Header Ads

Firefox e Thunderbird monitoram usuários

Muitos defensores do Firefox (navegador) e do Thunderbird (leitor de e-mails) alegam que dentre as suas vantagens, está o fato deles serem open-source, ou seja, qualquer um pode acessar o código-fonte deles, tornando-os "mais seguros".  O curioso nessa falácia é aparentemente ninguém faz isso, pois se fizessem, teriam descoberto que estes programas enviam diariamente para os servidores do Mozilla diversas informações sem o consentimento do usuário. Este é um comportamento característico de spywares, algo indesejado por todos.

O mais divertido é que isso não foi descoberto lendo-se o código-fonte (pois evidentemente os desenvolvedores têm algo mais útil para fazer ao invés de revisarem dezenas de milhares de linhas de código como passatempo), mas sim através de monitoramento do firewall.

Alguns usuários preocupados com segurança notaram que tanto o Firefox quanto o Thunderbird abrem uma conexão segura (SSL) com o IP 63.245.213.32 (pertencente à Fundação Mozilla) e enviam um pacote de dados contendo:

- IP do computador
- Hora local
- Versão do produto utilizado
- Se o usuário utiliza algum plug-in ou add-on
- Número de usuários ativos utilizando as aplicações

Interessante isso, né ?


Se o IE estivesse fazendo isso, certamente a maioria dos sites de informática e tecnologia publicariam com destaque que a Microsoft era desonesta e anti-ética, e discorreriam intermináveis parágrafos com a eterna conversa-fiada sobre a "maior segurança do código aberto", o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma) e as vantagens da Apple (cujo principal argumento para vender os seus caríssimos computadores é que "eles rodam Windows e Office").

Será que a mídia será imparcial ou será que ela vai poupar a "inocente" Mozilla por espionar seus usuários ? ...

 

---

Me lembro que uma vez na faculdade um imbecil usuário linux, me disse que o Linux era melhor que o Windows por que poderia ser modificado pelo usuário ... Ainda lembro também da festa quando o Netscape teve o codigo liberado ...

Eu juro que um dia, quando as pessoas que apoiam o opensource aprenderem a programar, eu irei desenvolver algo opensource!

E caso alguem não tenham percebido, sim ... eu sou TOTALMENTE contra Linux, Open Source, e Java.

 

---
Mais Informações: ZDnet e Baboo

20 comentários:

  1. LIBERTE A SUA MENTE RAPÁAA.. EVOLUUUUUUUUUUUUUUUUA!

    ResponderExcluir
  2. Minha mente é livre ... Ao contrario do movimento opensource brasileiro responsavel apenas por traduções...

    ResponderExcluir
  3. O cara comenta anônimo e quer que vc evolua hahahaha.

    Man, eu sou contra Che Guevara!

    Viva ao Sistemão!

    ResponderExcluir
  4. De acordo com um estudo realizado, 99% das pessoas que são a favor de Che Guevara amam Coca-Cola...

    Aliás vocês já perceberam que o Fidel Castro é comunista mas só usa aquele casaco esportivo da Adidas?


    é ... como diria a música: "Eu não acredito em estampa comunista que custa 100 reais á vista ..."

    ResponderExcluir
  5. Odeia Linux? Odeia OpenSource? Odeia Java? É, tá no teu direito... Sinceramente não gostei de saber disso sobre Firefox e Thunderbird. Acho que deveria haver divulgação sobre isso.

    *** SE É QUE É VERDADE! ****

    Tu investigou? Qual a fonte? Me mostra onde tá isso. Existe justificativa da Fundação Mozilla prá isso?

    E para quem acha que o Firefox é o demônio: about:mozilla

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. não há nada de confidencial nessas informações para que seja considerado um spyware...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Toda informação que é enviada para o servidor tem que ser comunicada na política de privacidade, ou pelo menos em um readme

    Uma determinada informação pode não ser confidencial para você, mas para outra pessoa ela pode. Eu por exemplo acho besteira essas guerras de privacidade. O GMail utiliza suas informações pessoais para analisa-las e exibir publicidade...

    Existem Spyware apenas para obter informações sobre os softwares que você utiliza, para mim esses dados não são confidenciais... Mas isso não torna este spyware menos spyware. Afinal spyware são softwares que enviam informações a terceiro sem solicitar a autorização ao usuário.

