isso não vai mudar muito rápido. Eles precisam ter um consultor confiável que possa levá-los ao lugar certo. Acho que não ter esse tipo de cuidado, mas confiar no encontro de uma só vez pode levar a mais fragmentação e mais custos de downstream que serão difíceis de evitar.

Cape: O que queremos fazer, e isso é um pouco controverso e é provavelmente a coisa mais difícil que temos que fazer no 98point6, mas estamos incrivelmente focados nisso, é construir uma relação entre nossos pacientes e o serviço 98point6. Não é o médico que está por trás da prestação de cuidados, mas o serviço. O serviço os conhece. O serviço os entende. O serviço sabe por que eles vieram para a clínica pela última vez. O serviço está chegando a eles proativamente, para envolvê-los em sua saúde. O serviço entende quem são os membros de sua família e o que isso pode significar para sua saúde seguir em frente. Ramamurthy: É nisso que eu estava pensando em termos de como a tecnologia pode ser construída, para espelhar algumas das melhores práticas. que você vê para a prestação de cuidados ... É importante, porque há pesquisas suficientes que mostram que, se o paciente sabe que eles fizeram essa conexão com o provedor, eles são muito mais propensos a realmente gerar o plano que eles realmente vão aderir ... Por que Não podemos tomar as melhores práticas que vemos na clínica e alimentá-las nas tecnologias que construímos?

Atualmente, temos a gigante tecnológica da área de Seattle, a Amazon, em parceria com a Berkshire Hathaway e JPMorgan… quais são as perspectivas para a Amazon especificamente fazer uma mudança séria na saúde além de seus próprios funcionários?

Cape: Eu acho que a Amazon é provavelmente a única empresa no mundo que está melhor posicionada para ter um impacto profundo e profundo sobre a indústria como nós conhecer hoje, e existem duas áreas específicas. Uma que nós não falamos, mas eu literalmente me refiro à nossa crise de prescrição como um fiasco absoluto. Se você mergulhar no que está acontecendo nas receitas, nós literalmente temos organizações com fins lucrativos - eu acredito, e este é apenas meu editorial, uma visão um pouco exagerada - quase roubando dos consumidores.

Eles adquiriram o PillPack. / p>Cape: Eu acho que essa é a ponta do iceberg para literalmente consertar o problema da prescrição nos Estados Unidos, e depois ao redor do mundo. E isso terá um enorme impacto não apenas no acesso, mas também no custo. Segundo passo - também isso é especulação da minha parte - acredito que o próximo passo relacionado à redução de custos e saúde é o diagnóstico, onde também acredito que a Amazon pode ter um impacto considerável.

Veja apenas um problema específico , a gripe. A gripe custa aos Estados Unidos 10 bilhões de dólares por ano. Uma doença. A Amazon poderia, em virtude da operacionalização da distribuição e dos testes associados à gripe, e então operacionalizar a entrega da medicação associada à gripe, eles poderiam provavelmente cortar um percentual material desse custo. As pessoas literalmente não precisariam sair de casa para fazer o teste para a gripe e, então, obter a medicação para a gripe. E estou falando de um pequeno problema. Nas duas áreas, o impacto pode ser fenomenal.

Já vimos os smartphones fazerem várias coisas diferentes, do diagnóstico ao monitoramento e à comunicação. Onde a linha deve ser desenhada? Quais são os limites hoje, e o que veremos em dois, três anos em termos de prestação de serviços de saúde, acesso em nossos smartphones? Ramamurthy: Na minha opinião, o uso de aplicativos móveis para rastrear e gerenciar condições de doenças crônicas é definitivamente algo que está acontecendo agora. O que eu penso quando vejo essa profusão de aplicativos móveis que são direcionados aos pacientes, eu vejo isso em termos de, um, informa o cuidado que um médico dá, ou está apenas gerando muito barulho para o médico ? E dois, se informar o cuidado, como você o integra no canal de entrega de cuidados de tal forma que ele realmente melhorará os resultados para os pacientes? Então, eu acho que definitivamente há um lugar para isso. Eu vi alguns muito interessantes. E, novamente, alguns deles estão realmente transferindo algumas das melhores práticas da clínica para o aplicativo, e eles são interessantes, mas eu acho que com um grão de sal em que ele tem que informar o cuidado.

