Header Ads

2019 BMW 330i e 2020 M340i Primeiro Drive

Até agora eu estou totalmente apaixonado pela 330i M Sport, e nem é a ponta da lança da Série 3. A entrega de potência do motor é ótima, embora eu definitivamente tenha sentido uma queda no intervalo de rotação mais alto; isso é esperado de um cilindro de quatro cilindros. Mudar a transmissão para o modo Sport e deixá-la manusear a marcha muda, fiquei agradavelmente surpreso com a forma como o carro quase sempre parecia estar na marcha certa. Eu experimentei usar os shifters de remo, mas quase sempre acabei de volta no modo Sport ou Sport +, pois isso realmente me permitiu focar na direção. Não havia realmente nada que eu pudesse fazer com os remos que o carro já não estava fazendo sozinho.

Esse polimento instintivo e geral é o resultado de uma enorme quantidade de trabalho no desenvolvimento do carro. A meta dos engenheiros era otimizar os motores existentes da BMW, mantendo a VANOS e a Valvetronic, refinando os turbocompressores de rolagem dupla e o coletor integrado e polindo os pulsos do motor para alimentar melhor os turbos. No 330i de quatro cilindros, isso resultou em um ganho de 7 cavalos de potência e 37 lb-pés de torque, para um total de 255 HP e 295 lb-ft.

O acionamento por correia que integra a bomba de óleo com a corrente de distribuição foi simplificado, e há um novo método de resfriamento para a cabeça do cilindro e o cárter. A cabeça do cilindro é resfriada para começar e, depois que o motor aquece, a cabeça do cilindro e o cárter são resfriados. BMW também introduziu brunimento de forma dentro das paredes de cilindro para parar deformação de cilindro. Tudo isso é projetado para remover a complexidade e ajudar a reduzir o consumo de combustível. Os números oficiais da EPA dos EUA ainda não estão disponíveis, mas mesmo depois de toda a direção do Sport +, ainda conseguimos atingir quase 30 mpg.

Usando técnicas semelhantes para o M340i de seis cilindros, os engenheiros conseguiram reduzir a inércia do conjunto rotativo em 25% em relação à geração anterior. Isto leva a um aumento de torque de 62 cavalos de potência e 39 lb-ft, para um total de 382 cavalos de potência e 369 lb-ft de torque. Isso faz com que o 3 Series mais rápido até hoje, como eu descobri mais tarde.

Ambos os carros usam uma transmissão de 8 velocidades de 3ª geração, que possui engrenagens mais curtas para taxas mais baixas, mudanças precisas, melhor sistema hidráulico de deslocamento e otimizações de câmbio de marchas. Os engenheiros também fizeram melhorias no sistema de amortecimento do torsen, para ajudar a remover vibrações e remover distrações do motorista.

Apontando a grade em forma de rim para oeste, em direção ao oceano, era hora de pegar a estrada para não apenas ter uma ideia do carro em que seria mais usado mas também aproveitar algumas vistas espetaculares. O 330i é tão grande na estrada como nas estradas de montanha. Ele acelera para passar sem esforço, e a direção reage tão bem quanto a mudanças de pista, como faz curvas apertadas. Fora da estrada, as estradas rapidamente se transformaram em estradas estreitas e sinuosas e, finalmente, transitaram do pavimento para a terra. Algo que você esperaria para uma pequena comunidade à beira-mar, desacelerando-nos até que pudéssemos parar para apreciar visões absolutamente deslumbrantes.

Primeiro BMW M340i de 2020

No dia seguinte, seria uma experiência totalmente diferente. Nosso destino seria o Autódromo Internacional do Algarve (Portimão). Meu parceiro de carro e eu decidimos fazer nossa própria rota em Lagos, e parar e desfrutar de um cappuccino em um pequeno café com vista para o oceano, a deslumbrante pintura azul da BMW segurando a sua própria beleza natural. Apenas um pitstop, claro, já que havia um protótipo de camuflagem 2020 M340i nos aguardando na pista.

Por todo o meu entusiasmo com o 330i M Sport, o M340i era o carro que eu estava realmente excitado para pilotar. No papel, ele parece um M3 com o xDrive, e eu não podia esperar para pegar o volante e ver se ele poderia aguentar essas expectativas.

Nós terminamos em grupos de três e tivemos um instrutor liderando o caminho. O meu seria ex-piloto de Fórmula 1 e atual piloto da BMW DTM Timo Glock. Entrando no M340i e iniciando, você é imediatamente recebido com um som totalmente diferente. Mais uma vez, começamos no modo Comfort para a primeira volta, com o controle de tração ativado. O Timo começou em um ritmo fácil, mas na próxima volta eu mudei para o Sport quando começamos a empurrar os carros com mais força, permitindo que eles deslizassem para fora das curvas.

O emblema do xDrive pode estar lá, mas não parecia que esses carros tinham tração nas quatro rodas - da melhor maneira possível, de um modo purista. Na verdade, eu fiquei encantada com o quanto esse carro é divertido. Mudar para o Sport + permitiu ainda mais escorregões e até deriva, com o mínimo de esforço. A suspensão manteve o carro bem assente e a direção era tão precisa. É difícil acreditar que este não é um carro M completo.

Depois de cruzar a linha de largada / chegada, recuei e mudei de lugar com o carro atrás de mim. Foi surpreendente ver o M340i mantendo o ritmo do carro de competição M2; até mesmo Timo admitiu que não tinha certeza de que isso seria possível. O motorista na minha frente até conseguiu encontrar seu limite, e o carro reagiu muito melhor do que eu esperava. Ele foi facilmente capaz de recuperá-lo sob controle e continuar.

A volta final atrás de Timo, e notei que - mesmo depois de quatro voltas de freadas muito fortes - não havia sinal de desvanecimento. O Michelin Pilot Sport 4S Tires parecia o par perfeito para o carro. Eu fui embora imediatamente pensando que, se você está procurando um sedan esportivo, este é definitivamente o único a considerar. Com preços a partir de $ 54.995 para o sDrive e $ 56.995 para o xDrive, não haverá muito na categoria que pode tocá-lo - ainda mais impressionante considerando que estes ainda são protótipos de carros.

Veredicto

Não é difícil ter a impressão de que todos os envolvidos com a nova Série 3 tenham como meta trazer de volta o que a BMW os entusiastas esperam da marca. Também não há escassez de tecnologia, como um novo assistente ativado por voz da BMW que pode controlar a temperatura e ajudá-lo a navegar, além de controles de rádio com detecção de movimento e um sistema de áudio com excelente som.

Para mim, porém, tudo isso vem em segundo para o quão bom o carro dirige. O mais puro dos puristas da série 3 provavelmente vai reclamar que, quando chegar na América, estará faltando a opção de transmissão manual. Ainda assim, essa é a única coisa negativa que eu poderia dizer sobre o carro quando, relutantemente, devolvi as chaves. Bem-vindo a casa, Série 3, sentimos sua falta.

Linha do tempo da históriaTudo novo da BMW Série 3 é oficial, a versão M Sport está chegandoO BMW 2020 M340i é um retorno convincente à forma

Via: Slash Gear

Nenhum comentário