    Agora eu pergunto, aonde estão os programadores que apoiam o opensource que não viram isso ... ? Provavelmente deviam estar muito ocupados falando sobre opensource ao invés de viverem o opensource ...


    ---


    Alexsmith,

    As fontes estão citadas no texto.

    Pergunta: Odeia Linux?
    Resposta: O Linux é complicado, não funciona direito, exibe mensagens de erro sem texto (e o pessoal diz que as mensagens do windows são complexas...) e ainda por cima 90% das pessoas que utilizam o linux e dizem que ele é perfeito mantém uma partição primária do windows (escondido).

    Pergunta: Odeia OpenSource?
    Resposta: Sim, porque a maioria das pessoas que apoiam o opensource só o apoiam para ficar roubando código, não criam nada, e apenas se aproveitam do movimento OpenSource para obter alguma vantagem ... e os maiores defensores nem sabem programar ... e so fazem traduzir software ...Os poucos softwares que vão à frente seguem o mesmo destino, se fechar e criar uma versão vagabunda chamada "Community" (Ex.: MySQL)

    > Odeia Java? Sim, é uma linguagem lenta, com a sintaxe copiada do C, e sem o poder do C ... é um C capado para ser utilizado em Applets ... na verdade é uma aberração .... Sua maior vantagem é ser multiplataforma ... agora me responda ... quantos sistemas que vc desenvolveu em JAVA para uma plataforma teve que ser migrado para uma outra plataforma ? PS.: C faria isso também e é muito melhor. E nem vamos falar de performance ... se alguém quizer conversar algo sobre isso ... perguntem ao pessoal do Facebook.com (Maior rede de relacionamentos, e que vai ser comprada pela Micrsoft em breve) ... que converteu o site de PHP pra Java e depois voltaram tudo para PHP pq java não aguentou...

    Afirmação: Sinceramente não gostei de saber disso sobre Firefox e Thunderbird. Acho que deveria haver divulgação sobre isso.
    Resposta: Não vai haver, mas imagine a divulgação que teria se fosse erro da Microsoft ... os stallmanzinhos tupiniquins iam até queimar McDonalds como protesto ...

    Afirmação: *** SE É QUE É VERDADE! **** Tu investigou? Qual a fonte? Me mostra onde tá isso. Existe justificativa da Fundação Mozilla prá isso?

    Respo: Veja fontes... Mas no final haverá apenas a afirmativa de que eles esqueceram de mencionar o fato na politica de privacidade.

    Afirmatição: E para quem acha que o Firefox é o demônio: about:mozilla
    Resposta: Não acho que firefox é do demônio, apenas acho a sua engine de renderização inferior ... e daí que IE não segue o padrão? quem tem que se preocupar com isso não sou eu, o usuário... Ou o IE é do demonio pq consegue seguir o padrão, e ainda renderizar páginas fora do padrão?

    ResponderExcluir
  8. a fonte Baboo, nao é uma fonte confiável... pois este site apenas copia e traduz conteudo de outros sites. sem apresentar teste ou resultados que eles mesmos tenham obtido.

    otarios são os que acreditam em tudo que leem por ai.

    o pessoal em vez de criticar e publicar 'copias infames' de conteudo por ai, faça os testes praticos... publique os resultados e divilgue suas proprias conclusoes...

    é triste, mas como existe gente com "mentalidade pobre" neste mundo.

    ResponderExcluir
  9. Leu a outra fonte? Ah ZDNet não é confiavel também ...?


    então vai na página do mozilla, na area de suporte que tem um documento falando sobre este problema!

    o que... o site da mozilla também não é confiável?

    ResponderExcluir
  10. OBS: Se um site não é confiável só porque traduz materia de outro site ... então o que você está fazendo lendo Blogs? 99,9999999% deles só pegam materia em ingles e traduzem ...

    ResponderExcluir
  11. Firefox faz auto update, como seria feito isso sem enviar algumas informações a um servidor?

    Só o envio de Número de usuários ativos pode ser questionável, mas tá LONGEEE de ser invasão de privacidade.