Afek : Acho fácil analisar outras indústrias de seguros, como a indústria de seguros de automóveis, e como elas aproveitam dados de smartphones para me dar feedback sobre como dirijo e, talvez, também precificar meu prêmio de acordo com o feedback que estou recebendo lá… eu acho que se vai ser em um telefone celular, ou outros implementos que eu vou usar nos próximos 10 anos - provavelmente três anos ainda é celular - eu acho que esses dados serão inestimáveis, e poderia ser aproveitado em saúde.

Capa: Como um cara de tecnologia, eu diria que minha perspectiva sobre isso é um pouco controversa. Os dados que são gerados por esses dispositivos são complexos e, no final do dia, muitos dados acabam implicando o que é essencialmente um aconselhamento personalizado de assistência médica para os indivíduos que estão percebendo esses dados. E, aconselhamento personalizado de saúde é a definição da prática da medicina. Você deveria ter uma licença para praticar medicina.

Eu acho que quando esses dados estão sendo gerados, e finalmente está sendo revisado, compreendido e interpretado, e aconselhado com a experiência de um Conselho Certificado médico, é incrivelmente interessante. Quer dizer, estamos falando de dispositivos de diagnóstico e, essencialmente, democratizando-os e gerando esses dados para os médicos entenderem. Isso é fenomenal. No entanto, se você pegar esses dados, e você meio que consegue seguir as regras, e acabar entregando conselhos sem essa licença para praticar medicina, acho que, no fim das contas, você está brincando com fogo.

Sim, Certamente, em 40, 50, 60 por cento dos casos, você pode estar capacitando as pessoas a ter uma visão que elas talvez não tivessem antes, mas não é realmente diferente da democratização das informações de saúde no Google. Mas o que você acaba levando é pessoas que não estão qualificadas para interpretar os dados que estão interpretando, e chegando a conclusões sobre os dados que eles não deveriam estar chegando. E, acho que é perigoso. Para os médicos ou para os consumidores de saúde, como será o mundo daqui a 10 anos se as coisas mudarem da maneira que você espera que elas façam?

Ramamurthy: Em suma, eu diria que os médicos voltariam, ou os médicos, qualquer provedor voltaria a fazer o que eles sabem fazer melhor, que é cuidar dos pacientes. E acho que é só isso. Apenas cuidando de pacientes, cuidados centrados no paciente, é por isso que eles foram para a faculdade de medicina, por isso eles foram para a escola de enfermagem. Deixe-os fazer o que sabem para fazer melhor.

Afek: Eu acho que o modelo de negócios mudaria significativamente nos próximos 10 anos. Do ponto de vista do reembolso, o lado do médico vai ser muito mais orientado para o valor… Estou falando de grandes parcelas do livro de negócios que serão impulsionadas principalmente pelo desempenho, que na minha opinião será uma mistura entre a taxa serviço ou taxa aumentada pelo serviço com desempenho.

Eu acho que o que começamos a ver no lado do paciente é planos de atendimento mais personalizados de A a Z. Então, se eu for um paciente diabético, eu tenho um plano de saúde para pacientes diabéticos e teria centros específicos de excelência que tratariam minhas condições. E não vou comprar apenas o mesmo produto que outras pessoas estão fazendo. Então, acho que haverá uma maneira de diferenciar e criar produtos de seguro muito personalizados.

Cape: É uma combinação do que já foi falado. São os médicos que estão praticando no topo da sua licença, que amam seus trabalhos todos os dias. São os pacientes que estão obtendo o que precisam, exatamente quando precisam. Então, o que isso significa é, para as coisas fáceis, que a tecnologia está desempenhando um papel muito substancial. E que existe essa transparência em todo o sistema que permite que esses pacientes, no caso de seus cuidados serem mais complicados e, portanto, mais caros, haja uma transparência em todo o sistema que lhes permita obter esse cuidado no local que está acontecendo. para levar ao melhor resultado, onde a qualidade é mais alta, e a entrega é a mais acessível. Todos serão felizes.

Edição de Frank Catalano. Vídeo por Bootstrapper Studios.

Via: Geek Wire

Nenhum comentário