    ResponderExcluir
  12. Não sei de onde tu tirou essa idéia de que o movimento open source do Brasil só faz traduções, mas isso não corresponde à realidade. Tu me ofende dizendo isso. Eu trabalho em uma cooperativa que se mantém exclusivamente de software livre e te garanto que não fazemos apenas traduções. Muito pelo contrário: é o que menos fazemos!

    Já sobre as perguntas que eu fiz no início do post, nem precisava respondê-las... O que eu queria dizer é que tu tem teu direito de opinião... Mas como tu respondeu, não posso deixar de dar alguns pitacos... :-)

    Exemplo: "Linux é complicado e não funciona direito." Essa afirmação só pode ser oriunda de um usuário que usou outro SO a vida inteira e não aceita quebrar um paradigma. Eu tenho uma partição Windows na minha máquina porque infelizmente nem todas as aplicações Windows foram portadas ou rodam em Linux. Jogos são um bom exemplo disso. Mas não me entenda mal: eu não sou contra Windows. Apenas acho (minha opinião; tu pode ter a tua) que Linux me abre muito mais possibilidades.

    Sobre o que tu falou sobre Java, eu concordo. Também acho C/C++ muito mais rápido, etc... Mas ainda bem que existem vários sabores para agradar a todos! Se só existisse assembly, será que já teríamos chegado no nível de aplicações que existem hoje?

    Agora me parece que tu não tem noção do que diz quando afirma que não há problemas em não seguir padrões... Em especial quando se fala em W3C! Imagine se cada navegador resolve fazer do seu jeito? Cada site dizendo "só funciona com navegador XYZ"... Imagina tu precisar de 10 navegadores diferentes instalados na tua máquina! É prá evitar isso que existem entidades como a W3C... E tanto IE quanto Firefox implementam o padrão "e mais um pouco", visando tornar a navegação menos restrita, pois nem todo mundo que publica na web sabe utilizar padrões corretamente.

    Espero ter conseguido contribuir um pouco com a formação da tua opinião. É bom termos opinião formada, porém temos que manter a mente aberta.

    ResponderExcluir
  13. Fabio: Só o envio de Número de usuários ativos pode ser questionável, mas tá LONGEEE de ser invasão de privacidade.

    Paulo: Cara, esse conceito seu de privacidade está muito errado ... se for assim liberou geral, porque cada pessoa tem um conceito sobre até que ponto é aceitável. É mais ou menos o pensamento do George W. Bush em relação à privacidade nos Estados Unidos, ele também acha que o conceito de privacidade é relativa. Por isso, agora, toda conversa pode ser monitorada, caso eles achem que a pessoa é suspeita.

    Alexsmith: Não sei de onde tu tirou essa idéia de que o movimento open source do Brasil só faz traduções, mas isso não corresponde à realidade. Tu me ofende dizendo isso. Eu trabalho em uma cooperativa que se mantém exclusivamente de software livre e te garanto que não fazemos apenas traduções. Muito pelo contrário: é o que menos fazemos!

    Paulo: Veja que falei a maioria, e não todos... Realmente existem pessoas no mundo OpenSource que trabalham ... Mas de onde você tirou que são a maioria?

    Por falar nisso, qual a cooperativa que você trabalha? Tem Site? Vocês utilizam código de outros projetos? Disponibilizam algum código? Fale mais sobre seus projetos!

    Alexsmith: Já sobre as perguntas que eu fiz no início do post, nem precisava respondê-las... O que eu queria dizer é que tu tem teu direito de opinião... Mas como tu respondeu, não posso deixar de dar alguns pitacos... :-)

    Paulo: Ok, vamos lá !

    Alexsmith: Exemplo: "Linux é complicado e não funciona direito." Essa afirmação só pode ser oriunda de um usuário que usou outro SO a vida inteira e não aceita quebrar um paradigma. Eu tenho uma partição Windows na minha máquina porque infelizmente nem todas as aplicações Windows foram portadas ou rodam em Linux. Jogos são um bom exemplo disso. Mas não me entenda mal: eu não sou contra Windows. Apenas acho (minha opinião; tu pode ter a tua) que Linux me abre muito mais possibilidades.

    Paulo: Cara, você está enganado. Já tive instalado o Slackware, o RedHat, o Ubunto e por último o Fedora. E eles tem muitos problemas, eu a pouco tempo tinha na minha máquina o Fedora instalado, simplesmente depois que eu atualizava ele a placa de som deixava de funcionar ... a mensagem de erro era melhor ainda, simplesmente dizia "ERRO:" e uma caixa em branco (onde deveria vir escrito algo). Reinstalei umas 2 vezes e dava o mesmo problema. Sem contar que a interface ainda é muito amadora e o gráfico é horrível.

    Tentei procurar como resolver para descobrir, mas apenas dizia que o problema era conhecido mas que não tinha solução. Sem contar que não podia usar minha webcam e nem minha placa de TV pq não existiam drivers para eles.

    Se eu estivesse querendo estudar um SO analisando a teoria, e suas soluções técnicas eu até admitiria que o Windows é inferior, mas como usuário jamais qualquer pessoa em bom estado de saúde pode dizer isso.
    Como você disse, utiliza uma partição Windows .... Isso é normal!!! todo usuário Linux faz isso ... só que uns escondem ... o problema é dizer que Linux é maravilhoso, perfeito, e ainda usar uma partição Windows.

    Como disse ateriormente o Linux é um bom SO, mas ainda esta longe de ser “utilizável” pela grande maioria, ele precisa melhorar muuuuuito! E para usuário, ele e uma merda... e eu posso dizer isso... pq eu não uso partição escondida do Linux, e faço tudo que eu quero no Windows. Acho que pessoa pode odiar, e dizer que o Windows é uma merda ... mas que tenha coerência e não utilize-o para quebrar os galhos do que o Linux não faz.

    Outra coisa que adoram falar do Windows é que o Windows é mais lento que o Linux, o que não é verdade, querem comparar o Windows ao Linux sem interface... mas compare interface com interface e você vai ver que o Windows é muito mais rápido.

    Mas fale mais sobre as possibilidades que o Linux te abre ....

    Alexsmith: Sobre o que tu falou sobre Java, eu concordo. Também acho C/C++ muito mais rápido, etc... Mas ainda bem que existem vários sabores para agradar a todos! Se só existisse assembly, será que já teríamos chegado no nível de aplicações que existem hoje?

    Paulo: Concordo plenamente! Não é a toa que minha linguagem predileta é o VB 6, e não o Delphi que tecnicamente é superior. Mas prefiro VB pq a sua IDE e a possibilidade de debugar em tempo de execução da muito mais agilidade. E Aplicativos comerciais não precisam de tanta robustez assim ...
    Mas o que eu critico o JAVA, é por ele não oferecer nada a mais que suas concorrentes ... Pq se vc quiser portabilidade existe linguagem melhor, se quer velocidade você tem outra linguagem melhor, se quer velocidade de desenvolvimento você tem melhor ... e no que o Java é melhor? NADA ... é uma adoção simplesmente por Birra !

    ---

    Alexsmith: Agora me parece que tu não tem noção do que diz quando afirma que não há problemas em não seguir padrões... Em especial quando se fala em W3C! Imagine se cada navegador resolve fazer do seu jeito? Cada site dizendo "só funciona com navegador XYZ"... Imagina tu precisar de 10 navegadores diferentes instalados na tua máquina! É prá evitar isso que existem entidades como a W3C... E tanto IE quanto Firefox implementam o padrão "e mais um pouco", visando tornar a navegação menos restrita, pois nem todo mundo que publica na web sabe utilizar padrões corretamente.

    Paulo: Cara, você me entendeu errado ... eu não disse que isso é bom ... eu disse que pra mim como usuário ... não tenho nada a ver com isso. (COMO USUÁRIO)

    Vá dizer a minha vó, que usa firefox, que ela não esta abrindo um site pq aquele site não segue o W3C ...

    Como disse anteriormente, não acho que firefox seja coisa do demo, acho que sua engine de renderização é fraca... e ao invés de esperar que a microsoft siga o padrão... o grupo Mozilla tem que melhorar o seu, não sou eu como usuário que vou bater o pé .. se não renderiza problema é dele o IE renderiza ... (não vou ficar esperando)

    Se não vai entrar no mesma historia do linux, que todos que usam acham complicado ... e ao invés de alguem fazer algo pra melhorar ... fica jogando a culpa no usuario dizendo que não é complicado e pronto... isso não funciona ... e usuario ta se lixando se o produto é linux ou é microsoft ... ele quer o que funciona melhor.

    Alexsmith: Espero ter conseguido contribuir um pouco com a formação da tua opinião. É bom termos opinião formada, porém temos que manter a mente aberta.

    Paulo: Opniões são bem vindas. E realmente temos que ter a mente aberta, mas sempre devemos analisar as coisas antes de absorver .... Se não pomos cometer o erro dos que fabricaram o Betamax ... que era muito superior ao VHS ... tecnicamente ...

    ps: você escreve em algum blog?

    ResponderExcluir
  14. Obs.: postei usando o firefox 3... mas continuo prefeirndo o IE.

    ResponderExcluir
  15. aff vei
    espiona pq manda informações se eu uso plugin, a versão e etc?
    FODA-SE
    ah ele pegam meu IP, e ql site q vc vai hj q não tem um contador de membros? pois eh o contador pega seu ip tb ¬¬
    ele pegam isso para saber o perfil do usuario e fazerem estatisticas!!!!

    O FIREFOX NÃO TEM NEM COMPARAÇÃO DO O IE. QUEM NÃO USA EH PQ NÃO CONHEÇE OU GOSTA DE SOFRER!

    ResponderExcluir
  16. http://www.mozilla.com/en-US/legal/privacy/firefox-en.html
    Tá tudo aqui, e descrito tim-tim por tim=tim.
    Deve ser por isso que ninguém relacamou. Aparentemente não tem por que. As informações são coletadas metricamente.
    Não vejo porque discutir.
    Quatos softwares já fazem isso?
    nenhuma novidade até agora.

    ResponderExcluir
  17. Olá Paulo. Também sou programador em VB 6, e creio que pelo nível do debate que li não tenho 30% do conhecimento técnico que ambos os lados da discussão possuem (Queira Deus que não seja CtrlC+CtrlV como se vê debates em Blogs por aí. Portanto posso dar minha opinião como Usuário com isenção. Olha não posso negar que sou averso ao movimento OpenSource justo pelo mesmo motivo que você observou. Vejo um punhado de 20 ou 30 programadores sérios e 20 ou 30 milhares de aproveitadores estigando o négocio todo para andar. Vejo por aí muitos programas "código aberto" cheio (entupido na verdade) de falhas de seguranças e outras mais das quais não se tem suporte e não se terá, tudo em nome da tal "liberdade". E não podem me acusar de não tentar... Sobre o JAVA passei 1 ano aprendendo esta linguagem e desisti por que apesar de suas promessas de uma linguagem poderosa que tem mutiplataforma (aliás este foi o fator que me fez estudá-la) ela é pesada, o ambiente de programação é HORRIVEL me senti no tempo da pedra lascada (Clipper, FORTRAN, etc ) Dizer que a IDE do JAVA é simples e muito boa de trabalhar só pode ser considerado por mim hoje uma piada e de muito mal gosto. Outra não encontrei NADA - NADA MESMO nela que não tenha encontrado em qq outra linguagem comercial (que diga-se de passagem tem suporte). Trocentas ferramentas, um emaranhado sem fim de classes (Sem literatura uma grande maioria) para replicar algo que no VB se faz em 1 minuto.... me poupe... Sobre o Linux nem vou falar.... Vou postar um link que fala por mim exatamente o que penso do Linux:
    http://dattebayobrasil.com/pde/2007/2511/linuxfede.html
    Abraços e Saudações... Gosta do Linux, Java, OpenSource e afins Bom proveito...
    Há não se esqueça a aprender a programar antes de discutir e de saber o que é brigar com a esposa ou namorada por causa de uma noite perdida desenvolvendo um sistema... aí sim me procurem pra gente discutir sobre "Programa Gratuito" e "OpenSource"... O resto vai pro INFERNO! Por que "Jegue anda de quatro mas não é veado..."...rs Abção Paulo e Parabéns pelo Post e pela coragem, há e antes que me esqueça concordo em Número, Gênero e "Degrau" quando você diz que se extamente esta mesma falha fosse do IE este Post jah teria um bando de Nerds malucos pronunciando o Apocalipse e chamando a M$ de anticristo... PQP Viu?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir